Qual é o teu nicho?

E aí, galera… Beleza?! Aqui é o Jordão! 

E a pergunta que eu tenho para você é: qual é o teu nicho? Em que nicho de mercado você está? Você tem que ter coragem de dizer para você mesmo e para quem você conhece que você só trabalha com isso

Enquanto não fizer dessa maneira, não vai faturar tanto quanto gostaria.

O Brasil e o mundo são feitos de nichos de mercado. Você precisa escolher um, não basta apenas estar no mercado. 

Por exemplo, digamos que você tenha uma agência de marketing digital. Quando você diz que está no marketing digital, você não está dizendo que está em um nicho, está apenas dizendo o seu mercado.

Mas quando você diz que a sua agência de marketing digital atende somentelojas virtuais de e-commerce, então, sim, você está em um nicho.

É preciso fazer uma seleção. Dessa maneira, as pessoas que trabalharão com você vão entender mais facilmente o que precisam fazer. 

Escolhendo um segmento, também ficará mais fácil pra você encontrar os clientes, já que ficará bem claro quem é que realmente precisa do seu produto ou serviço. Ficará evidente o perfil de quem você tem que procurar.

Enquanto você não fazer esse tipo de definição, você não vai lucrar, não vai crescer.

Por isso, eu fiz aqui uma lista de alguns tipos de nichos, para ilustrar bem o que você precisa entender para alavancar o teu negócio. Veja bem:

Digamos que você seja um corretor de imóveis, é esse o mercado que você atua. Para encontrar um nicho, é preciso selecionar um tipo específico de cliente, por exemplo: corretor de imóveis para solteiros.

Você precisa entender que pessoas casadas têm necessidades e problemas diferentes das pessoas solteiras, ao procurar uma casa ou apartamento. Para definir o seu nicho, o ideal é que você seja especialista em um dos dois tipos.

Outro exemplo: advogados. Você estará num nicho quando resumir a sua área de atuação a determinados casos, como os de acidente de trânsito. 

Outro tipo: personal trainer. Você estará dentro de um nicho quando restringir o público alvo a mulheres grávidas, por exemplo. Ou pessoas que desejam ser atletas. Percebe que são problemas e objetivos completamente diferentes? 

Mais um para a lista: fisioterapeuta. A fisioterapia é o seu mercado. Você estará em um nicho quando focar em pessoas que sofreram acidente de trânsito. O segredo do nicho é ter foco. 

Eu tenho uma amiga chamada Marina que criou o aplicativo Entendendo o iPhone. Para isso, ela focou em pessoas acima de 40 anos, que geralmente que tem mais dificuldades para manusear o aparelho tecnológico. 

Se você tem um pet shop, você pode treinar cachorros a cuidarem de idosos. Existem mais de 5.000 pet shops, mil apenas online. Fazendo isso, você facilmente se diferencia de toda essa concorrência. 

Qual é o seu nicho? Precisa ser algo que você goste muito, que te dê prazer. As pessoas precisam ver aquilo em você. Eu estou no mercado de vendas, o meu nicho é o chacoalhão!

Eu fiz um video sobre “qual é o seu nicho?”.

Assiste aqui:

Um comentário em “Qual é o teu nicho?

  1. Cara, tô devorando seus conteúdos há uns 15 dias, já tem umas 20 horas acumuladas, mas tô sofrendo pra saber nichar, kk, mesmo após o webseminário… Em breve muda isso. Tem que ter coragem também, de mudar todo negócio que já dá certo, mas percebo que pra ficar do caraléo tem que nichar mesmo.

Deixe uma resposta