SXSW Dia 2.9: “NastyGal, a artista de sanduíche”

SXSW Dia 2.9 NastyGal, a artista de sanduíche

Uma das melhores lojas virtuais de moda nos EUA chama-se NastyGal, ou traduzindo para o português claro, Garota Nojenta ou algo assim.

Já pensou abrir uma loja virtual chamada “Garota Nojenta”????

A grande maioria dos nomes das lojas virtuais de moda que tem por ai não dizem nada com nada. Não transmitem emoção. Não se posicionam para um determinado nicho de mercado.

A NastyGal, como o próprio nome diz, é para as “Garotas Nojentas” – as garotas que se amam tanto que se acham superiores as outras.

Foda, né?

Mas é legal pra cacete!

A primeira coisa para ser um empreendedor de sucesso é ter CORAGEM para fazer o que ninguém faz.

A segunda coisa é conseguir entender exatamente qual é o público-alvo do seu negócio.

O cenário mundial do ecommerce vive uma guerra sem predecentes. A Amazon está acabando com as pequenas e médias lojas virtuais nos EUA. 35% do ecommerce americano passa pela Amazon, e essa concentração vem crescendo todos os dias.

Para se diferenciar, eu acredito que parte da fórmula é:

1. Ter produtos próprios e exclusivos.

ou

2. Ter uma pegada humana que levará você a criar uma percepção fodástica na cabeça de um grupo de pessoas que vão se identificar com você mesmo vendendo produtos que a Amazon vende.

Fundada em 2006 pela Sophia Amoruso – uma menina hippie, anarquista, anti-capitalista e anti-moda -, a NastyGal é hoje uma loja virtual de 300 funcionários e 100 milhões de dólares de faturamento na era da Amazon!

Confere como a Sophia descreve o público-alvo da NastyGal:

“Garotas que estão chegando no final da adolescência, ou estão com os seus vinte e poucos anos de idade, e tem uma super confiança no próprio corpo. Elas sabem como se vestir para o corpo que tem, e não tem medo de se maquiar e vestir shorts curtos para parecer sexy. Elas gostam de moda, mas o gosto delas não se aplicam apenas ao que elas gostam de vestir. Elas gostam de ter experiências incríveis com comida, decoração e viagens. Elas gostam de ser a mais bem vestida garota do pedaço onde elas vivem – sem ter que gastar todo o dinheiro que ganham.”

Show, né?

Quem aqui consegue descrever o próprio cliente com tamanha precisão?

Enquanto você não conseguir entender quem é o seu cliente, como ele se comporta, o que ele gosta, o que ele faz, quais são os seus problemas diários etc, você não vai conseguir vender direito, ou ter um negócio sustentável.

Quem não conhece o próprio cliente não consegue criar uma marca que o cliente entende o valor. Quem não conhece o próprio cliente tem que ficar queimando dinheiro em propaganda e promoções de preços para atrair as pessoas.

Chega disso, certo?!

SXSW Dia 2.9 NastyGal, a artista de sanduíche (2)

Aqui vão outros insights da palestra da Sophia da NastyGal:

Sofia da NastyGal: “O meu primeiro emprego foi no Subway como “Artista de Sanduíche”; legal ver que eles estão lá fora no #sxsw enquanto eu falo aqui no palco” A NastyGal é hoje uma empresa de 300 funcionários vendendo 100 milhões de dólares em roupas pela internet.

“Artista de Sanduíche”… dúcaraio, certo?

Você se refere ao que você faz com essa mesma pegada?

Digamos que você seja o motoboy da empresa em que você trabalha.

Você se intitula o “Evel Knievel” das entregas, ou apenas um motoboy que entrega os produtos para as pessoas?

Felicidade é sobre como você vê o mundo, e sobre o valor que você dá a tudo que você tem.

Desde a época do Subway ela via o trabalho dela como uma “artista de sanduíche” e não uma atendente qualquer de uma loja qualquer de uma empresa qualquer.

Foda-se se você é apenas um zé mané. Você tem o poder de não se posicionar assim.

Faça qualquer coisa que você faz com um puta sorriso no rosto, demonstre paixão pelo que você faz, faça o trabalho com um puta orgulho; é assim que se avança na vida.

Sofia da NastyGal: “Eu nunca quis trabalhar para ninguém. Eu não sei trabalhar como funcionária de ninguém. Até hoje eu tenho problemas em trabalhar em equipe com outras pessoas.”

Quantos líderes de pessoas você conhece que admite na frente de milhares de pessoas que tem problemas para se relacionar com as pessoas???

Outra…

“Quantos % das suas vendas vem via apps mobile?” Sofia: “Eu não sei. 🙂 Eu deveria saber. Mas não sei mesmo”

kkkk

Outro segredo para avançar na vida é reconhecer o quanto zé mané você é em algumas coisas para se conectar com quem é melhor que você.

Os melhores líderes são aqueles que contratam pessoas melhores do que eles naquilo que eles não sabem fazer, ao invés de contratar pessoas ainda mais ignorantes apenas para ter a sensação que tem poder de conhecimento e informação sobre elas.

Líder desenvolve líderes, e não seguidores.

Humildade é tudo.

SXSW Dia 2.9 NastyGal, a artista de sanduíche 3

Sofia da NastyGal: “Abrir Lojas físicas faz parte do nosso negócio de ecommerce”

O sentido da palavra e-commerce não é mais “electronic commerce”, mas sim “everywhere commerce”.

Em 5 anos, 70% do comércio eletrônico será feito via dispostos mobile como smartphones e tablets. 70%!

Só os dinossauros vão comprar via um computador de mesa.

O eCommerce vai invadir tudo, e transformar as lojas físicas em ambientes a lá “Apple Store” onde as pessoas podem encontrar outras pessoas que gostam das mesmas coisas que elas gostam.

Sofia da NastyGal: “Você consegue conhecer uma pessoa pelo tipo de perguntas que ela faz”

É isso mesmo!

Eu adoro fazer perguntas.

Eu faço perguntas em todas as palestras que eu participo. Todas.

Quando a galera abre para perguntas eu sou o primeiro a levantar a mão para fazer alguma pergunta quebra-tudo. Hehehe.

Quem já esteve em eventos comigo sabe o tipo de pergunta que eu faço para os palestrantes. Kkkk

Eu me sinto O cara quando eu consigo pensar em uma pergunta cabeça-engraçada para fazer para as pessoas.

Eu me cobro muito nesse sentido, e recomendo a todos vocês fazerem o mesmo.

Sempre que vocês tiverem uma chance, FAÇAM perguntas! Questione o seu chefe, questione o palestrante, questione o seu colega, questione tudo!

Nunca aceite a verdade como te apresentam. Nunca saia de uma palestra apenas com as impressão do que te falaram.

Questione!

A Sofia da NastyGal cresceu uma completa arnaquista. Ela nunca teve nada, sempre lutou contra o capitalismo, e sempre levou uma vida frugal. Então, hoje, sobre frugalidade ela respondeu: “Hoje eu moro no sótão da casa do meu contador porque eu me recuso a pagar aluguel enquanto a minha casa que eu finalmente comprei não fica pronta.”

Muitos brasileiros não conseguem entender isso, certo?

Por que trabalhar tanto se no final você não vai gastar o dinheiro com carros, roupas e restaurantes, certo?

Pois o empreendedor americano não pensa assim. Eles trabalham por propósitos maiores do que eles mesmos, e mesmo quando atingem grandes resultados, eles continuam a ser pessoas simples com hábitos simples.

Sofia da NastyGal: “Nós temos um escritório cheio de mulheres e nenhuma delas é FDP. Nós não contratamos pessoas com nariz empinado ou arrogância.”

É fácil virar uma pessoa arrogante quando se tem dinheiro e recursos. Não deixe isso acontecer com você. Esse deve ser o primeiro passo rumo ao buraco. Arrogância leva a complacência, complacência leva a zona de conforto, zona de conforto leva a gorduras desnecessárias, gorduras desnecessárias leva a lentidão, lentidão leva a obsolescência.

Em maio a Sophia vai lançar o livro dela contando a história da NastyGal.

Eu vou ser o primeiro a comprar o livro.

E Você?

SXSW Dia 2.9 NastyGal, a artista de sanduíche 4

3 comentários em “SXSW Dia 2.9: “NastyGal, a artista de sanduíche””

  1. Eu sempre fico me pressionando para fazer boas perguntas, desde a adolescência, as vezes não faço por vergonha ou por falta de oportunidade…é de mim, fico feliz quando crio-penso numa ba pergunta, parece que o evento foi realmente eficaz pra mim. Adorei esta menina.

  2. Ricardo, Parabéns! Você, na cobertura desse mega evento, está arrasando! Parece o Jordão do início da Bizrevolution – simplesmente matador.

Deixe uma resposta