Não é tão difícil motivar e engajar as pessoas no trabalho.
Basta um pouco de humanidade.
Empatia.
Atenção.
Algumas idéias:
#1 – Autonomia e Independência
Toda empresa tem um gerente de processos e procedimentos, certo? Eu entendo que as coisas tem que ter controle, mas nem todas as tarefas precisam ser micro gerenciadas, certo? O engajamento e a satisfação da equipe está altamente ligada a autonomia e independência. Sempre que possível deixe o seu vendedor trabalhar do jeito que ele acredita que funciona.
#2 – Expectativas Claras
Poucas coisas são mais estressantes do que não saber o que é esperado de nós. “É para vender mais dentro dos atuais clientes ou para vender menos em novos clientes?”, “É para visitar clientes ou fazer ligações?” É fundamental que os vendedores saibam exatamente o que é esperado deles. Todos os dias.
#3 – Oportunidades para falar
Vendedores engajados tem idéias. Vendedores que visitam os clientes tem idéias. Você tem que criar oportunidades para os seus vendedores engajados falarem. Exemplos: deixe o seu vendedor “mais chato” falar por 10 minutos na próxima reunião de vendas. Deixe o seu vendedor “mais chato” representar você na próxima reunião com o seu chefe. E para os vendedores que ainda não são chatos, faça perguntas abertas para que esses vendedores se sintam confortáveis em expressar as suas opiniões.
#4 – Sensação de conexão com o chefe e empresa
A maioria das pessoas gostariam de trabalhar para um negócio que valoriza e se interessa por quem eles são. É por isso que gentileza, uma conversa rápida sobre como vai a família do vendedor, ou uma conversa informal sobre um problema que o vendedor está passando tem muito mais significado para o vendedor do que uma reunião formal sobre performance.
#5 – Consistência
Um líder que se preza não tem permissão para ter dias bons e dias ruins. Um líder decente NUNCA tem um dia ruim. Tá tudo encaminhado. Um líder que se preza não muda de idéias todos os dias. Um líder que se preza não desiste das suas metas. Um líder que se preza é consistente com idéias, horários, controles, coach, reconhecimento e distribuição de oportunidades. Não tem como trabalhar para alguém que o humor depende da lua.
#6 – Reconhecimento Público
Todos os vendedores – mesmo aqueles que não estão entregando tanto – merecem reconhecimento e elogios. Você talvez tenha que trabalhar duro para encontrar um motivo para elogiar um vendedor que faz o mínimo. Mas faz parte. Algumas palavras de reconhecimento – especialmente públicas – podem ser o cutucão que o cara estava precisando para se tornar um grande vendedor.
#7 – Um futuro TOP
O trabalho de vendas não tem fim. Não existe limites para vendas. Líderes de vendas decentes dão um jeito de desenvolver seus vendedores para abraçar as oportunidades que vem pela frente. Exemplo: Curso de inglês para vendedores porque você prevê a implementação de uma área de exportação. Curso de inteligência emocional para vendedores porque você prevê a entrada no mercado de grandes empresas.
GOSTOU?
Você ainda não viu nada.
Para aprender a ser o líder que a sua equipe merece, pula para dentro do meu curso de gestão de equipe de vendas: O GERENTE DE VENDAS RAINMAKER.
O curso é ON-LINE e AO VIVO, de 4 a 8 de Julho, das 20:00 as 23:00h.
O curso é gravado e você pode assistir as aulas gravadas por 12 meses.
Pula para dentro!