Como 1 ideia simples pode ser mais poderosa que 4 anos de faculdade.

como-uma-simples-licao

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão. E hoje eu estou aqui para apresentar vocês a um cara cuja descoberta pode revolucionar a sua vida pessoal, os seus negócios, as suas vendas, o seu relacionamento com os clientes, com os produtos, com os serviços, funcionários, com todo mundo. O cara se chama Pareto. Vilfredo Pareto. É um tiozinho que nasceu em Paris. Aí, no começo do século passado, estava dando um rolê na Itália, fez uma pesquisa, um trabalho e percebeu que 20% dos italianos acumulavam, na época, 80% da grana da Itália. A Lei do Pareto, o Princípio do Pareto, a Regra do Pareto, 80/20, 20/80, esse negócio tem um monte de nomes diferentes. Pareto foi o cara que percebeu isso daí e isso daí vale para tudo. Tem moleque hoje fazendo faculdade de administração de quatro anos, depois faz MBA por dois anos, depois faz PhD três anos e sai com um monte de teoria na cabeça e ele não é mais efetivo que você. Se você não fizer nenhuma dessas coisas, essas papagaiadas e panaceia aí, mas aplicar na sua vida, antes de tomar uma decisão, o Princípio de Pareto, você é muito mais eficiente, você vai dar muito mais resultado que o tiozinho que estudou um monte de coisas. Entendeu?

O Princípio de Pareto, pensa nele antes de tomar qualquer decisão na sua vida. Por exemplo, cara, ele vale para tudo, você tem na sua casa uma mesa, na sala de estar, com seis cadeiras. Eu tenho certeza que uma das cadeiras está com o pé quebrado. Você gosta de sentar virado para a televisão. Você está sempre ali. Você fica pondo o negócio para trás, quebrou o pé. Agora, a outra cadeira está com etiqueta. Ninguém senta na cadeira porque ela não está virada para a televisão. Mas beleza, cara. Faz rodízio das cadeiras. Se você fizer o rodízio das cadeiras, você não vai ter que gastar R$ 100 para levar essa cadeira com o pé quebrado para não sei onde para consertar. Entendeu?

Eu tenho certeza que você olha para o seu armário todo dia de manhã e pensa assim: “O que eu vou vestir hoje?” E você sempre veste a mesma camisa porque você tem dez camisas lá e você sempre usa 20% das camisas 80% das vezes. Então, para agilizar sua vida, ao invés de você separar o seu armário por cores de camisas, você pega as três camisas que você mais usa e põe para o lado esquerdo e aí, você já chega, pega lá onde tem aquele monte de camisas que você usa sempre, 80% das vezes você usa 20% das camisas. Vai agilizar a sua vida. Você tem que aplicar isso em todos os aspectos da sua vida.

E quando você chegar no trabalho e tiver reunião sobre cortar custos, o que vai cortar? Você aplica a Lei do Pareto. O que está trazendo 80% dos negócios? Quais são os produtos que trazem 80% das vendas? Aí você vai descobrir que são 20% dos produtos. Quais são os 20% dos vendedores que trazem 80% dos resultados? Você também vai descobrir isso. Quais são os top 20 clientes que trazem 80% do negócio? Você também vai descobrir isso. E nessa hora, sabe qual é a importância disso? Você pegar os top 20 clientes e estudar o perfil deles para você falar para os seus vendedores irem atrás de pessoas como esses top 20. Porque eu estou cansado de encontrar empreendedor por aí, quando eu pergunto assim para ele: “Qual o segmento de mercado que você atua?” O cara pega e fala assim: “Banco, siderúrgicas, varejistas, materiais de construção.” Três minutos depois, eu pergunto de novo: “Qual o segmento que você atua?” “Ah, eu atuo com cinemas, escolas, universidades.” O cara muda! O cara é o maior pirado. O cara muda. Você é o piradão, cara. Você muda. Pode reparar. Qual é o segmento de mercado que você atua? Responde para mim? Você não consegue. Você responde que tem um monte de segmento. Agora, o cara que responde um monte de segmento e fica mudando os segmentos que ele fala para essa minha pergunta é o cara que nunca parou para pensar assim: “20% traz 80%. Qual é o perfil dessa galera?” Vamos atrás dessa galera, cara. Porque o meu sonho é quando eu te fizer essa pergunta, na segunda, na terça, na quarta, na quinta e na sexta, você dá a mesma resposta. “Qual o segmento que você atua?” Você falar assim: “São os bancos, as escolas e agrobusiness porque representa 80% do meu negócio.” Entendeu? Aplica isso na sua vida.

Por exemplo, você tem um supermercado, então, vamos lá, quais são os top 20 produtos que 80% dos clientes estão comprando? Pega esses top 20 produtos e cria um espaço, uma gôndola, onde você coloca os top 20 produtos que 80% das pessoas compram. Além de ter a fila para os de dez volume, põe a fila para os caras que compram os top 20 produtos porque 80% das pessoas compram os top 20 produtos. Põe os top 20 produtos que você facilita a vida das pessoas. Você fideliza esses clientes, entendeu? E vai trazer mais resultado para você, cara.

Pareto vale para tudo. 20% das páginas do seu site são visitadas por 80% dos seus clientes. Por exemplo, no comércio eletrônico, a homepage do seu site não é necessariamente a página mais importante. Se você fizer esse estudo, pegar o Google Analitics, você vai descobrir que a página de descrição do produto é onde a guerra acontece. É onde a guerra acontece e é a primeira página que você tem que reformular. Tô cansado de encontrar empreendedores que ficam encanados com a homepage. A homepage não é a top 20, cara. Não é top 20. As pessoas não descobrem a sua empresa pela homepage. As pessoas descobrem pelas páginas internas do seu site. Quais são as top 20 páginas internas do seu site que 80% visita? Conserta isso primeiro ao invés de ficar encanado com a homepage. O Princípio de Pareto pode mudar a sua vida. Aplica isso, cara.

Outra coisa interessante é o seguinte. O Pareto foi um economista. Como eu falei, foi lá na Itália, fez esse trabalho, descobriu que os galãs estão acumulando a grana. E aí, foi para a casa dele. E aí, 40 anos depois, o Joseph, eu me esqueci o sobrenome do cara, que é um consultor de gestão, pegou para ler o livro do cara e aplicou o Princípio do Pareto no mundo dos negócios e aí eu estou aqui falando do Pareto. Porque um cara foi em outro ramo de atividade, pegou a ideia e trouxe para cá. O que eu estou querendo dizer com isso é: não fique só estudando o seu ramo de negócios, a sua indústria. Vá em um outro negócio que você pode por preconceito achar que não tem nada a agregar para você, mas pode ser que lá tenha. Por exemplo, comece a ler Marie Claire. Comece a ler revistas de malhação. Não tem nada a ver com o seu negócio, mas comece a ler Marie Claire porque pode ser que na Marie Claire esteja a próxima grande ideia que você vai aplicar na sua indústria para revolucionar tudo. Entendeu?

Pareto, cara, Pareto vale para tudo. Aplica na sua vida que você vai mudar a sua vida. Quero ver você aplicando Pareto. Valeu. Abraço!

Se gostou desse vídeo, vai no meu canal no YouTube, Ricardo Jordão Magalhães, tem outros trocentos mil vídeos para você assistir. Eu tenho certeza que vai pirar a sua cabeça, vai melhorar a sua vida e seu trabalho assim. Ricardo Jordão Magalhães, vai no YouTube. Abraço!

Assista agora o video de onde esse texto foi transcrito: