47 lições de vida que eu aprendi em 47 anos.

Eu tenho 47 anos de idade.

Hehehe.

É óbvio.

Pelo título do post…

Nesses primeiros 47 anos de vida… (eu pretendo passar dos 100 anos de idade) … eu aprendi MUITO.

MAS MUITO MESMO.

Nesse post eu vou compartilhar com vocês as 47 das lições de vida que eu aprendi na marra nesses anos todos, ganhando e perdendo, sorrindo e chorando, amando e odiando.

O texto a seguir não é uma reunião de frases motivacionais que eu peguei da internet.

A internet está cheia de frases motivacionais, bacanosas, incríveis, blá blá blá.

O que você vai ler abaixo são lições que eu aprendi na MINHA vida.

Eu espero que essas 47 lições ajudem você a viver melhor, trabalhar melhor, se relacionar melhor com as outras pessoas.

As 47 lições de vida misturam trabalho com família com vendas com marketing com filosofia de vida e muito mais.

Divirta-se entrando na minha cabeça!

Lá vai.

47. Na vida você nunca perde. Ou você ganha ou você aprende. Eu já perdi namoradas, dinheiro, empresas, propostas, negócios, clientes. Eu já fui demitido, derrotado, detonado e bolinado. Eu já fui roubado, assaltado, enganado e zoado. “Jordão, a sua namorada deu um pé na sua bunda! Hahaha” Eu pensava… “O que EU fiz de errado para afastá-la de mim?”. “Jordão, perdemos a proposta!” Eu pensava…”O que EU esqueci de pesquisar sobre o cliente para entregar uma proposta 100% focada na solução do seu problema?”. Hoje eu sei como NÃO perder dinheiro. Hoje eu sei como NÃO perder a namorada. Hoje eu sei como NÃO ser enganado. Tudo porque eu sempre olhei para as desgraças que aconteceram na minha vida me perguntando, “O que essa situação está querendo me ensinar?” Assim foi, e assim sempre será. E se a situação continuar se repetindo, é porque eu ainda tenho alguma lição para aprender.

46. Nessa vida não tem ninguém contra você, mas também não tem ninguém a seu favor. Definitivamente não existe uma teoria da conspiração contra você. Não tem mesmo. Mas também não tem ninguém torcendo por você. Não tem mesmo. As pessoas estão ocupadas demais pensando nelas mesmas. E não tem mal nenhum nisso. Você que tem que pensar em você. Ninguém acorda de manhã pensando, “Hoje eu vou dar 1 mil reais para o Jordão porque eu gosto dele”. Isso não existe!! Se você quer 1 mil reais você tem que pedir para as pessoas. Você tem que vender. Você tem que ir pra cima!!! Nessa vida ninguém me deu nada de mão beijada. Eu só tive aumento de salário quando EU provei por A + B que eu tinha feito por merecer. Eu só fui convidado para a viagem X porque EU pedi para ir. Meu velho, minha velha, você tem que estar a seu favor. Beleza? Vamos prá cima!!!

45. A melhor coisa que você pode fazer por você é aprender a vender. Eu tenho pena de todas as pessoas que não tem relação com vendas. Cedo ou tarde você será dispensado. Algum software ou sistema de automação vai substituir o seu trabalho. Se você não é vendedor, aproxime-se da área de vendas. Mostre um interesse genuíno em ajudar os vendedores a vender. Mostre um interesse verdadeiro em ajudar a sua empresa a faturar mais. Mostre um interesse animal em ajudar o seu negócio a reter clientes. Infelizmente ainda é muito comum sermos mal atendidos em padarias, lojas, cinemas, empresas de serviços diversos por pessoas que não tem o mínimo entendimento da importância do cliente. ACORDA PARA A VIDA! Aprenda a vender! Aproxime-se de vendas! Aproxime-se da área de negócios da sua empresa! Ajude a trazer dinheiro para a empresa! Onde eu aprendi isso? Na marra. Eu nunca tive dinheiro para nada. Eu não ganhava mesada dos meus pais. Eu sempre tive que ir atrás. Eu sempre criei os meus próprios produtos para ganhar dinheiro para pagar as minhas contas. Ninguém nunca pagou nada para mim. O primeiro dinheiro legal que eu ganhei na vida foi fazendo baladinhas no meu bairro. Eu já fiz um video sobre isso, assiste aqui.

