Como direcionar o primeiro vendedor da sua empresa.

Como-direcionar-o-primeiro-vendedor-da-sua-empresa.

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão. E sabe de uma coisa bizarra que tem nas empresas? É muito comum eu encontrar empresa que tem 50 funcionários, 20 funcionários, cem funcionários, e os caras não ter nenhum vendedor. É bizarrice da bizarrice. Quando você não tem vendedor na sua empresa, sabe o que você tem na sua empresa? Custo, despesa. O diretor-financeiro não é diretor-financeiro. O cara é uma despesa. Seu assistente administrativo não é assistente administrativo, ele é uma despesa. É um absurdo você ter 40, 30, 60 pessoas e nenhum ser vendedor. Porque, inclusive, você não consegue contratar vendedor porque paga funcionário que não gera nada para sua empresa e aí você tem que o quê? Buscar representantes de vendas. E ainda paga mal o representante de vendas. O fixo é assim porque você não pode pagar vendedor porque você fica pagando funcionário que gera despesa. Entendeu? Troca isso, meu filho. Por que será que está em crise a sua empresa? Por que será que o país está em crise? Porque a gente está cheio de despesa na empresa e com poucos vendedores que geram a receita que é a solução da sua empresa. Entendeu? Troca essa turma do back office por robôs, por sistemas inteligentes, RPs, BI, CRMs, aplicativos legais. Terceiriza RH, TI, Logística e internaliza vendas, cara, porque é o negócio mais importante para a sua empresa.

Agora, a dica de hoje é o seguinte. Vamos dizer que você se tocou disso aí e você quer ter um vendedor na sua empresa. Você está no processo de procurar o primeiro vendedor para a sua empresa para ver se acaba com essa crise desse país e rola porque não tem vendedor nesse troço aqui. Então, beleza, você quer contratar o primeiro vendedor. Que recomendação que eu dou para você? Como contratar o cara, assiste outros vídeos e tal. Eu falo isso em outros, eu já falei como você pode escolher um cara bom. Hoje, eu vou falar sobre como você direcionar o primeiro cara que você encontrou aí na sua empresa. Sabe o que você tem que fazer cara? Entrou o primeiro vendedor aí na sua empresa, vamos dizer que é um negócio de serviço que você tem hardware para vender, software para vender, treinamento para vender, consultoria para vender, suporte para vender. Você é um cara bem focado. Você tem cinco coisas para vender para 25 segmentos diferentes. Um cara bem focado. Então, como você vai direcionar o primeiro vendedor da sua empresa? Você pega o tiozinho, bota ele aqui, o menino, o menino ou a menina pobre com uma profunda vontade de crescer e fala assim para ela: “Eu estou te contratando para você botar no mercado o nosso software. E é o nosso software para padarias. Padarias da Zona Leste que tem 120 funcionários em média. É para isso que eu te contratei e não para vender a minha empresa inteira para todos os torcedores do Corinthians. Não é isso. É para apenas vender o meu software X para o mercado Y que é assim, assim, assim. Beleza? É essa a sua missão durante talvez seis meses. Esquece o resto. Você não precisa entender de tudo o que eu faço aqui. Você só tem que vender esse produto para esses caras aqui e resolver esse probleminha aqui.” Beleza? Entendeu qual é a sacada? Então, ao invés de você colocar um vendedor para falar da sua empresa inteira, para o mercado inteiro, para o país inteiro, você vai colocar uma pessoa para começar a vender um produto que você faz para um segmento que você faz para falar de uma maneira, para resolver um problema. Beleza, meu amigo? Não bota o cara para falar tudo o que você faz, senão, passa seis meses e não vendeu nada. E aí, cara, crise, crise, crise, porque não tem foco, foco, foco. Beleza, galera? É isso aí. Deu para entender? Direciona. Foca o cara. Um produto. Um problema. Um mercado. Abraço.

E quem gostou desse vídeo aqui, cara, assina meu canal no YouTube – Ricardo Jordão Magalhães. Tem trocentos mil vídeos que vão abrir sua cabeça que nem nordestino abre coco, com uma peixeira. Entendeu? Abraço. Até mais.

Assiste agora ao video de onde saiu essa transcrição de texto: