7 coisas que não podem faltar em uma reunião de vendas.

Reuniões de vendas onde o Gerente de Vendas não sabe exatamente o que vai falar, fazer ou compartilhar são um completo desperdício de tempo para a equipe de vendas. Reuniões meia-boca afetam drasticamente a performance da equipe e a motivação dos vendedores. Deixa eu falar para você sobre algumas coisas que não podem faltar em uma reunião de vendas matadora.

  1. AGENDA PADRÃO

Não é preciso reinventar a roda a cada nova reunião que você faz. SIGA UMA AGENDA PADRÃO para todas as reuniões. Os participantes tem que saber de antemão como a reunião começa e como ela acaba para conseguir se preparar para o encontro.

  1. COMEMORE AS GRANDES VITÓRIAS

Comece a reunião distribuindo PARABÉNS para os vendedores que fecharam os melhores e maiores negócios nos últimos dias. Reuniões estratégicas marcadas, lançamento de produtos, elogios de clientes, prazos cumpridos etc também devem ser comemorados.

  1. ATUALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS ENVIADAS

Das propostas mais importantes até as pequenas cotações, todos os vendedores precisam compartilhar a posição de status de cada um dos negócios considerados importantes com todos os membros da equipe. Esse tipo de situação ajuda a criar um senso de prestação de contas em todos os vendedores.

4. ENFRENTE OS OBSTÁCULOS

Quais são os obstáculos que estão impedindo a equipe de bater as metas? Falta de estoque? Falta de crédito? Falta de participação da diretoria nas negociações? Falta de apoio do gerente de produto? TODO e qualquer obstáculo que esteja bloqueando as vendas tem que ser discutido e resolvido dentro da reunião de vendas.

5. COMPARTILHE DICAS DO MERCADO.

Permita que os vendedores compartilhem os feedbacks que eles recebem dos clientes. Compartilhe dicas e sugestões que você escuta de clientes. O que os clientes estão dizendo sobre a empresa, o produto, e a nossa abordagem de vendas? Para onde o mercado está caminhando? Como serão os negócios nos próximos 6 meses?

  1. FALE DAS MÉTRICAS

Fale das métricas que levam aos resultados. Quantas reuniões estão marcadas para os próximos 4 dias? Quantas demonstrações aconteceram nos últimos 3 dias? Quantos negócios avançaram no funil? Quais são as metas do mês? Quem está mais próximo de atingir, quem está mais longe? Durante a reunião você pode fazer 1-a-1 com um vendedor mas com cuidado para não envergonhar ninguém.

  1. PERGUNTAS, IDÉIAS E COLABORAÇÃO

Arrume espaço dentro da agenda da reunião para os participantes terem tempo para fazer perguntas, sugerir idéias e colaborar entre si. Exemplos: dicas de vendas, falar sobre novos produtos, possíveis parcerias, concorrência, metas etc.

Para aprender a fazer as MELHORES REUNIÕES DE VENDAS da sua vida, pula para dentro da minha mentoria para gerentes de vendas.

Inscrições abertas até o dia 5 de março.

1 ano de mentoria que vai ajudar você a contratar, liderar, motivar, direcionar, desenvolver pessoas e bater metas de vendas todo santo dia.

Inscrições aqui: https://bizrevolution.com.br/mentoria-para-gerentes-de-vendas.html

ARREBENTA!

Jordão