44. No final da vida você é a soma dos livros que você leu. Se você não tem dinheiro para fazer faculdade, dane-se a faculdade! 99% das faculdades que tem por ai não servem para nada. LEIA LEIA LEIA LIVROS!!! No final do dia, um curso de faculdade que você paga 1 mil reais por mês nada mais é do que a leitura de um livro de 300 páginas em 4 anos!!! Eu leio um livro por semana!!! Eu como livros!! Eu gastei mais dinheiro com livros do que com qualquer outra coisa na minha vida. Leia livros!!! Desliga a televisão e leia livros. Eu leio biografias. Livros de história. Livros de filosofia. Livros de ficção. Livros de terror e mistério. Os livros me ensinaram quase tudo que eu sei. Por exemplo, eu domino o inglês porque eu sempre li livros e revistas em inglês. Eu nunca fiz cursos de inglês. Aprendi inglês sozinho lendo livros em inglês. Eu fiz alguns videos sobre LER LIVROS. Confere o primeiro video sobre ler livros aqui, e a segunda parte aqui. No blog você também encontra várias relações de livros para ler. Por exemplo, 7 livros de vendas que você tem que ler, 10 livros sobre criatividade que você tem que ler, Os melhores livros de todos os tempos.

43. Seja um incentivador de pessoas. O mundo já tem críticos demais. Deixa de ser um perturbado da cabeça que tira o estímulo das pessoas que sonham com coisas grandiosas, e fique do lado delas. Importa o que seja. O seu filho espera um apoio de você!!! A sua mulher espera um apoio de você!!! O seu funcionário espera um apoio de você!!! E o apoio máximo que você tem para dar é um simples NÃO VAI DAR ou É MELHOR NÃO SE METER COM ISSO? Vá para PQP!!! Nessa vida eu já contratei centenas de pessoas. Desses contratados, 1% estava pronto. 99% eram pessoas de boa vontade que não tinham conhecimento técnico nenhum para fazer o trabalho. Mas tinham muita vontade para aprender rápido. Eu nunca me decepcionei com pessoas que eu ajudei a formar. Nunca. Quando você apoia, fica em cima, ajuda, mostra como fazer, elogia, reconhece, o cidadão entrega. Incentive as pessoas!!! O universo agradece!

42. A tecnologia vai salvar a sua vida. Eu AMO tecnologia. Eu AMO software. Eu AMO computador. Eu AMO a internet. Eu AMO a Apple. Eu AMO o Thomas Edison. Eu AMO o TESLA. Eu AMO todo maluco que vira madrugadas a dentro para inventar alguma tecnologia que pode transformar as nossas vidas. Eu tive a sorte de ter um pai high tech que sempre preencheu a nossa casa com revistas sobre negócios e sobre o futuro. Um pai que conseguiu um acesso a internet em 1995!!! Eu estou na internet desde antes dela existir. Eu era usuário de BBS. Alguém sabe o que é isso? Hehehe. Eu ganho dinheiro com a ajuda dos computadores desde 1989!!! Em algum lugar desse planeta tem algum aplicativo, alguma ferramenta, algum sistema que vai salvar a sua vida, reduzir os custos da sua empresa, aproximar você dos seus clientes, inovar os seus serviços, acabar com a corrupção no mundo. Abrace a tecnologia!!! E inclua a seguinte pergunta nas reuniões que rolam na sua empresa, “Que tecnologia podemos utilizar para resolver esse problema de negócios?”.

41. Vá malhar! Mente sã, corpo são. Eu faço exercícios físicos desde criança. Na escola eu era do time de vôlei, futebol de salão, handebol e xadrez. Na faculdade eu agitava rachas contra outras faculdades. Na Brasoftware, em 1989, eu criei um torneio de futebol society chamado SOCIETYWARE que reunia anualmente 40 empresas de software. Eu organizei essa parada durante 15 anos! Eu já corri 4 São Silvestres, corro todos os dias de oito a dez quilômetros, faço academia e jogo squash. Suar o corpo mexe com a minha cabeça, com a minha energia, com o meu entusiasmo. Se você não faz exercícios físicos, você não apenas está prejudicando a sua saúde como os seus negócios. Se você não faz nada, comece andando. Depois experimenta uma corridinha. Vá sozinho mesmo para a rua, para o parque. Você não estará sozinho. Tem trocentas outras pessoas por lá. Vamos ai! Vá malhar!!

40. A melhor coisa que você pode dar para uma criança é outra criança. Eu tenho três filhos. Os irmãos são os melhores “brinquedos” que os meus filhos tem em casa. Criança não pode crescer no mundo dos adultos. O mundo dos adultos é lento, chato, besta. Criança tem que crescer no mundo das crianças. Se você tem um filho, arruma criança para o seu filho interagir. Pode ser o primo, o vizinho, o coleguinha da escola. Os meus filhos amam o iPad e o playstation. Mas quando uma criança está em casa, eles largam tudo para brincar.

39. A melhor coisa que você pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles. A sociedade ocidental vive um problema muito sério: a total dedicação dos pais para os filhos. Quando o filho nasce, o casal acaba. Se você é casado, não deixe isso acontecer. A prioridade tem que continuar a ser o casal. Uma hora os filhos crescem e vão embora. Quem vai ficar com você é a sua esposa ou o seu marido. Dê valor a isso. Não deixe a preocupação com os filhos ocupar todo o espaço do seu casamento. Inclusive…, os seus filhos se sentirão muito mais seguros se eles perceberem que os pais estão felizes. Eu sou casado faz 15 anos e tenho três filhos pequenos. Todos os meus filhos sabem que eles não são mais importantes que a minha esposa. Eu acredito que o conhecimento desse fato torna os meus filhos muito mais felizes.

38. Ninguém vai apoiar o seu projeto empreendedor. Se você optar pela vida empreendedora, saiba de uma coisa: ninguém vai te apoiar. Ninguém. Nem a sua esposa. Nem os seus filhos. Nem a sua mãe. Ninguém. Você estará sozinho o tempo todo. Nos altos e baixos. O apoio só vira depois que você conseguir que o negócio decole e se mantenha no topo por alguns anos. Quando esse momento chegar, todos dirão que sempre te apoiaram. Você dirá que não é verdade, mas… a grande verdade é… somente o fato de não terem te abandonado… cara… guria… já é uma prova que eles te apoiaram de alguma maneira. Eu nunca tive apoio nas minhas atividades empreendedoras. A BIZREVOLUTION, o EPICENTRO, e tantas outras iniciativas empreendedores que eu já criei na minha vida bem sucedidas ou não, foram sempre feitas com sangue, suor e lágrimas, sem apoio “nenhum” das pessoas que me amam. Respire fundo, e vamos que vamos, com apoio ou sem apoio, vai sair!

37. Comece Pequeno, Pense Grande, Cresça Rápido. Os pequenos empreendedores tem mania de começar os seus negócios botando pra quebrar. Tem que começar pequeno. Humilde. O começo modesto vai criar a cultura da valorização das coisas tão necessária para o sucesso em uma empresa com poucos funcionários. Tudo que eu comecei GRANDE eu me dei mal. Tudo eu que comecei PEQUENO eu me dei bem. Tem que começar pequeno para justamente mostrar as pessoas que temos URGÊNCIA para crescer rápido e ficar grande. Comece pequeno, pense grande, cresça rápido. Esse é tripé do empreendedorismo que dá certo.

36. Quem traz dinheiro para a empresa pode tudo. Você provavelmente trabalha em uma empresa onde todas as ideias do cidadão X são levadas a sério pela diretoria. E todas as ideias do cidadão Y não são. Talvez você seja amigo do cidadão Y que reclama a todo tempo para você do fato do cidadão X ser o “queridinho do chefe”. Meu velho, minha velha, em 99% dos casos, a verdade é que o Cidadão X é o cara que traz dinheiro para a empresa!!! E o Cidadão Y é o cara que só traz despesas para a empresa. Quem traz dinheiro para a empresa pode tudo!!! Se as pessoas não escutam você, é porque você não traz dinheiro para a empresa. Traga dinheiro para a empresa que a galera vai começar a escutar você. Simples assim.

35. Qual foi a última vez que você colocou o seu pescoço na reta? Ao longo da minha vida eu passei por diversas situações onde eu tive que botar o meu na reta para vencer uma discussão. Qual foi a última vez que você virou para o seu chefe na frente de dez pessoas e falou “Meu amigo, seguinte, eu tenho certeza que se vocês investirem no meu Projeto X nós vamos ter um Retorno X. Se isso não acontecer em 90 dias, vocês podem me mandar embora. Tá aqui o meu chachá. Eu me demito se o retorno não vier em 90 dias.”. Qual foi a última vez que você fez isso??? Eu fiz isso 100x ao longo dos últimos 30 anos!! Quando a coisa chega a um impasse, você prova que acredita no que você está falando ao arriscar o seu emprego ou a sua posição. Just do it!

34. Nada supera uma pessoa comprometida. Os negócios bem sucedidos são feitos por pessoas. Pessoas comprometidas. Pessoas que farão o possível e o impossível para atingir a meta. Sem desculpas. Sem Plano B. Sem enrolação. Sem mentiras. Uma pessoa comprometida é capaz de vencer 1 mil pessoas mais-ou-menos comprometidas. Na minha vida, eu tive várias oportunidades de ser bem sucedido em N coisas. Não fui. Por que? Porque eu mesmo não estava comprometido com o projeto. Todo mundo que me conhece sabe que se eu não estiver 100% comprometido com uma coisa, eu simplesmente não vou fazer. Nada supera o comprometimento!

33. Existem três regras para ficar milionário nessa vida. O problema é que ninguém sabe quais são essas três regras. NINGUÉM SABE!!! Hehehe. Parece piada mas não é. A verdade é que você tem que encontrar a sua própria verdade. Esses livrinhos que vendem fórmulas prontas são a coisa mais babaca que existe. Seja o guru de você mesmo!!! Ouça as pessoas que fazem. Ouça as pessoas que estão no jogo. Ouça as pessoas que gostam de você. Ouça as pessoas que dão dinheiro para você. O resto.. .dane-se!!! A Bill Gates criou a Microsoft sem fórmula. Ele não tem a mínima idéia de como ele construiu a Microsoft. Ele foi fazendo e aprendendo enquanto fazia. Depois de pronta é que os consultores que não tem nada para fazer foram até lá para modelar a empresa que já estava pronta. A Brasoftware, a Tech Data, a B4B, a Ikeda, a Rakuten, a ArmRebel, e tantas outras que eu ajudei a construir, foram feitas na base do vamos fazer, aprender, arriscar, começar de novo, ganhar, observar, inovar, conservar, e de repente… 1 bilhão de faturamento. É assim que as coisas boas são construídas. Fazendo.

32. Seja fiel ao seu chefe. Você sabe qual é a meta do seu chefe? Você sabe onde ele quer chegar? As coisas que você faz todos os dias estão alinhadas com as metas do seu chefe? É bom que estejam. Caso contrário você estará jogando contra a empresa. No caso da vida empreendedora, você precisa de verdade conhecer os objetivos do seu cliente ANTES de vender qualquer coisa para ele. Se você é funcionário, a sugestão é: todos os dias passe pela mesa do seu chefe para perguntar se você pode ajudar em alguma coisa. Se você é empreendedor, ligue todos os dias para o seu cliente para perguntar se você pode ajudar em alguma coisa. Alguns imbecis são chamar você de puxa-saco. Dane-se os imbecis. A fato é que se o seu chefe crescer, você cresce. Se o seu cliente crescer, você cresce. É isso que importa.

31. Enquanto você não souber quem REALMENTE é o seu cliente você não vai conseguir vender na velocidade ou no volume que você tanto quer. Eu lanço produto novo todos os dias. É um curso atrás do outro. Os cursos que mais vendem são os cursos mais focados. Por exemplo, os cursos “Como vender serviços de consultoria” ou “Como vender software para empresas” vende muito mais que o curso “O Vendedor Rainmaker”. Teoricamente o RAINMAKER deveria vender mais. Mas na prática não é assim. O RAINMAKER funciona para todos os tipos de vendedores B2B, mas o problema é que demora mais tempo para essa turma se identificar com o RAINMAKER. No caso do curso “Como vender serviços de consultoria”, a identificação é criada na hora.

30. Viva a sua vida com o botão do FODA-SE ligado o tempo todo. Todos os dias eu tenho um monte de coisas para fazer. Todos os dias eu deixo de fazer um monte de coisas. Eu não tô nem ai para isso. Eu sempre quero fazer tudo com a máxima perfeição. Nem sempre eu consigo fazer tudo com a máxima perfeição. Eu não tô nem ai para isso. O importante é entregar. O feito é mais importante do que o perfeito. Eu falo o que eu quero a hora que eu quero do jeito que eu quero. Eu não tô nem ai se alguém não gosta do jeito que eu falo. Eu saio das reuniões no meio das reuniões. Se o papo não tem mais nada a ver comigo, eu simplesmente levanto e vou embora. Eu não tô nem ai se alguém vai ficar chateado comigo. Eu tenho trabalho para entregar. Levanto e vou embora. Porque eu tenho o FODA-SE ligado eu sou uma pessoa muito mais FELIZ do que aqueles que se preocupam o tempo todo com a opinião dos outros.

29. Tenha uma Agenda. Siga a sua agenda. Eu não tenho listas de tarefas. Eu tenho uma agenda. Um calendário. Tudo que eu tenho que fazer na vida eu coloco nos espaços em branco que eu ainda tenho na minha agenda. Toda hora eu olho para a minha agenda a procura do próximo trabalho que eu tenho a fazer. Na minha agenda eu coloco absolutamente tudo que eu tenho para fazer. No dia que eu comecei a trabalhar baseado na agenda, a minha vida mudou. Para todas as necessidades da minha agenda, eu uso o Google Calendário + o Pipedrive CRM. As duas agendas estão sincronizadas criando uma única agenda com tudo que eu tenho para fazer. Nós somos seres monotarefas. Coloque tudo que você tem a fazer em uma agenda e vai matando os assuntos um depois do outros.

28. Use CRM. A vida é sobre relacionamentos. Nós vamos colher nessa vida os resultados dos relacionamentos que nós cultivamos. O CRM é o software oficial do Vendedor, do Empreendedor, do Marketeiro, do cara de negócios que preza pelo relacionamento com os seus clientes. Eu uso o Pipedrive CRM e recomendo para todos. No meu Pipedrive tem tudo. Tudo que eu já fiz com cada um dos meus clientes. Todo o histórico de todos os emails já trocados com cada um deles. Tudo. Simplesmente tudo. Adote um CRM na sua vida e vamos prás cabeças! O primeiro CRM que eu usei foi em 1989 na Brasoftware. Desde então eu sou fascinado pela possibilidade de conhecer milhares de pessoas no 1-a-1. Use CRM! Use o Pipedrive!

27. Não gaste dinheiro. Invista dinheiro. Eu ODEIO gastar dinheiro. Dizem que os capricornianos ODEIAM gastar dinheiro. Eu sou de capricórnio. EU ODEIO GASTAR DINHEIRO! Eu gosto de investir o meu dinheiro. Investir nos meus filhos. Investir em livros. Investir em empreendimentos que podem virar ainda mais dinheiro. Por exemplo, eu ODEIO gastar dinheiro com restaurantes. Restaurantes são lugares bacanas e tal, você come bem etc, mas duas horas depois…, você vai no banheiro e bota 300 reais para fora. Se você somar toda a grana que já entrou na sua conta corrente nos últimos 48 meses, você vai ficar besta com o total. “Caramba, para onde foi todo esse dinheiro?! Eu continuo com o mesmo carro e vivendo de aluguel. Como pode?” Pois é… quando você usa o seu dinheiro para comprar produtos de consumo, você toma na cabeça. Quando você usa o seu dinheiro para comprar produtos e serviços que podem gerar mais dinheiro, você tem a possibilidade de multiplicar o seu dinheiro.

26. Ninguém tem a obrigação de chamar você para o churrasco. Você tem a obrigação de agitar um churrasco e chamar a galera. Ninguém te chama para mais nada? Isso acontece porque faz tempo que você não chama ninguém para fazer nada. A vida é networking. Agite jantares, churrascos e pizzadas com os amigos na sua casa. Vende mais quem conhece mais gente. Vende mais quem conecta as pessoas. Vende mais quem aproxima as pessoas umas das outras. Agitar eventos de networking na sua casa vai melhorar a sua relação com as pessoas, com a sua esposa, com o seu marido, com os seus amigos. Pelo menos 2x por mês eu chamo pessoas em casa para jantar, comer um churras, ou rachar uma pizza.  Me copia!

25. Se você quer ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vamos juntos. Eu sou um cara acelerado. Eu gosto de sair fazendo. As vezes eu esqueço de chamar os outros para participar. Hehehe. Mas eu estou melhorando nesse quesito. Eu já fui pior. Por mais doloroso que seja, temos que esperar os outros. Fazer juntos. Uma pequena equipe unida e comprometida BATE qualquer meta e traz muito mais resultados do que um lobo solitário maluco por trabalho. Desenvolva as pessoas para trabalhar com você para você e acima de você. É tão legal desenvolver pessoas. É tão legal você presenciar o sucesso de alguém que você viu começando… isso não tem preço, é emocionante demais. Eu tive estagiários que hoje são empreendedores líderes de empresas com 500 pessoas. Eu tive assistentes que hoje estão nos EUA. Nada me deixa mais feliz que ver a felicidade de quem começou comigo. Vamos ai! TAMO JUNTO! SEMPRE!

24. Quando não souber resolver um problema, pergunte para quem sabe. Tenha mentores na sua vida. Vários deles. Tenha um Mentor para questões de família, para questões de saúde, para questões financeiras, para questões de negócios. Assuma que a única coisa que você sabe é que você não sabe de nada. Eu tenho mentor na academia, na corrida, na guitarra, na leitura, nas vendas, na criatividade, na família, em tudo que eu posso.

23. Tome 15 minutos de Sol do meia-dia todo santo dia. Eu funciono que nem as plantas: eu preciso de Sol para viver. Todo santo dia eu tomo 15 minutos de Sol. Os antigos veneravam o Sol como Deus. Eu também. Quando o Sol aparece a Vida aparece. Sol é Vida. Sol é Vitamina D. Sol faz bem. Tome Sol. Vá para o Sol. Deixe o protetor solar para as outras 23 horas e 45 minutos do seu dia. Durante 15 minutos do seu dia, deixe o Sol tocar em você. Funciona para mim. O Sol me energiza.

22. Sexo. Sexo. Sexo. Sexo é Vida. Sexo é Vendas! Quanto mais sexo melhor. Sexo faz bem para a pele. Sexo faz bem para a cabeça. Sexo faz bem para o humor. Sexo faz bem para a alma. Sexo faz bem para a criatividade. Sexo faz bem para tudo. Solta a franga ai e faça sexo com quem você ama. Faça sexo para comemorar que você bateu a meta. Faça sexo para pegar motivação para bater a meta. Faça sexo para esquecer que você não bateu a meta. Deixa de preconceito. Sexo é Vida!

21. A vida trata melhor quem se veste bem. Todos estarão de camiseta? Use camisa polo. Todos estarão de polo? Use camisa. Todos estarão de camisa? Use camisa com paletó. Todos estarão de camisa e paletó? Use camisa, paletó e gravata. Não faça isso para botar banca de galã, mas em sinal de respeito as outras pessoas. A roupa funciona para o ser humano que nem a fantasia do super-homem funciona para o Clark Kent. Basta colocar um terno que você muda de humor. Basta colocar uma camiseta e um chinelo que você muda de humor. Tá afim de ficar com gás, coloque a roupa que deixa você com gás e vamos prás cabeças! Hoje em dia eu trabalho muito de casa. E mesmo quando eu estou em trabalhando em casa eu troco de roupa, calço sapato e faço o cabelo. A “roupa do trabalho” sempre me ajuda a entrar no clima da revolução.

20. Você tem que falar com 40 pessoas todo santo dia. Todos os dias eu falo no 1-a-1 com pelo menos 40 pessoas. São clientes, potenciais clientes, amigos, pessoas que querem falar comigo etc. Todo santo dia eu proativamente entro em contato com 40 pessoas. Eu chamo 40 pessoas para conversar. Eu aprendi isso 30 anos atrás com o dono do Shopping Iguatemi em São Paulo e desde então eu pratico esse hábito todo santo dia. “Ricardo, se você quiser chegar em algum lugar na sua vida, você precisa conversar todo santo dia com 40 pessoas.” Ninguém acorda de manhã pensando em mim. Eu que tenho a obrigação de fazer as pessoas pensarem em mim. Vá para cima!

19. Não assista televisão, não escute rádio, não leia jornal. Faz 20 anos que eu não vejo televisão, radio ou jornal. Os meus filhos nem sabem o que é a Folha de São Paulo ou o Jornal Nacional. Na cabeça deles só entram histórias do bem. Eu não deixo essa porcaria de mídia de massa influenciar a minha vida ou a vida dos meus filhos. Para mim não existe essa história de “o mercado está ruim”. Não existe essa história de macro-economia. O mercado sou eu que faço. Eu acordo todos os dias pensando “como eu vou influenciar a minha micro-economia hoje?!” É só isso que eu penso.

18. Conhecimento não se acumula. Se você não praticar o que você aprende você esquece. Educação por educação não serve para nada. O que funciona é ESTUDAR, PRATICAR, ESTUDAR, PRATICAR, ESTUDAR, PRATICAR. Eu não domino “marketing digital” e nem quero. O que me interessa é aprender o que eu tenho que fazer HOJE no meu e-mail marketing para dobrar o número de cliques na mensagem que eu vou enviar AMANHÃ. Para descobrir o que eu devo fazer hoje com o meu e-mail marketing, eu estudo HOJE tudo que eu puder estudar sobre e-mail marketing para atingir a minha meta. As ideias que fizerem sentido eu aplico, testo e avalio o resultado; o que não fizer sentido eu descarto. Eu não me importo com cursos e diplomas. Não servem para nada.

17. Deixe as emoções que você sente ditarem as decisões que você vai tomar na sua vida. Eu sou um cara completamente APAIXONADO pela vida e por tudo que me cerca. Eu tomo praticamente todas as minhas decisões baseadas na emoção. Quase nada é na razão. Muita gente vai te aconselhar do contrário. “Tome decisões racionais”. Eu não concordo. Computadores e robôs tomam decisões baseadas na razão. O caminho da razão é o caminho das pessoas rígidas. Eu prefiro ser pura emoção. Flexibilidade. Humanidade. Feeling. Contato. Relacionamento. Tesão. A decisão racional é baseada em dados do passado. As emoções são justamente o combustível que você vai precisar para tomar uma decisão na sua vida sobre uma coisa que ainda não aconteceu e não temos dados a respeito. Nunca teremos.

16. As mudanças são sempre possíveis. A qualquer momento. Em qualquer lugar. Sempre dá para mudar. Não tá feliz no trabalho? Larga. Não tá feliz com o marido? Larga. Não existe uma arma apontada para a sua cabeça te obrigando a fazer nada. Faz dez anos que você está afastado de um mercado? Não interessa. Ainda dá para voltar. Tudo é relacionamento. Alguém que conhece alguém que conhece alguém ainda pode te indicar para alguma coisa. Você é da área de produtos e nunca vendeu serviços? Não interessa. Ainda dá tempo de vender serviços. Você tem 80 anos e não sabe inglês? Não interessa. Ainda é possível aprender inglês com 80 anos. Eu tenho 47 anos. Eu já me reinventei 7 vezes. Eu tive oito profissões diferentes. E ainda pretendo me reinventar muitas vezes. O Jordão que você conhece hoje não será o Jordão que você vai conhecer daqui 10 anos. Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter a velha opinião formada sobre tudo. Sacou?

15. Seja grato cacete! MUITO MUITO MUITO MUITO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO pela camiseta que eu estou vestindo, pela água que eu estou bebendo, pelo sabonete que eu estou usando, pelo papel higiênico que eu tenho no meu banheiro, pelo ar que eu respiro, pela lâmpada que eu pude comprar para o abajur do meu quarto, pela internet que tem na minha casa, pelos videos que eu faço, pelo blog que eu tenho. Eu agradeço por tudo o tempo todo. Eu fico puto da vida quando eu vejo uma pessoa batendo uma porta com força, ou largando um livro na mesa sem nenhum cuidado, ou imprimindo algum e-mail que não vai ler. Os gratos são pessoas que fazem mais com menos. São pessoas que não desperdiçam. São pessoas que valorizam o que tem. Eu aprendi muito sobre gratidão com os meus pais e com o meu trabalho. Eu nunca trabalhei em empresa de galã. Eu sempre trabalhei em ambientes espartanos onde sempre foi preciso fazer sacrifícios para fechar a conta no azul.

14. Você precisa de um tempo com você. Eu tenho um ritual matinal. Todos os dias eu acordo 5:30h da manhã. Leio por 30 minutos. Acordo os filhos. Levo os moleques para a escola. Corro oito a dez quilômetros, faço academia e gravo um video. Das 7:00 as 9:00h da manhã eu não atendo celular. Eu não acesso redes sociais. Essas duas horas são minhas. Eu utilizo esse tempo para malhar o corpo e pensar nas coisas que eu tenho para fazer no dia. Ninguém me interrompe. Essa vida de deixar-se interromper pelos outros é coisa de maluco. Eu não quero isso para mim.

13. De Zé Mané para Presidente de Multinacional. Todo mundo pode mudar. Todo mundo pode evoluir. Nesses 47 anos de vida eu vi muitas pessoas que ninguém apostava nada se transformarem em potências trinta anos depois. Todo mundo tem o dom da genialidade. Alavancar o gênio que tem dentro de nós é uma consequência dos livros, das pessoas, das conexões que fazemos ao longo da vida. Não acredite que o seu começo é o seu fim. Não é mesmo.

12. Eu não sei se a vida tem altos e baixos. Eu nunca me senti por baixo. Os meus amigos faziam escolas de inglês. Eu não. Eu não tinha dinheiro. E nem por isso eu deixei de aprender inglês ou invejava os meus colegas. Os meus amigos faziam academias de musculação. Eu não. Eu não tinha dinheiro para isso. Eu malhava nos aparelhos gratuitos instalados no Parque da Aclimação e no Parque do Ibirapuera. Eu nunca me senti por baixo por causa disso. Os Vales da Vida não são vales se você olhar para eles como se fossem planaltos. Eu sempre olhei para cada momento da minha vida como se fosse a última bolacha do pacote.

11. Leve tudo muito a sério. Inclusive a diversão. Para mim tudo tem que ser divertido. Cedo ou tarde eu acabo transformando a coisa mais séria do mundo em uma grande piada. Eu sou daqueles que perdem o amigo mas não perdem a piada. Fora a TENSÃO da vida e VIVA O TESÃO DA VIDA. O nosso ambiente de trabalho tem que ser divertido. As conversas tem que ser descontraídas. As pessoas estão tensas. É nosso dever relaxar as pessoas.  As pessoas trabalham muito mais quando elas estão sorrindo. Eu espero contribuir muito para a expansão do sorriso-sério no mundo.

10. Nunca desista. Mas seja flexível o suficiente para mudar a abordagem e escutar os outros durante o percurso. Eu costumo dizer que eu sou apenas o cara que acende o fósforo e joga o bicho em cima da palha para iniciar um incêndio. Quem realmente bota fogo em tudo são os outros. Faz tempo que as coisas que eu faço são resultados de ideias originadas dentro da minha cabeça mas modificadas durante a execução por trocentas outras pessoas muito melhores do que eu. Não seja teimoso em querer as coisas do seu jeito.

9. Dê uma segunda chance para as pessoas, mas não uma terceira. Todo mundo merece uma segunda chance, mas não uma terceira chance. Se alguém pisar na bola três vez com você, tá fora. É terrível, mas as pessoas tendem a repetir os mesmos comportamentos bons e ruins ao longo das suas vidas. Vide eu mesmo. Infelizmente e felizmente.

8. Seja um excelente vencedor. O excelente vencedor é aquele que divide os méritos do prêmio que ganhou com todas as pessoas que o ajudaram a fazer e acontecer. Dezenas de vezes ao longo desses anos todos eu tive o prazer de reconhecer o trabalho de dezenas de pessoas na frente de centenas de pessoas. É a coisa mais linda do mundo. As pessoas adoram ser reconhecidas, ainda mais quando realmente merecem. Não desperdice a chance de reconhecer pessoas em público. Na próxima reunião da sua empresa, reconheça alguém. Sempre.

7. Homenageie os seus pais em vida. Eu sou o que sou por conta dos pais que eu tive. O meu pai chama-se José, a minha mãe chama-se Maria. É mole? Todos os anos eu faço uma homenagem aos meus pais no EPICENTRO. Na frente de todo mundo. Para que fique muito claro para todos a importância que eles sempre tiveram na minha vida. Não espere os seus pais morrerem para você falar para eles o quanto eles foram importantes para você. Faça agora!

6. Lembre-se que 80% de chance de sucesso em qualquer trabalho tem a ver com a sua habilidade em saber lidar com pessoas. Seja humilde. Não tenha preconceitos. Abrace as diferenças. Escute antes de julgar. Sente a mesa com aqueles que nem mesa tem. Sente a mesa daqueles que podem comprar todas as mesas. Agora… quando você tiver muita grana, construa mesas maiores e não muros mais altos. Nunca jamais fale mal de uma pessoa para outra pessoa. Nunca. Não contribua para a separação das pessoas. Pelo contrário, seja um agregador de pessoas.

5. Não espere que a vida seja justa. A vida não é justa. Ou talvez seja justa no longo prazo. Não interessa. Não vem ao caso. Eu nem quero saber. Faça o que tem que ser feito. Faça o que é correto. Faça o que é moralmente ético. Faça aos outros o que você gostaria que fizessem com você. Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Faça de coração. Faça porque você quer. Faça sem esperar nada em troca. No Japão existe uma palavra para isso: Omotenashi, significa considerar o próximo mais importante do que você mesmo. O-MO-TE-NA-SHI!

4. Vendas cura tudo! Quantas vezes eu já presenciei situações onde uma simples ligação de um cliente fechando um novo negócio levantou o astral de 30 pessoas que estavam no fundo do poço sem esperanças de novos negócios…., VÁRIAS VEZES! VENDAS CURA TUDO! De nada adianta uma infinidade de planos e apresentações corporativas se ninguém vende nada. Por outro lado, VENDAS CURA tanta coisa que as vezes não é bom. Eu já presenciei situações onde eu mesmo torci para não batermos a meta porque eu sabia que se batêssemos a meta, os problemas da empresa seriam jogados para debaixo do tapete. Quando se bate a meta, parece que tudo se resolve. E não é verdade. VENDAS CURA TUDO mas não deixe a ilusão de uma meta batida esconder os problemas da empresa.

3. Vivemos na Era da Generosidade. Você tem que DAR DAR DAR até doer! Todos os dias alguém faz alguma coisa de graça para você. Você usa o Waze para cima e para baixo sem dar um centavo para os caras. Você utiliza artigos da Wikipedia sem pagar nada. Você se acaba de rir no YouTube e nem um joinha é capaz de dar para o dono do video. A minha escola de vendas foi a venda de software. Em 1990 poucas pessoas no Brasil entendiam a diferença entre um software e um hardware. A necessidade de ensinar as pessoas a diferença entre um disco rígido e um cartão de memória ANTES de vender me ensinou tudo que eu precisava saber sobre generosidade no marketing. Eu faço marketing de conteúdo desde 1989. Desde 1989 eu crio conteúdo e espalho informações para milhares de pessoas em todos os cantos do Brasil. Faz 20 anos que eu escrevo de graça, faço palestras de graça, dou consultorias de graça. É besteira fazer isso? NÃO! Esse tipo de atitude está alinhada com o Século 21. O Século da Generosidade. Tudo que eu tenho hoje em termos de bens materiais eu devo ao fato de ter sido generoso com tudo que eu sei ao longo dos últimos 25 anos. Se você não tem tudo que você quer, é porque você não está dando tudo que você poderia dar. Tem que dar até doer!

2. Só a verdade ofende. A verdade machuca. A verdade doi. A verdade liberta. Busque a verdade. Sempre. Peça por feedback para as pessoas. Sempre. No princípio as pessoas vão mentir para você. Mas se você continuar a pedir por feedback para as pessoas, um dia você vai começar a ouvir a verdade. E ai você vai começar a crescer mais alinhado com quem está a sua volta. Só a verdade ofende mas só a verdade liberta.

1. O propósito da vida é iluminar a escuridão. É meu velho… se você ainda não sabe, eu vou te dizer: o propósito da vida é iluminar a escuridão. O propósito da sua vida é energizar a vida dos outros. O propósito da sua vida é levantar o astral das outras pessoas. O propósito da sua vida é atender o telefone com o maior tesão do mundo. O propósito da sua vida é cuidar de pessoas que não merecem ser cuidadas. O propósito da sua vida é preencher a escuridão das pessoas com a sua luz. Esse é o propósito da vida. Eu descobri isso nos últimos 47 anos e pretendo aplicar essa filosofia de vida até o último segundo da minha vida.

Ufa!

Gostou?

47 lições de vida.

E olha que eu deixei muita coisa de fora.

Muita.

Eu tenho certeza que você também tem muitas lições de vida para contar.

Que tal você compartilhar algumas lições de vida na área de comentários?

Vamos lá!

Participe!

Comente.

Quais são as lições de vida que a vida te ensinou até agora?