O Vendedor pensa, o cliente decide

O trabalho do vendedor é pensar o trabalho do cliente é decidir.

Toda vez que você deixa o cliente pensar você perde a venda.

#1 – Dê ao cliente uma única opção para comprar

O trabalho do vendedor é olhar o catálogo inteiro de opções da empresa e escolher A OPÇÃO que vai resolver o problema do cliente. Toda vez que você apresenta para o cliente um catálogo ou lista de opções ele vai dizer para você “eu tenho que pensar”.

#2 – As vezes o cliente precisa de três opções

Quando você perceber que o cliente não tem muita certeza do que ele precisa, ou quando há várias opções de preços diferentes, ou quando existe diferentes maneiras de resolver um problema, é interessante que o vendedor apresente três opções de produtos ou serviços, do mais caro para o mais barato. A organização da apresentação é importante para que o cliente não tenha que pensar muito.

#3 – Leia as paradas que o cliente não tem tempo para ler

O cliente teria que ler as últimas notícias que a própria empresa publicou pelo mundo. O cliente teria que ler as últimas notícias publicadas no principal portal de notícias do mercado dele. Mas o cliente não tem tempo nem para ler as mensagens que os próprios filhos enviam pelo whatsapp. LEIA tudo que o cliente tem que ler e transforme a informação que você lê em propostas de negócios para os clientes.

#4 – Faça pós-venda nos usuários do seu produto

Muitas vezes o cliente que compra de você não é o cliente que vai usar o seu produto. Ao invés de apenas fazer follow-up no cara que compra, vá para cima da turma que usa. A turma que usa o produto ou o serviço sabe do que eles estão precisando. Coleta a informação, crie uma proposta de negócios e apresente a parada para quem decide para o cara apenas decidir.

#5 – Forneça sempre informações claras e precisas

Toda vez que você escutar um cliente falar para você “eu tenho que pensar” é porque a sua apresentação foi muito genérica e enrolada e cheia de blá blá blá. Seja sempre detalhista nas suas colocações. “Para resolver, você precisa de 2 disso e 4 daquilo onde você terá X, Y, e Z como resultado em X minutos”. SEJA PRECISO!

#6 – Você tem que se adaptar ao cliente

Galera, nós temos que nos adaptar ao cliente sempre que possível ou não. ACORDA!!! Tenha uma mentalidade de ser FLEXÍVEL o tempo todo. Se UM cliente sugeriu para você alterar o seu horário de atendimento, ALTERE o seu horário de atendimento. Seja proativo. PENSA no que é melhor para o cliente para que ele tenha apenas que aparecer e DECIDIR.

#7 – Siga o cliente

Você segue os seus clientes nas redes sociais? Seja honesto. Qual foi a última vez que você perguntou para o seu cliente qual é a meta dele para esse ano? No final do dia é o cliente quem vai decidir o que ele precisa. Então…siga a cabeça do cliente. Esteja disponível para responder a quaisquer perguntas ou dúvidas que o cliente possa ter e fornecer suporte pós-venda sempre que necessário.

Gostou? Você ainda não viu nada. Para colocar em prática tantas ideias legais você precisa de um MENTOR DE VENDAS. Com um MENTOR DE VENDAS você terá a cobrança e a direção necessária para colocar em prática o que você precisa fazer. Eu posso ser o seu MENTOR DE VENDAS. Pula para dentro da minha MENTORIA DE VENDAS. Inscrições abertas.

Inscrições aqui

Deixe uma resposta