69 conselhos sobre vendas para 2023

Fala galera!

Aqui é o Jordão.

Eu vou compartilhar com vocês 69 CONSELHOS SOBRE VENDAS para você colocar em prática em 2023.

Se liga…

#1 – “Fica quieto e escuta. Vendas não é sobre falar. Quem fala mais perde. Escuta. Pergunta.”

#2 – “Nunca nunca nunca venda preço. Sempre haverá alguém mais barato que você. Venda serviço, entrega, resolva problemas.”

#3 – “Seja você mesmo. Não tente copiar os outros. Faça do seu jeito. Encontre a sua voz, a sua maneira de fazer as coisas, promova quem você é.”

#4 – “Não tem como aprender a nadar assistindo um video sobre natação. Você tem que pular na água para aprender a nadar. Para aprender a vender você tem que passar a mão no telefone e oferecer o seu produto para alguém”

#5 – “Não se atrase. Sete horas é sete horas e não seis e cinquenta e nove ou sete e um. Se você prometer você tem que cumprir. Preste atenção nas coisas que você fala. Cumpra todas as suas promessas.”

#6 – “Mantenha o seu funil de vendas sempre cheio de propostas. Nunca pare de prospectar novos negócios. O número de negócios no seu funil tem que ser sempre maior que a sua meta de vendas.”

#7 – “Não importa o quanto ruim esteja sendo o seu dia. AJA SEMPRE COMO SE FOSSE O MELHOR DIA DA SUA VIDA. O próximo cliente vai perceber a sua felicidade e vai escolher você por causa do seu ENTUSIASMO.”

#8 – “Se você não sabe a resposta para uma pergunta do cliente, diga NÃO SEI e vá atrás da resposta certa dentro do prazo que você prometeu. NUNCA MINTA, NUNCA EXAGERE, NUNCA ACHE, NUNCA INVENTE respostas que você sabe que não são verdades.”

#9 – “95% das palavras que você usa para explicar o que você faz tem que ser sobre o CLIENTE. Por exemplo, “João, quando uma pessoa como você com 67 anos de idade tem uma dor nas costas quando acorda as 7:00h da manhã depois de dormir do lado esquerdo da cama, o que resolve essa dor para nunca mais incomodar você as 7:00h da manhã é esse remédio X que você tem que tomar 2x durante 5 dias. Vamos ai?”

#10 – “Seja sempre específico. Nunca genérico. “Semana que vem eu entrego”. Quando exatamente?; “A nossa solução resolve”. Resolve o quê?; “Eu garanto que não dá pau”. O quê exatamente não dá pau? SEJA SEMPRE ESPECÍFICO!”

#11 – “Nunca faça uma venda com a intenção de pegar o dinheiro do cliente e desaparecer o mais rápido possível. Faça a venda com a intenção de PRIMEIRO resolver o problema do cliente. Faça tudo que for necessário para resolver o problema do cliente ANTES de falar de dinheiro. Considere a venda terminada somente quando o cliente disser para você que o problema está resolvido.”

#12 – “Nunca confie em apenas uma fonte de informação para fazer um diagnóstico. Se o DONO disser que ele precisa de X, dá uma checada com o USUÁRIO se é isso mesmo que eles precisam. Consulte o FINANCEIRO do cara para rechecar o diagnóstico. Compras é um esporte coletivo.”

#13 – “Após concluir uma venda, ofereça SEMPRE um UP-SELL ou um CROSS-SELL. SEMPRE! A venda já está feita, relaxa. Oferecer algo a mais para o cliente não é um crime e não vai levar o cliente a desistir da compra inicial. 30% dos seus futuros resultados virão de iniciativas de UP e CROSS-SELL se você se dispor a oferecer SEMPRE.

#14 – “Você precisa transmitir SEGURANÇA, FIRMEZA e CERTEZA na sua fala. Toda venda é um risco. Se você não acreditar 200% no que você vende o cliente vai perceber a sua insegurança e vai desistir de comprar.”

#15 – “Ao invés de usar pitches de vendas faça perguntas. As perguntas vão levar o cliente a vender para ele mesmo. As perguntas vão levar o cliente a concluir por conta própria que ele precisa comprar de você.”

#16 – “O NÃO não significa NUNCA. Talvez signifique “hoje não” ou “semana que vem”. O “TIMING” em vendas é MUITO IMPORTANTE. Aprenda qual é a melhor hora de oferecer e vá prá cima.”

#17 – “VENDAS não é uma atividade que você faz contra uma pessoa. VENDAS é uma atividade que acontece quando você AJUDA uma pessoa a resolver um problema. Liga o modo ajudar e não desliga mais. AJUDE, AJUDE AJUDE!”

#18 – “A primeira coisa que você tem que vender é VOCÊ. Se eu comprar VOCÊ eu compro DE VOCÊ. Se você vende no corpo-a-corpo a sua aparência, pontualidade e entusiasmo é ESSENCIAL. Se você vende por telefone o tom da sua voz é ESSENCIAL. Se você vende por whatsapp o texto que você envia tem que fazer o cliente VER quem você é. O cliente só vai acreditar na mensagem se ANTES acreditar no mensageiro.”

#19 – “PREPARE-SE. Antes de uma reunião saiba o que você vai perguntar. Antes da ligação prepare as respostas para as possíveis perguntas que você vai escutar. Se você sabe que o cliente gosta de pontualidade chegue 30 minutos antes. Planeje as coisas ANTES DE SAIR fazendo no improviso.”

#20 – “Seja GENTIL e INCLUSIVO com TODO MUNDO que você encontrar pela frente. O menor aprendiz de hoje será o diretor da empresa amanhã. O assistente será o decisor. A secretária será a compradora. O segurança pode ser um influenciador. Faça amizade com todas as pessoas.”

#21 – “O gol de bicicleta que você fez no domingo passado não vale nada para o jogo do próximo domingo. Aja sempre com a máxima humildade. Aja como se você estivesse sempre devendo uma. Aja sempre como se você estivesse atrasado não importa o quanto você esteja a frente dos outros.”

#22 – “Chegou a hora de você construir a SUA MARCA PESSOAL na internet e fora dela. O seu sorriso é o seu logotipo, a sua personalidade é o seu cartão de visita, a sua voz é o seu video institucional. A maneira que você faz as pessoas se sentirem depois que encontram você é a sua marca registrada.”

#23 – “Faça o cliente pensar! Faça as perguntas mais inteligentes que o seu cliente já ouviu. Exemplos: O quanto você está satisfeito com os seus produtos? Por que você nos escolheu ao invés de escolher a concorrência? Onde você procura por informações sobre o futuro da sua indústria? Como eu posso fazer esse processo o mais tranquilo possível para você?”

#24 – “Nunca subestime o poder do FOLLOW-UP. Nunca desista. Seja persistente. Use todas as maneiras possíveis e impossíveis de falar com o cliente. FOLLOW-UP É VIDA!”

#25 – “Nem todo mundo nasceu para ser seu cliente. Desqualifique rápido e siga a sua vida. Se você não for a melhor pessoa para resolver o problema do cliente, seja honesto, indique um caminho para o cliente resolver o problema, e tá tudo bem.”

#26 – “Vendas é diálogo e não monólogo. Transforme a sua fala em uma conversa. Faça perguntas. Seja um excelente ouvinte. Não interrompa o cliente. Não coloque palavras na boca do cliente. Não julgue, não assuma nada. Silêncio, escute, converse.”

#27 – “Você precisa de um script de vendas para usar em todas as reuniões, whatsapps, e-mails, demos que você faz com o seu cliente. SCRIPT CONVERTE! Monte o seu PLAYBOOK DE VENDAS. Vendas não é improviso.”

#28 – “Comemore as vitórias sempre que você puder. Envie e-mails para as pessoas que te ajudaram para agradecer. Comemore as pequenas vitórias (reuniões marcadas, propostas geradas, eventos realizados) e as grandes vitórias (pedidos fechados, entregues, inovações vendidas).”

#29 – “Dá um jeito de vender cara-a-cara. No cara-a-cara você vai perceber a reação das pessoas aos seus argumentos de vendas e você será capaz de alterá-lo para aumentar as suas taxas de conversão. Dá um jeito de vender cara-a-cara.”

#30 – “Teste diferentes modelos de preços. Há quanto tempo você não altera os seus preços? Qual foi a última vez que você experimentou vender um produto ou serviço 5x ou 10x mais caro do que você está acostumado a fazer? Quando você cobra barato as pessoas pensam “Esse produto só vale 50 reais? Eu não quero gastar o meu tempo em uma coisa que só vai trazer 50 reais de retorno.”

#31 – “Quando você apresenta muitos benefícios para um cliente ele fica perdido sobre o que ele vai comprar exatamente. FOCO em ser incrível em apenas duas ou três coisas. Se você oferecer muita coisa o cliente vai deixar de comprar porque ele sabe que não vai usar todas as funcionalidades que você está oferecendo.”

#32 – “Faça powerpoints que não chamam tanta a atenção do cliente. Durante a reunião a atenção tem que ser em VOCÊ. Os slides existem apenas para lembrar você do que você tem que falar e não para falar por você.”

#33 – “Trabalhe para alguém que sabe vender, e/ou já vendeu alguns milhares de reais. Se o seu chefe não sabe vender cola em um vendedor que sabe.”

