Eu quero ser vendedor! O que eu devo fazer?

Então você ouviu falar bem sobre vendas… , e você quer ser vendedor.

O que você deve fazer?

Antes de chamar o gerente de vendas da sua empresa de lado para pedir um emprego, presta atenção no que eu vou falar.

Em Vendas nós precisamos de pessoas que sejam:

1.Ambiciosas e voltadas para Metas. Você é uma pessoa ambiciosa? Você é uma pessoa voltada para metas? Na grande maioria das empresas, as pessoas que trabalham no back office do negócio (financeiro, administrativo, tecnologia, recursos humanos, produção, logística etc) não tem metas claras. Se esse for o seu caso, crie você mesmo uma meta para fazer o seu próprio acompanhamento. Para você ir se acostumando a trabalhar com metas. Para você ir se acostumando com a ideia de ser uma pessoa ambiciosa que vai atrás todos os dias de metas cada vez mais agressivas.

Em Vendas nós precisamos de pessoas que desejam ser as melhores do mundo. Em Vendas nós precisamos de pessoas que desejam o mundo! Em Vendas nós precisamos de pessoas que não pensam pequeno.

Em Vendas nós precisamos de pessoas voltadas para metas e ambiciosas a ponto de ter um desejo próprio de atingir essas metas.

Quando você tiver um bom histórico sobre metas e ambição, mesmo que seja no campo pessoal, chame o gerente de vendas para conversar.

2. Consistentes. Em Vendas não adianta bater de vez em quando. Mês sim mês não mês sim mês não. Em Vendas tem que bater as metas todos os meses. Todas as semanas. Todos os dias. Por exemplo, para ser um grande vendedor não basta correr  UMA única Prova de São Silvestre uma única vez na vida. Você prova que tem a capacidade para ser vendedor quando você tem um histórico de três São Silvestres corridas nos últimos três anos, ou cinco São Silvestres corridas nos últimos oito anos.

Quando você tiver um histórico que mostra consistência e crescimento, mesmo que seja no campo pessoal, chame o gerente de vendas para conversar.

3. Persistentes. Em Vendas nós precisamos de pessoas que NUNCA desistem. Pessoas resilientes que levantam rapidamente depois que tomam um tapa na cara. Pessoas que não se deixam abater por negativas de clientes, por ações da concorrência, nem nada do tipo. Você é uma pessoa persistente? Você tem alguma história de superação na sua vida? Qual foi a última vez que você superou alguma adversidade? Tá valendo histórias profissionais ou pessoais.

Quando você tiver uma história pessoal que demonstra o quanto você é persistente, chame o gerente de vendas para conversar.

4. Senso de Urgência. Em Vendas nós precisamos de pessoas ágeis. Pessoas que buscam maneiras mais rápidas, produtivas e geniais de fazer as coisas no menor tempo possível. No final das contas, TEMPO é a única coisa que todos nós realmente temos. Em Vendas “time is money”. Em Vendas nós precisamos de pessoas que tratam com carinho o tempo que elas tem nessa Terra. Em Vendas nós precisamos de pessoas que são organizadas com o seu tempo. O que você faz de manhã? O que você faz na parte da tarde? Como você organiza o seu tempo? Como você gerencia as suas tarefas? Como você gerencia o seu tempo? Se você ainda não tem o hábito de tratar com amor e carinho o bem mais precioso que você tem: o seu tempo, comece isso AGORA!!!

Quando você tiver um histórico de senso de urgência, chame o seu gerente de vendas para conversar.

5. Organizada e Disciplinada. Em Vendas nós precisamos de pessoas organizadas. Em Vendas as cobranças vem de toda parte. Todos os dias você tem que matar um leão novo. Em Vendas o gol de bicicleta que você fez no domingo passado não vale nada para o jogo no próximo domingo. Para atender as exigências dos clientes, dos colegas, dos chefes, do mercado, o vendedor tem que ser uma pessoa organizada e disciplinada. Em Vendas não há lugar para pessoas que precisam de supervisão. Em Vendas não há lugar para pessoas que esquecem de fazer as coisas. Em Vendas não há lugar para pessoas reclamam de vida.

O quanto organizado você é? O quanto disciplinado você é? Adquira esses hábitos organizando a sua vida como ela é hoje. O que você tem para fazer? Organiza a sua agenda.

Quando você tiver um histórico de organização e disciplina, chame o seu gerente de vendas para conversar.

6. Habilidade de se relacionar com outras pessoas. Em Vendas nós precisamos de pessoas que gostem de pessoas. Em Vendas nós precisamos de pessoas que tem um interesse genuíno de se relacionar com pessoas de outras áreas e departamentos da empresa. Para trabalhar em vendas você precisa se relacionar com praticamente todas as áreas de empresa. Se você ainda não faz isso, se as suas amizades se resumem aos colegas que trabalham com você na sua área, você ainda não está pronto para trabalhar com vendas. Circule pela empresa. Faça amizade com os profissionais das outras áreas da empresa.

Em Vendas nós precisamos de pessoas que sabem se relacionar com todos os outros departamentos da empresa. Em Vendas nós precisamos de pessoas que se sentem confortáveis para conversar com os diferentes influenciadores que existem dentro dos nossos clientes. O Vendedor tem que ser uma pessoa que não tem problema algum em falar com CEOs, Diretores, Supervisores, Assistentes ou Estagiários.

Quando você tiver um histórico de se relacionar com diferentes pessoas de diferentes áreas, chame o gerente de vendas para conversar.

Todas essas ideias são hábitos que você pode adquirir. Nada mais que isso. Eu não estou falando aqui sobre “rocket science”, eu estou aqui sobre habilidades pessoais que qualquer pessoa que está lendo esse texto pode desenvolver.

Concorda?

7. Compatíveis com a área de vendas. Vendas é um trabalho coletivo. Equipe. Time. Para trabalhar em vendas você tem que ser “compatível” com as pessoas, os processos, os sistemas, as ferramentas e a cultura que existe na área de vendas que você tanto almeja.

Os vendedores da sua empresa vendem por telefone. Você se sente confortável em falar no telefone? Enquanto você não se sentir confortável no telefone, não procure o gerente de vendas.

Os vendedores da sua empresa fazem reuniões todos os dias as sete da manhã para falar dos negócios que estão na rua. Você se sente confortável para acordar cedo todos os dias cheio de gás para expor os seus desafios para a galera?

Quando você tiver um histórico nesse sentido, chame o gerente de vendas para conversar.

TODAS as empresas que você conhece PRECISAM de bons vendedores.

TODAS!

NUNCA vai faltar trabalho para quem é vendedor.

NUNCA!

Se você procura por uma profissão dinâmica e objetiva que te permita conhecer pessoas, ganhar dinheiro e se divertir, essa profissão chama-se VENDAS.

Quando você vem para cá?