25 Estatísticas de Vendas que vão mudar a sua abordagem de vendas.

Se você é daqueles que precisam de números para se convencer de alguma coisa, ou se você é daqueles que precisam de números para saber o que está acontecendo, confere agora uma série de estatísticas de vendas que eu reuni sobre vendas que podem e devem mudar a sua abordagem de vendas.

Vendas é um jogo de número.

As estatísticas de vendas são parte desse jogo.

Quais são as suas estatísticas de vendas?

Vendas não é pura e simplesmente uma arte.

Não mesmo.

Quais são as suas estatísticas de vendas?

Você já parou para pensar nisso?

Enquanto você pensa em quais são as suas estatísticas de vendas, confere algumas estatísticas que vão fazer você pensar:

(1) 65% dos gestores de vendas das empresas que tem 75% dos seus vendedores batendo metas todos os meses nos últimos 6 meses nos EUA dedicam mais de 30% do seu tempo para fazer coach 1-a-1 nos seus vendedores. Fonte: Sales Readliness Group. SUGESTÃO JORDÂNICA: Dedique 30% do seu tempo para fazer coach 1-a-1 nos seus vendedores. O que mais eu poderia dizer?

(2) 6.8 pessoas estão envolvidas em um típico processo de vendas dentro de negócios B2B. Fonte: CEB. SUGESTÃO JORDÂNICA: Vendas não é mais sobre vender para uma pessoa. Vendas é sobre vender para um grupo de pessoas. Você vai ter que aprender a se relacionar com o Comprador e com o Empreendedor. Cada influenciador compra por um motivo diferente. Prepare-se para vender de acordo.

(3) A maioria dos emails são abertos entre as duas e cinco da tarde. Fonte: Mailchimp. SUGESTÃO JORDÂNICA: Se continuar enviando emails na parte da manhã, a sua mensagem tende a entrar no bolo que será deletado de uma vez.

(4) 57% das pessoas marcam os e-mails como SPAM quando não conhecem o remetente. Fonte: Mailchimp. SUGESTÃO JORDÂNICA: Não adianta nadaficar espanando as pessoas que você não conhece. Quer aumentar a sua lista de e-mails? Crie conteúdo! Crie e-books, webinários, infográficos, videos e muito mais.

(5) É 40% mais difícil conseguir uma resposta positiva de um cliente do que dois ou três anos atrás. Fonte: Hubspot. SUGESTÃO JORDÂNICA: Você tem que vender o problema que você resolve e não o produto que você vende. Enquanto você continuar a insistir na pegada da “venda de solução”, você vai continuar na fila dos vendedores que são ignorados pelos clientes.

(6) 96% dos visitantes que chegam no seu web site não estão prontos para comprar. Fonte: ION Interactive. SUGESTÃO JORDÂNICA: 50% dos banners do seu web site devem ser OFERTAS DE PRODUTOS ou SERVIÇOS. 50% dos banners do seu web site devem ser sobre CONTEÚDO que possa ajudar a tomar uma decisão.

(7) 62% dos vendedores atuais viraram vendedores por acaso. Fonte: USA Deparment of Labor. SUGESTÃO JORDÂNICA: De preferência para contratar “filhotes de outros vendedores”. De preferência para contratar pessoas quem sonhavam desde criança em se tornar vendedores. De preferência para pessoas que investem do próprio bolso na sua própria formação. O problema da turma que virou vendedor “por acaso” é que a grande maioria dessas pessoas não investem na própria formação de vendas. Eles não acreditam que vendas é uma profissão. Uma vez que vendas passa por uma revolução sem precedentes, ficar sem se atualizar em vendas é a morte. Do vendedor e da empresa.

(8) Apenas 34% do tempo de um vendedor é usado para vender. Fonte: Hubspot. SUGESTÃO JORDÂNICA: Automação de Vendas. Treinamento. Agenda.

(9) Quando uma pessoa escuta uma informação, ela tende a lembrar-se de 10% da informação três dias depois. Entretanto, se essa informação estiver no formato de imagem (infográfico ou video), as pessoas tendem a reter 65% da informação três dias depois. Fonte: Brain Rules. SUGESTÃO JORDÂNICA: Não é a toa que o Instagram BOMBA. Somos seres que ficam facilmente encantados por imagens e videos. Faça videos! Faça infográficos!

(10) Em 2017, o conteúdo em video irá representar 74% de todo o tráfego na internet. Fonte: KCPB. SUGESTÃO JORDÂNICA: Você ainda não faz videos??? Tá loco!!! Faça videos-testemunhais, faça videos sobre produtos, faça videos que ensinam o cliente a mexer no seu produto, faça videos que educam o seu cliente sobre todas as possibilidades do produto.

(11) Usando a palavra “video” na linha de assunto do seu e-mail aumenta a taxa de abertura em 19% e cliques em 65%. Fonte: Invodo. SUGESTÃO JORDÂNICA: Pois é… video bomba até no texto. Experimente enviar um email para os seus clientes com o ASSUNTO: “Você tem que ver esse video”. Depois me conta se a taxa de abertura e cliques no seu email aumento 10x ou 20x.

(12) Somente 2% das ligações frias que você faz para um cliente resultando em reuniões marcadas. Fonte: Hubspot. SUGESTÃO JORDÂNICA: Antes de fazer a ligação, siga o potencial cliente nas redes sociais. Envie um e-mail. Apareça no seu radar.

(13) As melhores horas para fazer ligações ativas para clientes é no começo do dia ou no final do dia. Fonte: Instinto Jordânico. SUGESTÃO JORDÂNICA: Faça 8 ligações antes das 8, e 6 depois das 6.

(14) Na média um vendedor faz 8 ligações por hora, prospecta 6.5 horas, para marcar uma reunião. Fonte: Ovation. SUGESTÃO JORDÂNICA: O vendedor tem que usar TODAS as ferramentas de prospecção disponível a seu favor. O telefone é uma das ferramentas mais importantes, mas não é a única. Se o cliente não atende a sua ligação, ataque o bicho pelo linkedin. Se o cliente não responde o seu e-mail, curta as publicações do bicho no Face.

(15) Para uma venda acontecer você precisa fazer pelo menos 5 follow-ups. Fonte: O Faraó do Egito. SUGESTÃO JORDÂNICA: Essa estatística é tão velha e válida quanto o Antigo Egito. Os vendedores amadores desistem na primeira patada que levam dos clientes. Os vendedores profissionais sabem que o próprio cliente se arrepende depois que deu a primeira patada. NUNCA DESISTA DE CLIENTE ALGUM! Se o cliente tem o problema, e você tem o remédio, a sua obrigação é curá-lo.

(16) Se você fizer o follow-up dentro de 5 minutos, você tem 9x mais chances de ganhar o negócio. SUGESTÃO JORDÂNICA: Retorne as ligações e os emails dos seus clientes IMEDIATAMENTE! Não caia nessa conversa de vendedor velhaco que gosta de deixar o cliente esperando para botar banca de pessoa importante. Esse tipo de estratégia NÃO FUNCIONA MAIS! Responda todas as solicitações que chegam no seu colo em menos de 5 minutos.

(17) Os leads que são abordados consistentemente pelos vendedores fazem compras 47% maiores do que os leads que o vendedor deixa esfriar. Fonte: Linkedin. SUGESTÃO JORDÂNICA: Ninguém compra de alguém que aparece na sua frente a cada 90 dias. A cada 9 dias você tem que enviar algum conteúdo bacana para o seu cliente. Não se esqueça disso! Automatize se necessário.

(18) Depois de uma apresentação de vendas, 63% dos participantes lembram de histórias. Somente 5% lembram das estatísticas. Fonte: Linkedin. SUGESTÃO JORDÂNICA: Será que esse post com tantas estatísticas sobre vendas não serve para nada?

(20) A parte mais inesquecível de uma apresentação de vendas é o seu final. Fonte: Linkedin. SUGESTÃO JORDÂNICA: Coloque uma bomba no final da apresentação.

(21) Os vendedores que usam redes sociais tem 79% de chances maiores de bater a meta de vendas em comparação aos vendedores que não usam redes sociais. SUGESTÃO JORDÂNICA: É impressionante a quantidade de vendedores que simplesmente ainda ignoram as redes sociais para vender. PIADA!!!! Usar o facebook para falar de futebol ao invés de falar de negócios é pura burrice. Usar o Instagram para seguir mulher pelada ao invés de (também) falar de negócios é coisa de otário.

(22) 91% dos clientes dizem que ficariam muito felizes em indicar os seus fornecedores para os amigos. Somente 11% dos vendedores pedem por indicação. Fonte: Linkedin. SUGESTÃO JORDÂNICA: Peça por indicações na sua ligação de pós-venda.

(23) 77% dos compradores B2B só conversam com vendedores depois que fazem pesquisas nas redes sociais. Fonte: Linkedin. SUGESTÃO JORDÂNICA: Se você não produz informação na internet, você não existe.

(24) 70% das pessoas tomam decisões de compras para resolver problemas. 30% tomam decisões para ganhar alguma coisa. Fonte: Impact. SUGESTÃO JORDÂNICA: Aspirina vende muito mais que vitamina. Você tem que vender DOR e não oportunidade.

(25) Por ano você perde 14% dos seus clientes. Fonte: BusinessBrief. SUGESTÃO JORDÂNICA: Nunca pare de prospectar novos clientes. NUNCA!

(26) 84% dos compradores B2B tomam uma decisão baseados em uma indicação. Fonte Linkedin. SUGESTÃO JORDÂNICA: Depois da crise…, os sobreviventes serão aqueles que conseguirem provar que realmente transformaram a vida de seus clientes.

Gostou?

Fique a vontade para fazer os seus comentários e adicionar as suas estatísticas de vendas.

VAMOS AI!

Mexer nos números!

QUEBRAR TUDO!

ARREBENTA!