#34 – “Acompanhe diariamente os seus KPIS de Vendas (Indicadores Chaves de Performance). Reuniões, LIVES, visitas, demos, ligações, parcerias, indicações, # de C-Levels nas reuniões, # de propostas geradas, etc etc etc”

#35 – “Celebre a cada 10 NÃOs que você recebe. Comemore a rejeição. Levante da cadeira e se dê um pequeno mimo. Assista um video do Porta dos fundos e dê risada. Vá tomar um Sol. Beba água. Dê uma volta no quarteirão ouvindo música. E volte para o trabalho.”

#36 – “Traga os clientes para perto de você o máximo que você puder através de visitas, eventos, ou simplesmente contando histórias sobre os clientes dentro do seu escritório ou nas reuniões internas.”

#37 – “Faça DEMOS dos seus produtos e serviços. Dobre ou triplique a quantidade de demonstrações que você faz para os seus clientes em 2023. Quanto maior o número de pessoas vendo o que você faz, maior o número de vendas. A grande maioria das pessoas precisa ver antes de comprar.”

#38 – “Faça eventos internos que misturam vendedores com funcionários de outros departamentos. Traga os não-vendedores para dentro da área de vendas. Leve os vendedores para dentro das áreas da empresa para eles entenderem melhor qual é a missão e direção de cada área.”

#39 – “Em Vendas você nunca perde. Ou você ganha ou aprende. Não saia correndo depois que escutar o NÃO. Pergunte “Por que não?”. Se não vai rolar a venda, que você aprenda alguma coisa para não errar na próxima.”

#40 – “Invista na sua educação de vendas. Faça cursos, assista palestras, veja vídeos, leia livros. O melhor investimento que você pode fazer é em você mesmo e na sua educação de vendas.”

#41 – “Contrate um mentor de vendas. Ou um coach. Ou nomeie uma pessoa para continuamente te dar um feedback sobre o seu trabalho ou orientar você sobre o passo-a-passo para mudar de patamar.”

#42 – “Seja sempre focado em querer aprender ao invés de querer impor o seu ego e o seu conhecimento aos outros. No modo aprender você vai descobrir 5 coisas que você pode vender. Se você deixar o ego falar mais alto você é capaz de não vender nada.”

#43 – “Seja grato por todos os problemas que você tem. São eles que vão levar você a conhecer o que hoje você não sabe. Qual é o problema? Falta de cliente? Você vai ter que conhecer uma nova maneira de prospectar. Seja grato por isso.”

#44 – “Tenha uma rotina. Todas as suas segundas-feiras tem que ser idênticas. Todas as terças-feiras também. Faça as mesmas coisas nos mesmos dias nos mesmos horários. A rotina vai acalmar a sua mente e diminuir a sua ansiedade. Exemplos: 2a feira é dia de prospectar clientes, 3a feira é dia de visitar clientes e assim por diante.”

#45 – “Não venda o que você não acredita. Se você não acredita no produto que você vende sai fora. O cliente vai perceber que você não comprou o que você vende e ele também não vai comprar.”

#46 – “Cara, não fique repetindo as mesmas ações se você está vendo que não está dando resultado. Experimente, troque a abordagem, refaça o texto, edite o video, troque as cores, mude o título, altere o público-alvo etc etc etc”

#47 – “Cerque-se de pessoas melhores que você. Cerque-se de pessoas que estão um ou dois degraus acima de você. Se não for possível pessoalmente, leia os livros deles, assista as suas palestras, participe dos seus eventos.”

#48 – “Escute as suas ligações, reuniões e apresentações. Assista a si mesmo falando. Todos os dias. Ao rever sua performance você vai perceber onde você erra e conseguir corrigir.”

#49 – “Tenha empatia pelos problemas das pessoas. Se você não tem paciência para escutar você não serve para trabalhar em vendas. Se você não sente empatia pelas dificuldades das pessoas você não serve para ganhar dinheiro. A tecnologia vai fazer tudo por você. Para o ser humano só sobrou a empatia”

#50 – “Ficar em forma é o hábito que vai levantar todos os outros hábitos. Vá malhar, pare de comer porcaria, diminua o açúcar, o sal, as frituras. Vá andar, correr, fazer academia, fisioterapia, yoga, pilates, beach tênis, whatever. Mexa-se!”

#51 – “Conheça a sua base de clientes de trás para frente. Quem são, o que fazem, o que precisam, quais são suas metas, o que eles já compraram de você e o quê podem comprar e porque. Quando você conhecer os seus clientes, a sua maneira de pensar vai mudar. Você vai pensar mais em DAR do que em RECEBER.”

#52 – “Fatos não movem pessoas. Histórias sim. “76% dos homens da sua idade tem dores nas costas antes dos 25 anos de idade quando não fazem academia”. E DAÍ? Agora… “João, aquele seu amigo de infância, teve uma dor nas costas dos infernos…” mexe com você.”

#53 – “Toda vez que você fala com um cliente você tem a obrigação de adicionar algum valor na conversa. Exemplos: levar pesquisas, fatos, dados, casos de sucesso, novos negócios, leads, sugestões, ou apenas ENTUSIASMO”

#54 – “Leia uma hora de um livro todos os dias. Vá mais fundo do que os espectadores do tiktok ou tuiteiros que compartilham artigos sem ler. Enquanto os seus concorrentes ficam no raso, vá até o fundo em busca de sabedoria.”

#55 – “Não é porque os outros chegam atrasado que você deve chegar atrasado. Não é porque os outros não se preparam que você não deve se preparar. Não é porque os outros não fazem videos que você não deve fazer.”

#56 – “Todos nós precisamos de uma pessoa que nos incentive. Um amigo, um marido, um colega de trabalho. Se você não tem um incentivador é porque você não está fazendo esse mesmo papel para uma outra pessoa. É DANDO QUE SE RECEBE. Seja um incentivador de pessoas e observe a mágica acontecer.”

#57 – “Pare de publicar conteúdo na internet e comece a conversar com as pessoas que comentam nos posts dos gurus. A internet foi feita para conversar e não para servir de palco para os falsos profetas.”

#58 – “Diversão, paz e liberdade é 10000x melhor do que fama, fortuna e aplausos. Divirta-se durante a DEMO do produto, nunca entre em conflito com um cliente, trabalhe onde o salário flexível não tem limites.”

#59 – “Os verdadeiros super heróis são anônimos. Eles acordam antes de todo mundo. Eles entregam os produtos. Eles instalam a internet para você. Eles mantem o seu ar condicionado funcionando e a sua casa segura. Olhe eles nos olhos e seja grato. Além de tudo, eles conhecem mais gente do que você pode imaginar.”

#60 – “40 clientes recorrentes são MUITO MAIS IMPORTANTES para a sua vida que 4 milhões de seguidores. A vida de influenciador não é para você. E está tudo bem. FOCO em FAZER o seu trabalho. Quantos livros sobre a sua profissão você leu nos últimos 12 meses?”

#61 – “A verdadeira recompensa por um trabalho bem feito não é o reconhecimento da multidão mas quem você está se tornando enquanto faz esse trabalho incrível. Cara, se apenas você reconhecer você, tá ótimo.”

#62 – “Trate os seus filhos como clientes e os seus clientes como filhos. VENDAS é uma habilidade que você precisa usar todos os dias da sua vida com todas as pessoas. Se você não souber negociar com o seu filho danou-se. Coloca TODO MUNDO no seu CRM e FUNIL.”

#63 – “Nunca acredite no nunca. O impossível só demora um pouco mais que o difícil. Ao invés de baixar a cabeça para as pancadas que a vida te dá, aceite a realidade. Desconstrua o que aconteceu, e vamos pra cima reformando um tijolo de cada vez. Crescendo e aprendendo todos os dias”

#64 – “Você pode se dar ao luxo de perder clientes, dinheiro e negócios, mas não a sua reputação. Se você perceber que não conseguirá entregar, pule fora.”

#65 – “Se você quiser uma coisa que você nunca teve você tem que fazer uma coisa que você nunca fez. Todos os dias eu estou ficando cada vez melhor por causa das escolhas que eu faço e por causa do trabalho que eu entrego.”

#66 – “Quando você estiver cansado, quebrado, destruído e acabado, faça mais uma ligação, ou marque mais uma reunião, ou faça mais um video, ou envie mais uma proposta, ou envie mais um e-mail, ou faça mais um follow-up.”

#67 – “O momento mais feliz na vida de um vendedor(a) é quando ele descobre quem não é o seu cliente alvo. No momento em que ele percebe quem ele não consegue ajudar, ele para de perseguir os clientes errados e com isso ele para de ser rejeitado.”

#68 – “Você não tem que apresentar nada. Se o cliente gostar de VOCÊ por causa das perguntas inteligentes que você faz, o powerpoint é completamente irrelevante.”

#69 – “Você sabe o que você tem que fazer. Faça o que você sabe. Faça o que você pode com o que você tem na mão. Faça o que você consegue com o que lhe foi dado. Seja genuinamente grato pela sua vida. Tá tudo do seu lado.”

Gostou?

Você ainda não viu nada!

Eu posso ajudar você a colocar todos esses conselhos em prática na sua vida de vendas.

Vamos ai?

Pula para dentro da minha MENTORIA DE VENDAS para quem carrega o número da empresa nas costas, vai aqui

Ou

Pula para dentro do meu curso de vendas presencial O VENDEDOR RAINMAKER vai aqui

Ou

Torne-se membro do VENDAS CURA TUDO para ter acesso a todos os meus cursos de vendas gravados em um único lugar vai aqui

Ou

Me contrate para fazer uma palestra na sua empresa ou evento vai aqui

VAMOS PRA CIMA!

Deixe uma resposta