O que dá dinheiro?

As vezes eu publico por aqui trechos de conversas que tenho no messenger com quem me procura pedindo alguma ajuda. Confira. 

Paula diz: Preciso de uma opinião sua. Estou pensando em montar um pequeno comércio, tenho muitas dúvidas. Sobre o que comercializar. Eu gostaria de uma coisa nova, útil, e popular. Tem algumas sugestões?

Ricardo diz: Veja, tudo é muito difícil de fazer dar certo, as vezes leva anos até você ver algum retorno, por isso, é importante que você faça o que você gosta. O seu negócio tem quer ser a sua paixão, caso contrário, não vai vingar. Trabalhar solamente por dinheiro não vale a pena. Então, você deve se perguntar, qual é a minha paixão? E fazer disso um negócio

Paula diz: hum. vou pensar nisso, obrigada

Ricardo diz: Se eu te falasse que pão de queijo dá dinheiro, e você pulasse para esse negócio por dinheiro, você perderia no medio prazo para o concorrente que é apaixonado por pão de queijo. A paixão da gente pelo negócio leva a percepção dos diferentes que  o negócio precisa ter para ser bem sucedido. Pessoas sem paixão não tem "tempo" para pensar em diferenciais para o negócio. Pessoas apaixonadas viram a noite craniando diferenciais para o negócio. 

Paula diz:Tinha me esquecido deste detalhe. realmente é muito importante

Ricardo diz: Inclusive, quando o negócio dá certo para quem não faz por amor, você passa a ter nas suas costas algo que não gosta; aí, quando o negócio assume um tamanho de alguns funcionários, e você não gosta, você mesmo vai fazer o negócio naufragar pela sua falta de paixão pela empresa. Você vai preferir pegar o lucro da empresa para comprar um carro novo ao invés de investir em inovação para o negócio. 

Paula diz: certo. vou guardar isso, eu já tinha me esquecido destes detalhes

Ricardo diz: É comum se esquecer das coisas mais importantes

Paula diz: vou pensar nisso, muito. é q já temos uma idéia, vai ajudar. gosto de gente, movimento de pessoas, gosto de comida, cozinha, temos local, e pessoas pra trabalhar. acho q vai dar certo

Ricardo diz: Beleza, mete bala

Paula diz: rsrsr, para o próximo ano, te conto se concluirmos. obrigada