O que é gestão.

É a arte de tornar as pessoas mais eficazes do que elas seriam sem você. A ciência da gestão está em como você faz isso. Existem quatro pilares básicos: – "PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E MONITORAÇÃO". 

TORNAR AS PESSOAS MAIS EFICAZES

Quatro Profissionais podem fazer cada um deles seis ligações por dia em um período de quatro horas. Se eu contratar você para gerenciá-los e eles ainda continuarem a realizar seis ligações no mesmo período de tempo, qual será o benefício para a empresa em contratar você?

OU SEJA, SE CADA PROFISSIONAL PASSAR A REALIZAR OITO LIGAÇÕES NO MESMO PERÍODO, VOCÊ COMO GERENTE AGREGA VALOR PARA A EMPRESA. OU MELHOR, OS PROFISSIONAIS QUE VOCÊ GERENCIA PODEM FAZER MAIS COM VOCÊ OU SEM VOCÊ?

PLANEJAMENTO – Uma boa gestão começa com um bom planejamento. Sem um plano, você nunca será bem-sucedido. Se você atingir uma meta sem planejamento, eu te asseguro que muito provavelmente o mesmo resultado não se repetirá. 

DESCUBRA QUAL É A SUA META (OU OUÇA COM ATENÇÃO QUANDO O SEU CHEFE DIZ A VOCÊ QUAL ELA DEVE SER).  DESCUBRA ENTÃO QUAL É A MELHOR MANEIRA DE ATINGI-LA (PENSE! PENSE! PENSE!).   QUAIS RECURSOS VOCÊ TEM?   O QUE VOCÊ PODE CONSEGUIR? 

Compare as forças e fraquezas de todos os indivíduos da equipe e os outros recursos que você dispõe. Por exemplo, colocar quatro funcionários para realizar uma tarefa que irá levar quatorze horas para ser realizada, é mais econômico do que comprar ou alugar um determinado equipamento que faz a mesma tarefa com apenas um profissional e em seis horas? 

PENSE em alguns cenários prováveis. Não fixe as suas idéias em apenas um cenário. TENHA O PLANO A e pelo menos O PLANO B no papel. Avalie os seus diferentes planos e desenvolva aquele que na sua análise irá funcionar melhor, e o que você irá fazer se ele não funcionar. Não se esqueça de perguntar a opinião das pessoas que irão trabalhar junto com você.

ORGANIZAÇÃO. Agora que você tem um plano, você precisa colocá-lo em prática. 

A SUA EQUIPE ESTÁ PREPARADA PARA EXECUTÁ-LO?  OS PROFISSIONAIS FORAM TREINADOS?   ELES ESTÃO MOTIVADOS?   ELES TÊM AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA REALIZÁ-LO?   TODOS ESTÃO DE ACORDO COM A AGENDA DE CONCLUSÃO?

Assegure-se que todos os membros da equipe entendem qual é o papel de cada um e a importância do trabalho de cada indivíduo para o sucesso de todos. 

DIREÇÃO – Diga as pessoas o que elas precisam fazer. É como dirigir uma Orquestra. 

TODOS EM UMA ORQUESTRA TÊM A PARTITURA DA MÚSICA QUE VÃO TOCAR DIANTE DE SI.   TODOS SABEM QUEM TOCA O QUÊ E QUANDO.  TODOS SABEM QUANDO ENTRAR, QUANDO TOCAR, E QUANDO PARAR NOVAMENTE. 

O Maestro entra apenas para fazer a música acontecer. Esse é o seu papel na gestão da empresa: Entregar a partitura (PLANO) para os seus músicos (FUNCIONÁRIOS) e preparar o palco para que cada um dos músicos possa dar o melhor de si durante a execução.

MONITORAÇÃO – Agora que você tem tudo no ar, você precisa apenas manter os seus olhos nos movimentos. Assegure-se que tudo seja feito de acordo com o plano. E quando as coisas não forem feitas conforme o planejado, entenda que você precisará ir até o “CHÃO DA FÁBRICA” e ajustar o plano. 

Problemas vão aparecer com certeza. Um grande cliente vai quebrar, um funcionário importante vai se decidir por deixar a empresa, a produção não vai entregar os produtos no prazo prometido, algum recebimento será atrasado, você terá desafios financeiros, muitas coisas irão acontecer mesmo com o plano desenvolvido, é por isso mesmo que você precisa ter um Plano B. 

Independente de tudo, você como gerente, precisa estar sempre por dentro de tudo que acontece para poder fazer os ajustes necessários a tempo.

GESTÃO É UM PROCESSO INTERATIVO. GERENCIAR PESSOAS NÃO É FÁCIL, MAS PODE SER FEITO COM SUCESSO E SER UMA EXPERIÊNCIA BASTANTE RECOMPENSADORA PARA VOCÊ. E COMO QUALQUER OUTRA HABILIDADE, É ALGO QUE VOCÊ PODE MELHORAR COM ESTUDO E PRÁTICA.

QUEBRA TUDO! FOI PARA ISSO QUE EU VIM E VOCÊS?