Como ter malícia em vendas.

E aí, galera… Beleza?! Aqui é o Jordão!

O artigo de hoje é sobre como ter malícia em vendas. Como ter essa manha, esse talento para você comandar todo o processo de vendas. Afinal de contas, é preciso guiar o cliente e não deixar que ele guie você.

Primeiro você precisa acreditar numa coisa: o cliente quer que você lidere, ele não quer liderar você. Se o cara te procurou é porque confia que você tenha domínio sobre o problema dele.

Você é o especialista, o contador, o advogado, o engenheiro, ou seja, é você que entende do assunto.

Não tenha medo de fazer perguntas desde a primeira reunião. Se você não tiver coragem de tomar a frente, o cliente vai entender que você quer ser liderado. Assim, você estará dando espaço para que ele tome o comando de tudo.

Vamos supor que alguém me chame para fazer uma palestra. E toda a informação que o cliente me fornece é: a falta de motivação dos seus vendedores.

É claro que eu preciso de mais detalhes. Mas para isso, sou eu que tenho que espremê-lo com perguntas para obter os dados que preciso.

Percebendo isso, eu digo que preciso conhecer alguns vendedores da empresa, ele me apresenta. Digo também que preciso conhecer a área de vendas, então ele me leva até lá. Depois eu digo que ele precisa ver um vídeo meu, e ele vê. Ou seja, ele vai fazer tudo que eu disser que é necessário para o desenvolvimento de uma boa palestra.

O cliente precisa de você, quer que você o ajude a comprar. Ele quer que você o convença de que você é autoridade no assunto

O que ele precisa saber sobre você? O que você precisa saber sobre ele para fazer uma boa proposta? Não tenha medo de fazer perguntas. Não tenha medo de objetivo.

Se deixar o cliente te liderar, você se queima. E ele vai liderar se você não fizer nenhuma pergunta desde o primeiro contato.

Eu fiz um video sobre como ter malícia em vendas.

Assiste aqui: