O faturamento é responsabilidade de todos.

Os resultados de vendas na sua empresa é uma responsabilidade de todos os funcionários! TODOS! Sem exceção!

Da menina da recepção (se ainda existir) até o cara da logística (se ainda não foi terceirizado).

Do menor aprendiz que acaba de entrar na empresa até o diretor de tecnologia que está prestes a ser mandado embora (porque não se envolve e não ajuda a área de vendas da própria empresa tanto quanto deveria).

O faturamento da empresa é uma responsabilidade de todos!

O básico… Você sabe a quanto andas o resultado de vendas da sua empresa?

O intermediário… Eu dou 100 reais para o “colaborador” (de fora da área de vendas) que estiver usando nesse momento uma imagem de alguma promoção ou produto da empresa em que trabalha no topo da sua página pessoal no facebook.

Sabe aquele lugar no facebook onde você coloca a imagem do time de futebol do seu coração ou a foto do churras que você fez com os seus amigos no último final de semana? Então… ali mesmo!

O avançado… Qual foi a última vez que você pediu para um vendedor levar você a uma visita a cliente? Qual foi a última vez que você visitou o web site do TOP5 Cliente da empresa? Qual foi a última vez que você foi por livre e espontânea vontade a um evento do seu mercado para prospectar clientes para a empresa em que trabalha? Qual foi a última vez que você fez uma palestra em um evento do seu mercado para levantar leads para a área de vendas da sua empresa?

O faturamento da empresa é uma responsabilidade de todos!

Não importa qual seja a sua posição na empresa. Ou você faz parte da solução – aumentar as vendas e reter os clientes – ou você faz parte do problema – despesas.

O que vai ser?!

Você vive em uma era onde VOCÊ – seja lá o que você for – assistente de recursos humanos ou supervisor de logística – pode e consegue promover a empresa em que você trabalha usando as redes sociais, email, WhatsApp, eventos, videos, portais do seu mercado e muito muito mais.

Vence quem tiver o maior número de vendedores FORA da área de vendas.

Se você é líder de alguma área fora da área de vendas, você tem a OBRIGAÇÃO de deixar ABSOLUTAMENTE CLARO para os seus funcionários de operações, ou finanças, ou logística, ou TI, ou produção, ou desenvolvimento, ou marketing etc etc etc, a ABSOLUTA IMPORTÂNCIA de todos eles dedicaram X horas por semana a geração de faturamento para a empresa.

Se você é o Presidente da empresa, você precisa deixar ABSOLUTAMENTE CLARO a todos os seus diretores qual é a responsabilidade de cada área na geração de faturamento da empresa.

Eu não tô brincando.

Ou você se envolve na geração de faturamento ou você vai rodar.

Se você não entende como o seu trabalho impacta vendas, PERGUNTE para alguém que sabe!

Antes de bater o martelo sobre algum projeto novo que você está pensando em implementar na sua área, pergunte-se: Esse novo projeto tem algum impacto direto sobre Vendas? Não? CANCELA! Sim?! Dobre os investimentos!

Se o seu trabalho não impacta vendas, você vai rodar!

Todas as pessoas que não se envolvem com Vendas serão demitidas ou substituídas por softwares, robôs, sistemas de automação, inteligência artificial, aplicativos, gadgets e outras ferramentas incríveis que vão tomar de assalto todos os mercados.

TODOS!

O assunto “faturamento da empresa” PRECISA fazer parte de todas as conversas, reuniões e apresentações diárias que acontecem na sua área de atuação. Seja ela qual for.

Se eu fosse o CEO de uma empresa, eu entraria de surpresa dentro de uma reunião de logística para checar se a galera de logística reservou 15 minutos da reunião para REALMENTE falar sobre a “geração de faturamento para a empresa”.

Eu tenho CERTEZA que todas as áreas – sejam elas quais forem – tem capacidade de pensar em ideias fora da caixa para gerar faturamento para a empresa. Do Presidente ao Diretor de Área, todos temos que incentivar o constante “brainstorm” de ideias incríveis para geração de vendas.

Além do mais, VENDAS CURA TUDO!

Quando o assistente de recursos humanos perceber que ele conseguiu atrair FATURAMENTO para a empresa, ele vai cuidar das pessoas com uma MOTIVAÇÃO ABSURDA.

Quando o assistente de engenharia de software perceber que ele conseguiu contribuir para o sucesso da empresa, ele vai programar software com uma MOTIVAÇÃO SEM PRECEDENTES.

Consequentemente, a QUALIDADE do trabalho de TODOS que ajudam a trazer FATURAMENTO para a empresa vai melhorar ABSURDAMENTE.

A QUALIDADE dobrando, as vendas TRIPLICAM.

O faturamento é responsabilidade de todos.

Entendeu?

Ou eu preciso desenhar um infográfico?

ARREBENTA!