O meu conselho de carreira para os melhores vendedores.

Hoje eu tenho um conselho de carreira para dar para os melhores vendedores. Esquece esse troço de ser gerente de vendas, meu amigo. Não tem nada a ver. Para de ficar frustrado e desmotivado porque você não é gerente de vendas. Para de pensar isso. O caminho da sua carreira, do seu crescimento não passa por você ser gerente de alguém, não. Esquece essa ideia. Tira da cabeça essa ideia. Você é o melhor vendedor! Bate meta todos os meses, todos os anos. O seu crescimento não é ser gerente. Inclusive, eu vou te falar uma coisa, cara, é chato demais ser gerente de gente. É chato demais você ser um cara que sua meta depende do sucesso de 45 caras. Você tem que ficar de babá de 45 adultos. É um saco! É um saco fazer isso. Agradeça o fato de você ser um cara que trabalha em uma posição que não depende de ninguém para ser bem sucedido. Só depende de você, vendedor. E melhor ainda se você trabalha em uma posição de vendas que não tem teto, que você pode ganhar o quanto quiser, que só depende de como você trabalha. Cara, que legal isso!

Você está reclamando, está chorando? Agradece que você não tem nenhum funcionário e vamos para as cabeças, cara. E aí, ao invés de querer crescer para cima, vamos crescer para os lados. Quantos clientes você atende? Vinte e cinco clientes? Quantos produtos a sua empresa vende? Trinta e cinco? Quantos desses 35 você está vendendo na sua super conta? Eu aposto com qualquer um aqui que você está vendendo no máximo 20% dos produtos da empresa. A empresa em que você trabalha está criando outros departamentos, super departamento de especialistas, departamento de pré-vendas, departamento disso e daquilo, para conseguir vender os 35 produtos que ela tem, as 35 linhas de serviços que vocês têm, porque você não consegue. Porque o seu colega também não consegue falar de tudo o que a empresa tem para o cliente. Então, você tem uma missão incrível. A empresa que você trabalha comprou um monte de empresas, tem um monte de serviços legais. Você tem uma missão incrível de colocar essas coisas para o seu cliente, de vender mais para o seu cliente, de ajudar a empresa a vender o mix inteiro para esse seu cliente. Esse é um dos caminhos para você crescer como melhor vendedor: para o lado, ampliando o número de produtos, serviços e soluções que você vende para os seus mesmos clientes. Você é capaz de fazer isso sem precisar de especialistas e pré-vendas.

Outra ideia de projeto que eu dou para você, melhor vendedor, para você crescer para o lado, para você crescer como pessoa, é você virar para o seu diretor, o seu gerente e falar assim: "Olha, eu estou vendo aqui que das cem propostas que a gente manda todo mês, apenas dez a gente fecha. Eu estou vendo aqui que tem propostas paradas há 67 dias. Não apenas a proposta, mas o status, inclusive. Não teve nenhuma alteração do status da proposta nos últimos 67 dias. Eu gostaria, chefinho, de ser o líder de um troço aqui que eu estou inventando, que eu imaginei, que é assim: líder do projeto do pipeline, líder do projeto das propostas. Eu quero ser o cara que vai assessorar os meus colegas, a ponto de ajudá-los a fechar mais rápido, a fechar um número maior de proposta, a evitar que esse troço fique 67 dias parado, sem nenhuma atualização de status. Eu quero ser o cara que vai fazer interface com o marketing para que eles possam fazer materiais que ajudem a gente a realmente fechar, e não aqueles folhetos que ninguém ler. Eu quero ser essa interface. Eu quero ser o líder do projeto pipeline, o líder do projeto processo de vendas, o líder do projeto que vai assegurar que os negócios vão acontecer mais rápido. Posso ser isso, chefe?"

Entendeu, meu amigo? Ao invés de querer crescer para cima, que não é o caminho, que não tem nada a ver. O artilheiro do time não vira técnico. Você já viu o Pelé treinando algum time? Você já viu o Ronaldão treinando algum time? Você já viu o Ronaldinho treinando algum time? Nunca, cara. Quem são os técnicos? Titi, que não foi artilheiro. Muricy Ramalho, não foi artilheiro. Quem mais? Felipão não foi artilheiro. Telê Santana foi um grande técnico, um dos melhores do Brasil, e não foi artilheiro. Esses caras viram técnicos porque são os caras que, como não fazem gol o tempo todo, ficam ali monitorando, aprendendo, estudando. Eles entendem como as coisas funcionam e acabam virando técnicos. O seu caminho não é ser gerente de vendas. Eu sei que por status você gostaria de ser, para falar para a esposa que tem 45 negos se reportando para você. Mas vou te falar de novo: é muito chato ser babá de adulto. E é muito legal você poder dizer para você: "Eu posso ganhar cinco vezes mais no mês que vem, só depende de mim. Só depende do meu estudo, da minha preparação e da minha capacidade de ser um cara melhor."

Beleza, galera. Vamos aí? Esse é o seu futuro! Vamos para as cabeças!

Gostou da dica? Para assistir o video onde eu falo sobre esse insight vai aqui: http://ow.ly/4ng2jt