7 coisas que você nunca deve dizer ao seu parceiro

É um grande erro pensar que há momentos em que você pode se dirigir a uma pessoa sem amor.

#1 – “Isso é sua culpa…”

Na maioria dos casos todo conflito entre duas pessoas é consequência de algo que os dois provocaram – mesmo que não pareça. Portanto, meu amigo e minha amiga, ao invés de tirar o seu corpo fora, diga “Na próxima vez, por que nós não tentamos fazer isso ou aquilo…” ou “Provavelmente nós dois somos responsáveis pelo que está acontecendo sem perceber. Podemos conversar sobre como melhorar?”

#2 – “Se você realmente me amasse, você faria isso por mim…”

Relacionamento tem que ser ganha-ganha. Quando não é ganha-ganha danou-se. Quando você fala dessa maneira é porque você quer as coisas do seu jeito, ou porque acredita que você é melhor do que o seu parceiro. Na próxima vez diga, “Senta ai. Eu realmente estou interessado em entender por que você não quer dessa maneira”, “Me diz o que passa pela sua cabeça. Por que você não quer fazer isso?”

#3 – “Você precisa fazer isso. Você precisa fazer aquilo”

Você mesmo não gosta de receber ordens. Por que você acha que eu gostaria de receber ordens? Ao invés desse tipo de patada, diga : “Seria super legal se você fizesse…”, “Posso te pedir um favor? Você poderia…”, “Eu reparei… (a coisa que você quer mudar). Podemos conversar sobre como mudar isso? É muito importante para mim.”

#4 – “Era tão bom como era antes. Você mudou.”

O propósito da vida é avançar. As pessoas mudam. A lua de mel já era. Esse tipo de conversinha sobre o passado não ajuda em nada. Abraça a mudança. Será que não é você que ficou para trás? Ao invés desse papo vintage, diga: “Com todo o tempo maravilhoso que nós tivemos nesses anos todos, vamos criar um futuro top para nós dois”, “Vamos colocar em prática tudo que aprendemos até agora para não errar novamente”.

#5 – “Você é muito chato, eu não posso ser eu”

Cada pessoa tem um estilo. O fato de eu não gostar do que diverte você não quer dizer que eu não sou uma pessoa divertida. Por favor, respeite o meu estilo. Qualquer crítica negativa, julgamento ou comparação acaba com um relacionamento. Ao invés dessa papagaiada, diga: “Parece que nós dois não fazemos nada de novo faz tempo. Eu tenho algumas idéias para agitar o nosso relacionamento, você está interessado em escutar?”, “Você acha que o nosso relacionamento é top como deveria ser? Como poderíamos melhorar?”

#6 – “Você é muito egoísta”

Esse tipo de crítica destrutiva ou julgamento contra uma pessoa acaba com o relacionamento. Você está atacando a pessoa e não suas ações. De que ações você está falando? Eu não sou egoísta. Eu estou apenas trabalhando ou fazendo as minhas coisas achando que eu estou fazendo o melhor. Tô tentando cuidar de mim. Só isso. Desculpe. Ao invés de atacar a pessoa, diga: “Parece que você está focado em outra coisa nesse momento, é verdade?”, “Você poderia me explicar como essa sua atitude beneficia você, eu, ou nosso relacionamento?”

#7 – “Você é louco”

Eu, Jordão, gosto de fazer loucuras. Eu, somente eu, gosto de ouvir esse tipo de coisa. O resto da humanidade NÃO! Nunca diga isso para uma pessoa que você se relaciona. Quando você diz que uma pessoa é louca você está questionando o seu senso de raciocínio e julgamento. Essa afirmação pode causar um impacto terrível de curto, médio e longo prazo a uma pessoa. Ao invés de julgar uma pessoa, diga: “Nossa, eu nunca tinha pensado nisso. Você poderia me explicar como essa situação/idéia/modo de pensar vai beneficiar você, eu, ou o nosso relacionamento?”

Deixe uma resposta