Vendas é um esporte coletivo.

vendas-e-um-esporte-coletivo

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão e deixa eu falar um negócio para vocês: vendas é um esporte coletivo. Entendeu? Vendas é um esporte coletivo. Não tem nada a ver vendedor ir para a rua. Sabe esse papinho: “Sai daqui, vendedor, vai para a rua. Vai arrumar cliente, cara. Não quero ver você aqui.” Sabe esse papo que pseudo gerente de vendas têm aí com os vendedores, essa orientação meia-boca? “Vai para a rua, cara! Sai daqui.” Vendas não é mais um trabalho de um lobo solitário, um cara tipo caixeiro viajante, pega a malinha, vai para a rua, embaixo do sol, encontrar cliente, trabalhando sozinho. Não é mais isso. Vendas é um esporte coletivo e você, vendedor, tem que aprender a trabalhar em equipe. E você, gerente de vendas, tem que aprender a ajudar o seu vendedor a trabalhar em equipe. Beleza?

Tem uma coisa que eu gostaria muito de ver acontecer na sua empresa que é o seguinte. Os vendedores, você que é vendedor, tomando a iniciativa de liderar uma reunião na sua empresa para discutir como a gente vai conquistar a conta A, B, C. Entendeu?

Estamos aí no começo do mês, novo trimestre, o que você tem que fazer? Vendedorzinho, o que você tem que fazer? Listar aí os clientes potenciais que você quer um dia fazer negócio, que você quer um dia fazer um projeto com o cara, liga para esses teus neguinhos aí e aí, cara, vai atrás de tudo quanto é tipo de informação que você conseguir descobrir na internet. Faz a sua lição de casa, a sua pesquisa, o seu trabalho de venda consultiva sem o cliente perceber e aí, um dia, eu espero que logo no começo do mês, chama na sala, chama em uma sala o seu gerente de vendas, o seu cara de marketing – que você deveria ter um cara de marketing, nem que seja um estagiário, aí na sua empresa -, o seu cara do produto – você deveria ter um cara de produto, um cara que toca o serviço e tal, o cara da entrega, sei lá -, o dono da empresa, um cara do financeiro e mais um X, Y, Z aí, chama na sala para discutir com essa turma como que a gente vai conquistar o cliente A, o cliente B, o cliente C. E aí, você é o vendedor. Vendedor do século XXI tem que ser uma espécie de gerente de projeto, o gerente do projeto de conquistar a conta. Entendeu? O projeto é como conquistar a conta. E aí, você tem que liderar esse troço. Quando a turma tiver na sala, você vira assim: “Seguinte, cara. O meu plano nessa conta A é conseguir até o fim do trimestre trazer R$ 500 mil.” Vamos dizer assim. E aí: “Cara de marketing, eu preciso que você faça um folheto, um e-book, uma palestra. Cara dono da empresa, eu preciso que você, no dia 12, esteja do meu lado para a gente fazer uma ligação para o dono da empresa. Você aí, cara de produto, eu preciso que você faça uma palestra para esse influenciador aqui que a gente vai chamar para um webseminário onde o cara de marketing vai abrir a sala, vai atrás da ferramenta para a gente fazer o negócio.” Entendeu? “E você aí, financeiro, eu preciso da sua ajuda para ir atrás de uma condição comercial de um financiamento X, Y, Z para a gente conseguir criar um pacote, uma proposta para oferecer para o cara aqui.” Entendeu? O vendedor no século XXI é um gerente de projeto do projeto de conquistar a conta. Cabe a você reunir a galera da sua empresa para junto conversar sobre quais serão as atividades e qual vai ser o plano para você conquistar esse cliente aí nas próximas quatro, cinco, seis, sete semanas.

Não tem mais nada a ver mandar o vendedor para a rua trabalhar sozinho e trazer o cliente. Vendas é um esporte coletivo. E se, de verdade, três, quatro caras não tiverem de corpo, alma, cérebro, coração envolvidos para trazer a conta, meu amigo, senta aí e espera, cara, porque não vai rolar esse cliente mas nem em 2017 porque na tal da crise, nessa tal da crise, o cliente, cara, que é formado por 12, 13, 14 influenciadores, os caras não estão com a mínima vontade de reunir a galera para trocar uma ideia sobre o seu negócio. Então, se você não levar a sua família para fazer negócio com a família do cliente, o negócio não vai sair esse ano, esse trimestre, para você bater a sua meta. Beleza? Vendas é um esporte coletivo. Cabe a você juntar a sua turma, a sua patota para ir atrás da galera. Beleza? É isso aí. Abraço.

Assista agora o video de onde saiu essa transcrição:

Deixe uma resposta