Como encontrar quem decide nas empresas.

E aí, galera, beleza? Aqui, é o Jordão! 

Hoje eu vou falar sobre como encontrar quem decide nas empresas. A primeira dica que eu dou é: use o LinkedIn, lá tem mais de 50 mil brasileiros usando a plataforma. Os caras mais fodas das grandes empresas estão lá.

Quando você quiser saber o nome do gerente de marketing de determinada empresa, vá ao LinkedIn, pois estará lá. É uma fonte de informação incrível sobre quem ocupa que cargo dentro de cada empresa.

A segunda dica é que, mesmo você sabendo o nome do gerente de marketing, ainda que ele seja o chefe de mais 40 pessoas, não é ele quem decide. Quem decide, provavelmente, é um cara de 22 anos de idade. Ou uma menina de 32.

Funciona como a situação em que a família está no shopping e a criança começa a dar uma birra dizendo que quer almoçar no Outback. A mãe, formada, fala três idiomas, queria almoçar no japonês, segue com a criança para o Outback. Um moleque de 6 anos é quem decide onde a família vai almoçar.

Então, quando você estiver na frente de um cara que fala que é ele quem decide, duvide. Por que, hoje em dia, existe uma galera de diferentes níveis participando da mesma decisão.

Outra sugestão que eu dou para você conseguir falar com essa galera que decide, é que você tenha, na sua empresa, um calendário de eventos para atrair essas pessoas até você.

O importante é que a sua empresa tenha um evento direcionado pros caras. Assim, você encontra a oportunidade de conversar, conhecer melhor a equipe dele, saber quantos diretores fazem parte do processo de decisão.

É preciso ser mais humilde, não foque todas as suas forças em falar com o mandachuva. Fale com os estagiários, crie conteúdo de relevância para essa galera.

Tradicionalmente, o marketing de vendas é voltado apenas para quem decide, e os outros não importam. Você vai numa empresa fazer uma apresentação, leva um vinho para o dono e uma caneta para o resto da galera. Mas sabe você que é o resto da galera que ajuda o dono a decidir. O dono sozinho não faz nada, é por isso que ele contratou a galera.

Eu fiz um video sobre como encontrar quem decide nas empresas.

Assiste aqui: