E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão. Eu estou de volta depois de passar dez dias lá em Austin, no evento SXSW, participando do South by Southwest, o evento mais legal dos Estados Unidos sobre inovação, tecnologia, marketing digital e blá, blá, blá. Um monte de coisas. Tudo o que é revolucionário, tudo que é louco, você encontra nesse evento, no SXSW, no South by Southwest, que acontece em Austin. Esse ano foi o 30º ano de aniversário do evento. Fez 30 anos. É mais que um evento, é um festival de coisas muito loucas. Eu já vi tudo quanto é tipo de maluco lá e esse ano, eu assisti desde o Obama até o J. J. Abrams – o diretor de Star Wars – até o Biz Stone, até o cara da Wikipedia. Trocentos caras diferentes participam desse evento aí.
No próximo dia 23, daqui dois dias, eu vou fazer um webseminário sobre o melhor do SXSW. Recomendo a você assistir. Custa R$ 97,00 para você participar. Se você for assinante da Universidade BizRevolution, da U-BIZ, você não precisa pagar nada. Esse webseminário vai estar lá dentro. Todos os webseminários que eu faço estão dentro da universidadebizrevolution.com.br. Assina lá para você acompanhar tudo o que eu faço, todos os cursos que já rolaram etc e tal.
Agora, nesse vídeo aqui, eu quero compartilhar com você uma das coisas que tem no americano que eu vejo assim que diferenciam os bichos da gente, cara. Eu assisti lá, por exemplo, a palestra do Biz Stone, o criador do Twitter e ele está com um novo projeto que há dois anos atrás ele lançou e deu com os burros n’água porque não deu certo. É um aplicativo, um software chamado Jelly, que o cara lançou e não deu em nada. Essa é a primeira coisa: o cara na frente de todo mundo, de toda a indústria da tecnologia, o cara vai e reconhece que fez besteira. É uma coisa rara aqui no Brasil, você encontrar um empreendedor, um empresário, um diretor que tem coragem de ir na frente de todo mundo e falar: “Errei, pisei na bola, sou um Zé Mané e vou mudar o meu jeito de fazer as coisas aqui e vou de novo.” É raro você encontrar aqui. Aqui no Brasil, parece que todo mundo está rico, todo mundo parece que é legal, todo mundo parece que é bacana, ninguém faz besteira. Quando você lê uma revista Veja, uma revista Exame, uma revista de negócios, você fica até meio deprê porque está todo mundo ganhando dinheiro, menos você. Nos Estados Unidos não é bem assim. Os caras são mais realistas, autênticos e o cara fala na lata quando ele faz besteira.
Mas a lição aqui é o seguinte, cara. O Jelly, ele vai lançar o Jelly para concorrer com o Google porque o cara, depois que ele assumiu a culpa que ele fez besteira na primeira tentativa de fazer o Jelly acontecer, ele pega e fala assim: “Olha, eu acho que o Google está uma porcaria, cara. Porque na hora que você faz uma busca no Google vem só propaganda. Aí, depois vem Wikipedia. Depois vem o Ielp, depois vem comércio eletrônico, link de comércio eletrônico, se o produto está vendendo lá. Raramente você encontra um link legal na busca orgânica aqui. Só tem propaganda. O Google está uma porcaria e eu acredito que eu posso fazer diferente e eu vou fazer diferente com o Jelly.” Quer dizer, o cara mete o pau no líder de mercado e vai meter as caras para tentar derrubar o líder de mercado.
Outra palestra legal que eu assisti tem a mesma temática, a Under Armour. O criador, fundador, CEO da Under Armour, que é aquela empresa que hoje patrocina o São Paulo e tal, de materiais esportivos, o cara também, ele está enfrentando a Nike, está enfrentando a Adidas e o cara não está nem aí para isso aí. O cara está vindo, está crescendo, está cada vez mais próximo da Nike, apesar da Nike ainda estar nove vezes o tamanho do cara, o cara está vindo. O cara está vindo e não está nem aí se a Nike é grande, se é isso ou se a Nike é aquilo, que é uma coisa que a gente tem. Você que está assistindo a esse vídeo não vai abrir a sua empresa, não vai abrir o seu negócio porque você pensa assim: “Ah, eu vou concorrer com a Nike. Se eu fizer isso, eu vou concorrer com a Netflix. Se eu fizer isso, eu vou concorrer com a Rede Globo e sei lá quem.” E você já desiste. Não pode desistir, cara, porque a primeira coisa é a seguinte. Se você abre um negócio para concorrer com a Rede Globo, a Rede Globo não vai estar nem aí para você nos próximos anos. Nos primeiros 15 anos, os caras não vão nem notar que você existe. Você não está concorrendo com a Rede Globo. Você não está concorrendo com a empresa grande que você acha que está concorrendo. Não está nada. Em cinco anos, ninguém não vai nem te conhecer. Então, pega, abre esse troço, entra na luta, entra para a batalha e vamos para as cabeças, entendeu? Deixa de ter medinho dos caras grandes. Vamos que vamos, cara! Vamos para as cabeças. Beleza?
O SXSW é o evento que lançou o Twitter, que lançou o Foursquare. Todo ano, ele lança um aplicativo legal, diferente, bacana. Esse ano não foi diferente. Eu já fiz vários posts aí no canal, dá uma olhada aí, nos vídeos que eu fiz sobre os produtos que ganharam o prêmio de melhor produto do ano na premiação que tem no final do SXSW para os produtos inovadores. Dá uma olhada aí no canal. Têm vários produtos legais, desde o People, um negocinho que você põe na porta para ver quem são as pessoas que tocaram a campainha na sua casa, sem você precisar por o olho no ‘olho mágico’, desde o Lily que é aquele drone que você joga para cima e o bicho começa a te seguir. Uma coisa viajante o Lily. Pô, você joga para cima, o bicho te segue. Vários aplicativos, vários softwares, várias coisas legais.
E o SXSW não é sobre lançamento de tecnologia meio assim bijuteria, redes sociais. Não é sobre isso. É sobre inovação verdadeira. Então, você vai encontrar nos vídeos aí que eu postei produtos que melhoram a saúde das pessoas. Não é Bol Device do ano, não é o Apple Otg, é um troço lá que você põe na sua perna quando você sente dor. Você sente dor pelo corpo? Você põe lá um troço, como chama aquilo? Eu nem me lembro o nome do negócio lá. Você põe no seu corpo e diminui a dor que você está tanto sofrendo aí.
Então, vê aí, cara, SXSW, o melhor evento que tem sobre tecnologia e inovação. Eu recomendo a todos vocês a participarem. No ano que vem, eu vou de novo. Para o ano que vem, eu vou montar um pacotinho combinando com uma agência de viagens e quem quiser ir junto comigo assistir ao SXSW, eu vou contar para vocês, eu vou chamar para todo mundo ir aí. Beleza? Outra coisa que eu acabei comprando lá que é uma inovação que já tem alguns meses são aquelas câmeras 360º, que você aponta assim, tira foto da frente e ela automaticamente tira de traz também, tira 360º. E também filma e m 360º. Então, provavelmente, amanhã, o vídeo de amanhã ou de depois de amanhã, vamos ver, o vídeo vai ser 360º aqui. Você vai ver como é um vídeo 360º, com uma câmera 360, que foi lançada, estava lá em promoção etc e tal. Beleza, galera? É isso aí, cara. Vamos para as cabeças, sem medinho dos caras grandes. Abraço.
Assiste agora o video de onde veio a transcrição desse texto: