9 perguntas para acelerar você.

E aí, galera. Beleza? Aqui é o Jordão e hoje vou responder nove perguntas que me mandaram recentemente. Mas, eu também gostaria de ver a sua resposta para essas perguntas. Então, vai à área de comentários e coloque a sua resposta. Eu quero ver a sua opinião também. Tranquilo?

1. Qual é a principal ferramenta de vendas que um vendedor tem nas mãos hoje?

Cara, telefone é a principal ferramenta de vendas. Visitar cliente e vender é legal. Whatsapp com o cliente é show de bola. Mas nada como um telefone para criar relacionamento, abrir relacionamento, conhecer novas pessoas, apresentar suas propostas, apresentar seus negócios. Use o telefone. Pare de dar desculpinha que você tem que estar em uma reunião, que você tem que fazer relatório, que você tem que fazer não sei o que lá no CRM. Pare de desculpinha e vai para o telefone, cara. Pare de enrolar. Vendedor fica o dia inteiro sem ligar para ninguém. Isso não é vendedor. É Zé Mané. Tem que ficar ao telefone.

2. Qual o perfil do vendedor ideal?

Para responder essa pergunta, ao invés de vir com teoria, eu vou falar de um cara chamado Anderson Bigate, que é um cara que trabalhou comigo há 25 anos na Tech Data. Hoje é o galã da Microsoft. Está nos Estados Unidos há um tempão com a família. E ele fazia uma coisa muito legal, há 25 anos, que era conectar as pessoas. O cara ia visitar o nosso revendedor, nosso cliente da Tech Data, e voltava para o escritório. Eu o via conectando as pessoas. "Eu fui a um revendedor. O cara está com problema de gestão. Quem pode me sugerir um livro, um curso para ele fazer?" Não tinha nada a ver com o produto que ele vendia. Mas, ele conectava os clientes com as verdadeiras soluções para os problemas deles, independente de ele vender ou não aquela solução que iria resolver o problema do cara. Então, um dos papéis do vendedor é conectar as pessoas. Faça isso que, um dia, quem sabe, você vá morar nos Estados Unidos, trabalhando pela Microsoft. Não é, não?

3. Você tem algum livro de vendas para sugerir para a gente ler?

Cara, o livro que eu sugiro para você devorar chama-se Máquina de Vendas, ou alguma coisa assim, do Chet Holmes. O cara já morreu, um americano gente boa, legal pra caramba. Há muito tempo atrás, ele escreveu esse livro legal pra caralho. Máquina de Vendas ou Máquina Definitiva de Vendas, alguma coisa assim, do Chet Holmes. Lê! Esse cara escreveu sobre o marketing de conteúdo muito antes desses caras babacas do marketing de conteúdo que apareceram aí agora. Então, Máquina Definitiva de Vendas. Leiam!

4. Qual é a música que você escuta para manter o pique?

Cara, Metallica. Ride The Lightning. Master of Puppets. Creeping Death. Seek And Destroy. São as músicas que, inclusive, eu escuto antes de fazer uma ligação. As músicas que, inclusive, eu escuto antes de fazer uma palestra. São as músicas que eu escuto antes de entrar em uma reunião com o cliente. São as músicas que eu escuto antes de sair do carro e entrar no escritório de um cara. Eu recomendo a você a colocar música. Se você está com medinho, se você está com mimimi de fazer qualquer coisa aí, põe uma música que você gosta. Se você gosta de funk, dessas coisas aí, beleza, cara. Mas, põe uma música que dá um astral em você. Põe uma música e faz a ligação. Põe a música e faz outra ligação. Põe a música e faz uma reunião. Põe Ride The Lightning e vai pedir aumento para o chefe. Beleza?

5. Qual a primeira atividade de vendas que o vendedor deveria fazer de manhã?

Eu falo a minha, aí você fala a sua, beleza? A minha é fazer esse vídeo aqui. Toda manhã, eu faço um vídeo, que tem o objetivo de atrair novos clientes, captar novos clientes, porque esse vídeo vai ser visto por pessoas que não me conhecem ainda. Então, a ideia do vídeo é captar clientes. É a primeira coisa que eu faço de vendas no dia, porque eu acredito em captar novos clientes. A segunda coisa é reter os clientes. Então, depois que eu faço o vídeo, eu vou para o escritório e, até meio-dia, eu faço follow up. Eu vou para cima dos negócios que estão parados, via Facebook, via Whatsapp, via telefone, via reunião, via LinkedIn, via todas as redes sociais e todos os meios de contato que eu tiver. Eu vou para cima para fazer follow up sem medinho, sem mimimi nenhum. Eu vou para cima para reter cliente. Então, abrir e reter clientes são as principais atividades que os vendedores deveriam estar fazendo de manhã.

6. Qual a rede social mais legal que você acha que você usa?

Para mim é o LinkedIn. O LinkedIn tem mais de 25 milhões de brasileiros. O seu próximo cliente, provavelmente, está no LinkedIn, participando de um grupo de discussão que você deveria participar e não está participando. LinkedIn é mais legal que Facebook, é mais legal que Twitter, é mais legal que Youtube. LinkedIn para gerar negócios é muito legal. Participe de um grupo e vá lá detonar.

7. Qual é a pergunta que um vendedor deveria estar se fazendo o tempo todo, todos os dias?

A pergunta é "como eu posso ser mais produtivo hoje?" Sempre se faça essa pergunta. Você vai pensar assim: "Eu tenho que visitar cliente." Será que você tem mesmo? Será que não tem um jeito mais eficiente. "Ah, eu tenho que fazer essa apresentação, senão o cliente não vai me receber." Você tem mesmo que fazer essa apresentação? Então, sempre se pergunte qual é o jeito mais produtivo de trabalhar antes de você sair fazendo qualquer coisa. É uma pergunta super importante. Às vezes, vocês recebem leads. Os leads são fracos. O marketing gera uns leads meia boca. Então, uma maneira de você gerar negócios, é esperar os leads do marketing. Uma maneira mais produtiva é você mesmo ir atrás dos seus próprios leads. O marketing nunca conseguirá mandar para vocês todos os leads prontos, do jeito que você precisa, para você fechar a sua meta. Não fique esperando esses caras aí. Legal se eles puderem mandar um ali, um aqui e tal. Mas, você tem que ir atrás dos seus próprios leads, seja no LinkedIn, seja em outras redes sociais, seja em eventos, etc. e tal. É mais produtivo do que ficar esperando esses caras de marketing mandar para você.

8. Qual o papel do vendedor na era da internet?

O papel do vendedor é mostrar para o cliente que ele tem um problema que ele não sabe que tem. É jogar uma luz em um problema que ele não sabe que existe. Você vende soluções. O cliente está correndo atrás do rabo. O papel do vendedor é mostrar para ele que ele tem uma dor e não está sabendo. Porque, enquanto a sua mensagem de marketing não for personalizada o suficiente para cada um dos seus 5 mil clientes entender como você soluciona a necessidade dele, o vendedor continua sendo importante. Então, você precisa fazer essa tradução, essa interpretação daquilo que você vende e mostrar para o cliente que ele tem uma dor que ele não sabe que tem.

9. O que você faz para ficar motivado?

Primeiro, é fazer tudo isso que eu acabei de falar. Se você fizer tudo isso que eu acabei de falar, você vai ficar com um puta gás. Outra coisa é vocês realmente terem resultado. Nada como ter resultado, bater uma meta, para você ficar com gás.  Nada como fazer uma venda para você ficar com gás. E, para você fazer uma venda, faça essas coisas todas que eu estou falando aqui. As coisas que eu já falei em outros vídeos aí e que eu ainda vou falar. A melhor maneira de motivar uma pessoa é vencer. Não adianta ficar passando filminho de nego tocando violino com a língua para dar uma motivada no vendedor, porque a verdadeira motivação vem do sucesso. Tem que dar certo para ficar com gás. Tem que vencer para ficar com gás. Então, para vencer, tem que ligar, tem que ler, escutar uma música legal para ficar com gás, fazer todas essas coisas que eu falei aqui, que vai te dar um gás e vai te motivar. Beleza, galera? É isso aí? Agora eu quero ver as respostas de vocês para essas perguntas. Coloca aí, na área de comentários. Grande abraço.

Gostou da dica? Para assistir o video onde eu falo sobre esse insight vai aqui: http://ow.ly/4ngml3