Como um personal trainer pode ajudar a reter os clientes da academia.

E aí, galera… Beleza?! Aqui é o Jordão!

Você, gestor de academia, veja bem: para abordar esse tema eu vou falar sobre um cara que eu conheço, gosto e confio. O seu nome é Douglas e ele é o professor da academia que eu frequento. 

Moro em Alphaville – São Paulo – e frequento a academia do Alphaville Tenis Clube.  Lá, tem um professor muito foda que se chama Douglas. Sabe o que ele faz? Desde que eu entrei pela primeira vez na academia, há anos atrás, ele veio sorrindo me cumprimentar e fazer junto comigo a minha primeira série. 

É claro que ele tinha uma série padrão. Mas, como bom professor que é, preferiu observar meu primeiro treino de perto, com atenção e percebeu quais eram as minhas dificuldades e facilidades. Assim, flexibilizou a série de acordo com a minha real necessidade. 

Ao contrário dos professores que falam: a primeira série é essa, faz aí. Não param nem para notar as necessidades de cada um que está ali. O professor ruim, que não está interessado em ajudar a academia, não se importa com o cliente.

Já o Douglas, procura entender o cliente, se relaciona, conversa, pergunta sobre o que fazemos fora da academia

E, com isso, o que aconteceu? O Douglas me indicou várias coisas, me apresentou a pessoas incríveis e artistas sensacionais. Isso tudo porque ele se preocupa em unir pessoas que podem se ajudar.

Dias atrás, eu estava no Ibirapuera fazendo a RUN JORDÃO RUN e disse: na próxima corrida teremos camiseta. No exato momento em que eu disse isso, o Douglas me mandou uma mensagem no celular, ele estava na academia e acabava de saber de um cliente que faz e vende camiseta esportiva.

Ele havia descoberto um fornecedor para mim, não precisava fazer isso, mas se relacionando e conversando com seus clientes e descobriu um e me ajudou muito. 

Sabe por que ele se preocupa em apresentar as pessoas? Ele promove a interação de todos porque sabe se o cliente chega à academia calado e sai calado, dentro de 3 meses vai querer procurar outro ligar para malhar. 

Na mesma academia, há diversos outros professores que não se preocupam em observar os clientes para ajudar quando surge alguma necessidade. 

Diversas vezes, eu mesmo cheguei a precisar de ajuda e nenhum deles se manifestou. Durante o treino, sempre existem os momentos mais difíceis, no final da série, pois o músculo vai chegando à exaustão. 

É exatamente nesses momentos em que o treino faz mais efeito. O músculo cresce – hipertrofia – à medida que é exposto ao estresse.  Por isso, nunca desista. Quando você estiver achando que já não aguenta mais, não desista, continue, pois esse tempo de resistência fará toda diferença no resultado.

Como ninguém me ajudou, no final da série, eu deixei de fazer o treino como desejava e perdi de trabalhar o meu músculo com a intensidade que eu necessito. Dessa forma, eu saio da academia como um cliente insatisfeito.

Se tivesse algum professor para me ajudar com o peso naquele momento, com certeza eu sairia da academia muito mais satisfeito.

Não seja inseguro, não tenha receio de desagradar àquela minoria que não gosta de ser ajudada. Se você é o professor, ajudar é o seu papel.

Por isso, observe quem faz o exercício da forma correta e quem faz da forma errada. Seja o diferencial da academia que você trabalha. Assim, o cliente poderá contar com um atendimento personalizado, incluso na mensalidade.

E você, gestor de academia, você precisa estruturar o tipo de atendimento que você quer que os professores ofereçam para os seus clientes. Promova relacionamentos agradáveis, una as pessoas e você verá que elas ficarão muito mais satisfeitas com o serviço. 

O funcionário que não seguir o padrão de atendimento da sua empresa deve perder o emprego. Se o cara não faz o que foi contratado para fazer, deve ser mandado embora. 

Agora você precisa definir e dizer o que deve ser feito e como deve ser feito. É assim que a sua academia vai passar a fidelizar e reter os clientes, se diferenciando da maioria da concorrência.

Eu fiz um video sobre como um personal trainer pode ajudar a academia a reter clientes.

Assiste aqui: