E a água, acompanha?

E aí, galera, beleza? Aqui, é o Jordão!

No post de hoje nós vamos falar sobre uma técnica de vendas que se você incorporar no seu jeito de vender vai aumentar muito a sua lucratividade. Vamos chamá-la de: e a água, acompanha?

Porque, numa cafeteria, o que mais dá lucro para o dono é a água. Sabe aquela hora em que você está na fila, pede um capuccino e a vendedora pergunta: e a água, acompanha, meu amigo? Você diz que sim, e a aquela venda que a cafeteria fez para você passa a valer o dobro.

Todos vocês devem ter uma água para adicionar ao cafezinho. Você, que vende consultoria, deveria perguntar para o cliente: e o treinamento acompanha?

Não estou dizendo que você deve oferecer tudo que vende. Por que sei que muitos de vocês trabalham em empresas que ainda trabalham com a antiga regra de 80 para 20. Provavelmente, 80% das vendas vendem 20% dos produtos.

Com essa regra, diversos produtos morrem no estoque e vários serviços deixam de ser vendidos. Porque você não tem essa atitude de perguntar se a água acompanha.

Eu não quero que você venda todos os seus produtos. O que eu quero é que você COMECE a vender um pouco de tudo que você tem. Escolha um produto que tenha a ver com o serviço principal, e na hora de fechar a venda, faça a pergunta clássica: a água acompanha?

Existe também outra maneira clássica de utilizar a mesma estratégia. Quando você vai ao supermercado comprar seis laranjas. Você chega na área de frutas, pega um saco plástico, com muito esforço, porque é um saco pegar um saquinho daqueles. 

Quando chega à sexta laranja, você percebe que o saquinho ainda não está cheio. Cabem mais seis laranjas e você pega. Só porque o saco é maior, você compra mais. Os maiores varejistas fazem isso com você, é uma técnica de vendas muito difundida.

A regrinha, de 80 para 20, mora dentro da tua empresa, mas você precisa acabar com isso. Comece a oferecer mais os teus produtos.

Não quero que você se transforme da água para o vinho. Você só precisa adicionar produtos secundários aos principais. É só isso.

Eu fiz um video sobre como adicionar produtos secundários ao produto principal que você vende.

Assiste aqui: