3 comentários em “O exercício que vai transformar você no Rei das Perguntas.

  1. Olá, boa noite! Sim, concordo, acho fundamental fazer perguntas, explorar ao máximo o contato, é legal, reforça interesse. Mas muito cuidado, perguntas monstram quem você é,então use a linguagem mais adequada ao ambiente e faça perguntas inteligentes, interessantes.
    Pessoalmente, não classifico ninguém como inteligente quando sou metralhado com perguntas inoportunas, sem espaço para troca de ideiais.

  2. Como sempre meu caro Roldão, não só muito acertado senão daquele jeito franco e direto mas não menos divertido.
    Estou absolutamente convencido que as perguntas SEMPRE são mais importantes que as respostas, a elaboração inteligente de uma pergunta enquadra a resposta.
    Se ante um problema nos fazemos a pergunta errada, até a mais inteligente das respostas não será útil como solução.
    Dentro das perguntas o PORQUÊ é a palavra chave.
    O COMO é submissão, quando perguntamos como, esperamos que nos ensinem de que maneira algo vem sendo feito para fazer igual sem questionar e sem internalizar, pensando que não precisamos pensar, só copiar.
    O PORQUÊ é indagação, procura, obriga a replanteamentos, questiona paradigmas, crenças, tradições e verdades reveladas.
    Quando deixamos de perguntarmos o porquê das coisas é que fomos domesticados, entramos na gaiola, passamos de ser UM a ser mais um, é porque vestimos o pijama e as pantufas aceitando assistir o mundo através do “fantástico”. Coitados de nós.
    Quem tem filhos sabe como incomoda aquela fase dos “porquês”, cada pergunta nos obliga a pensar no fundamento que argumenta a resposta.
    Muitas vezes na nossa vida profissional fazemos perguntas sem nos interessar a resposta do nosso interlocutor, na hora ele pode falar qualquer coisa para se livrar de nós. Mas o “mal” já foi feito, a pergunta já entrou na cabeça dele e o obrigará a pensar no assunto.
    Grande abraço

Deixe uma resposta