Complacência Versus Senso de Urgência!

A Dúvida e a Ação são incompatíveis. Quando você estiver em dúvida sobre fazer algo, e escolher nada fazer, a dúvida tende a crescer. Desafie a dúvida com AÇÃO e você irá crescer. O Ser Humano é o único ser que tem poder sobre a sua própria evolução. Não terceirize esse poder! O ancestral de toda decisão destrutiva, é o pensamento complacente. Sintonize a sua mente no Senso de Urgência. Não aceite fazer nada. Questione. Pergunte. A propósito, quantas perguntas você vai fazer hoje?

A semana começou com um amigo muito próximo pedindo a minha opinião sobre uma posição que ele havia conquistado. Depois de muitas entrevistas, ele foi escolhido para ocupar um cargo legal em uma grande empresa corporativa. A sua dúvida era se ele devia trocar a sua boa história em uma empresa média por uma posição teoricamente bacana nessa que hoje é uma das 100 Maiores Empresas dos EUA.

Como nada é por acaso, eu conheço bem essa empresa. Quatro anos atrás, essa mesma grande corporação, também me chamou para uma posição bem bacana, que me deixou balançado na época, tamanho eram os desafios e projetos que eu deveria realizar.

Enquanto eu falava com o meu amigo, me vinha a cabeça a imagem do gringo-abrasileirado que na última fase do processo de contratação, me eliminou da briga pela posição.

"Você não é Corporativo", ele disse para mim, "Você é Corajoso, bastante arrojado; é Visionário, enxerga longe; é Ético, as suas histórias de vida me convenceram; é Realista, tem o pé no chão, dá valor as pequenas coisas, é bastante apaixonado e intenso, mas você não é Corporativo, você é Empreendedor, você não vai dar certo por aqui, não é isso que estamos procurando".

Talvez por desencargo de consciência, ele me perguntou mesmo assim, "Mas digamos que escolhemos você, você está preparado para se tornar Corporativo?".

"Eu não", respondi, "Vocês não vão me transformar em um ser corporativista, eu é que vou transformar vocês em Empreendedores".

Depois dessa resposta, o gringo-abrasileirado só não me chutou para fora da sala por pura educação corporativa.

Enquanto contava essa história ao meu amigo, eu me lembrava do entusiasmo que aquela oportunidade havia me contagiado. A minha excitação não vinha do fato de adquirir "status", "carro da empresa", "equipe bacana" se fosse contratado, mas sim, porque apesar de ser uma das 100 Maiores da Terra do Tio Sam, aquela empresa era zero em Entusiasmo, Inovação, Marketing e Empreendorismo no Brasil, e com 10 mil funcionários, era exatamente o tipo de desafio que move o meu coração.

But, como diz o gringo, eu não era Corporativo o bastante.

Antes de deixar a sua sala, eu ainda tive tempo para dar uma última alfinetada no rapaz, eu perguntei a ele, "Porque a última notícia que aparece no web site de vocês é de 4 anos atrás?", "Casa de ferreiro, espeto é de pau", disse ele (o gringo, Vice-Presidente da empresa, de 10 mil funcionários, teoricamente o líder do projeto do web site…).

E não é que enquanto eu falava com o meu amigo ao telefone, eu digitei "www…" e ao entrar no site deles, quatro anos depois, TUDO CONTINUA EXATAMENTE IGUAL a quatro anos atrás?????!!!!

Senso de Urgência passou longe!!!

Será que existe alguma espécie de "maldição do web site corporativo"? Será que é tão dificil para alguém tão poderoso atualizar um web site? Quantas autorizações são necessárias para atualizar um web site? Quantos formulários precisamos comprar na papelaria? Quantos políticos precisamos agradar?

Definitivamente, a última coisa que eles precisavam anos atrás era Coragem, Visão, Ética e Realismo…Definitivamente, a última coisa que eles precisam hoje é de Corporativismo…

A última coisa que o Brasil precisa HOJE é de corporativismo e complacência.

Você sabe o que é Corporativismo?

É se desconectar da realidade. Viajar no mundo da lua, fantasiar um mundo que não existe, se dizer MAIS ÉTICO do que 180 milhões de pessoas (Tá louco???!!! Tá maluco???!! Virou Ditador???!!). Corporativismo é um Presidente da República viajar e deixar um país na mão de gente que faz o que ele nem sabe o que faz.

Você sabe o que é Complacência?

É se desconectar da urgência de resolver os problemas quando aparecem. Complacência é um Presidente da República deixar de apurar a corrupção quando aparece, e deixar a corrupção virar bola de neve.

Corporativismo e Complacência precisam ser varridos desse país, em todas as esferas, em todos os setores, privado e público, público e privado, e o Senso de Urgência precisa VOLTAR ou EXISTIR de verdade.

Senso de Urgência é você ser CORAJOSO para CORTAR o que está errado quando aparece. Senso de Urgência é você ser ÉTICO para EXPULSAR os amigos mesmo que sejam amigos. Senso de Urgência é você ser REALISTA e meter a mão na massa mesmo quando vira Presidente. Senso de Urgência é você ser VISIONÁRIO para colocar em prática um PLANO DE AÇÃO com REFORMAS VERDADEIRAS.

Complacência e Corporativismo é deixar passar quatro anos e NÃO REFORMAR os impostos, NÃO REFORMAR a política, NÃO REFORMAR a economia. Será que em casa de ferreiro, o espeto é de pau?

Ditado popular é para quem é complacente e corporativista. Filosofia de Vida é para quem tem SENSO DE URGÊNCIA!

Se não existe Senso de Urgência para REFORMAR os Impostos, Se não existe Senso de Urgência para REFORMAR a Política, Se não existe Senso de Urgência para REFORMAR a Economia, O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO, Sr. Presidente? PARA QUE VOCÊ VEIO?

Se você vai ficar parado, Eu vou liderar você!

SENSO DE URGÊNCIA!!!! AGORA!!!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!!!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Deixe uma resposta