Como motivar a sua equipe de vendas.

Como-motivar-a-sua-equipe-de-vendas.

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão. E qual foi a última vez que você viu o seu nome em terceiro lugar no ranking de alguma coisa? Qual foi a última vez que você viu o seu nome em terceiro, em quinto, em sétimo, em nono lugar no ranking de alguma coisa? Porque se você for como a maioria das pessoas, a última vez que você viu o seu nome no ranking de alguma coisa foi na escola, quando o professor mandou lá, listou lá o ranking dos melhores alunos, você apareceu em 17º lugar. Depois dos 15 anos, nunca mais, nunca mais. Só que ter o seu nome no ranking de alguma coisa dá um gás absurdo na pessoa. Sabe qual a ideia que eu tenho para vocês hoje? Se você for o dono da empresa, se você for o diretor de vendas, o diretor de marketing, tiver poder no lado de negócios da empresa, sabe o que você tem que fazer, cara? Faz um e-mail para todo mundo hoje, manda um e-mail falando assim: “Galera, amanhã, às 9h da manhã, quero ver todo mundo na entrada da empresa para uma reunião especial porque eu tenho uma surpresa.” Aí, no dia seguinte, são quase 9h da manhã, todo mundo na frente da empresa e se perguntando cadê você porque você ainda não chegou. Aí, dá 9h, imagina a cena, você me aparece em cima de uma Harley Davidson, todo de preto, capacete, estaciona a Harley Davidson, tira o capacete, desliga a moto, sai da moto, vira para a galera e fala assim: “E aí, galera? Beleza? Está vendo essa Harley Davidson? Essa Harley Davidson vai para o cara que vender um milhão esse mês. Vai para o cara que trouxer cinco novos negócios esse mês. Vai para o cara que fizer cinco novos negócios com 25% de margem esse mês. Vai para o cara que fizer cinco negócios com aquele serviço que a gente lançou seis meses atrás e que ninguém conseguiu vender ainda esse mês. Vai para o cara que trouxer cinco novos negócios no Rio de Janeiro, que é um mercado que a gente está tentando entrar e não consegue. Vai para esse cara. Está aí. Já comprei a moto e vai para um de vocês!” E aí, você põe a moto do lado direito, do lado esquerdo, você abre uma cartolina, prega na parede com o nome de todos os vendedores, com o nome de todos os funcionários. E aí, imagina a cena três dias depois. Chega o João para trabalhar, dá de cara com o ranking e vê o nome dele com 75 pontos, em quinto lugar. E ele fala assim: “Pô, a Maria está na minha frente. O Joãozinho está na minha frente. Pô esses caras são que nem eu, sentam do meu lado, comem o que eu como, eu vou passar na frente desses caras. Eu consigo. Essa Harley Davidson vai ser minha. Vai ser minha!”

Um ranking, cara. Uma competição dá um gás absurdo. O ano tem 12 meses. Você tem que ter 12 campeonatos na sua empresa. É um absurdo trabalhar em um lugar que entra mês, sai mês, entra mês, sai mês, entra mês, sai mês e não tem competição. Não tem competição. Aquela monotonia. Nada a ver, velho! Nada a ver. Você tem que ter uma competição. “Pô, Jordão, mas você não acha que isso aí não é muito saudável e tal? Os caras vão querer se matar e tal.” Não, meu velho, não, cara. O cara que pensa assim é o cara que nunca participou de uma competição porque eu sempre participei de competição, desde o meu tempo de escola. Fiquei em quinto lugar no futebol de salão, fiquei em terceiro lugar no xadrez, fiquei em segundo lugar no handebol, entendeu? E eu sei o gás que dar você ver que você consegue. Você está em quinto lugar, o cara na sua frente. O cara não tem nada de melhor que você e você consegue. E você pega o primeiro lugar, dá um puta gás, motiva. Você tem que fazer competição na sua empresa.

Mas eu não estou querendo dizer assim que você tem que fazer uma competição que um vai querer matar o outro. Aí, cara, para um não matar o outro, você tem que criar metas individuais pra cada um. Certo? Você vai para a esquerda, você vai para a direita. É possível você criar um campeonato com a galera, onde eles não disputam o mesmo produto, onde eles não disputam o mesmo cliente, onde eles não disputam o mesmo território. Entendeu, cara? Mas tem que ter competição, velho! Compra uma Harley Davidson, cara! Entra com um Corsa novo na empresa, cara. Ou uma bicicleta elétrica, ou uma bicicleta. Ou dois iPads. Ou um iPhone. Ou um Hiphone ching ling. Ou um Samsung, cara. Mas, pô, acorda para a vida e faz um campeonato na sua empresa para dar gás. Vai ter as Olimpíadas aí, como você acha que campeonato não motiva. Copa do Mundo não motiva. Você está louco? Pergunta para todos os jogadores que participaram de uma Copa do Mundo. Até os negos da Nigéria que foram eliminados na primeira fase estão com um puta tesão de estar em uma Copa do Mundo.

Façam campeonatos na sua empresa! Vamos acabar com essa crise criando uma competição que mexe com o brio de todas as pessoas que trabalham na sua empresa. Beleza, galera? Quero ver esse troço aí e eu quero ver você postar embaixo desse vídeo o nome do seu campeonato e a tabela da galera aí. Valeu?

Se você gostou desse vídeo, vai lá no meu YouTube, no meu canal Ricardo Jordão Magalhães. Tem mais de 1.400 vídeos como esse, de ideias como essa, práticas, que só precisam da sua boa vontade para fazer acontecer. Beleza? Vai lá. Ricardo Jordão Magalhães no YouTube, assina que você vai pirar a cabeça. Se não for o suficiente para dar um gás em você, assina a Universidade BizRevolution onde você vai encontrar mais de cem cursos on-line que eu faço e aí você vai pirar ainda mais a cabeça e vai acelerar ainda mais você, o seu negócio e a sua vida. Beleza, galera? Valeu! Grande abraço!

Assista agora o video de onde esse texto foi transcrito: