Defina quem são os seus clientes antes de fazer marketing.

Não cometa o erro de promover o seu produto e serviço antes de ter definido quem são os seus clientes. Se você insistir em fazer isso, você estará jogando fora o seu dinheiro de marketing. MARKETING não é colocar anúncios e esperar o cliente ligar para você para comprar. MARKETING É UM MÉTODO DE ATRAIR NOVOS NEGÓCIOS. Antes que você possa pensar em como alcançar esse resultado, você precisa saber exatamente quem você quer alcançar com o seu MARKETING. É preciso conhecer o seu mercado-alvo antes que você possa atingi-lo.

Qual é a relação, por exemplo, entre comprar um espaço de anúncio em uma revista e vender pacotes de viagens de negócios? Antes de tomar alguma decisão, você precisa saber se as pessoas que lêem a determinada revista realmente são as pessoas que você quer atingir. Defina quem são os seus CLIENTES ao tentar descobrir tudo que você pode descobrir sobre ele ou ela. Pense com cuidado sobre o seu PRODUTO OU SERVIÇO.

EXATAMENTE QUEM PODERIA COMPRÁ-LO?
ONDE VIVE?
QUAL É A SUA RENDA?
QUAIS SÃO OS SEUS HÁBITOS?
QUAIS SÃO AS SUAS PREFERÊNCIAS?
QUAIS LOCAIS COSTUMA FREQUENTAR?
QUAIS SÃO OS SEUS HOBBIES?
QUAIS OUTROS PRODUTOS ELE COMPRA?

Você precisa desenvolver ao máximo a sua idéia de mercado alvo antes de escolher como fazer o marketing da sua empresa. Pense sobre o seu cliente ideal. Visualize-o em detalhes. Veja o que esse cliente faz, pensa e deseja.

Se você não conseguir visualizar o seu CLIENTE com clareza, você precisa pesquisá-lo melhor até que você consiga fazê-lo. Porque até que você consiga definir o seu mercado alvo, você não será capaz de tomar as decisões que precisam ser tomadas sobre o MARKETING, tais como, onde, como e quando promover a sua empresa, produtos e serviços.

CONHEÇA O SEU MERCADO ALVO ANTES DE LANÇAR O MARKETING DA SUA EMPRESA EM QUALQUER MERCADO.