Direto das Trincheiras – Episódio 8.

Agora com microfone de lapela, wordpress, varejo, NovaVedovati, Baseball e muito mais. Confira. 

Se preferir, assista as TRINCHEIRAS que te interessar. 

BLOCO 1: + Idéias sobre COMO MONTAR UM WEB SITE MATADOR. Nesse vídeo eu resenho o site da NovaVedovati. 

Você gostaria que eu resenhasse o seu site nas TRINCHEIRAS? Envie um email para queroarrebentar@bizrevolution.com.br.

Bloco 2: Como alavancar as vendas de uma pequena papelaria que fatura a mesma coisa há mais de 10 anos? Leva décadas para uma pequena empresa se tornar uma média empresa, e para uma média empresa se tornar uma grande empresa. Ainda assim, eu acredito que você pode fazer uma série de coisas para acelerar o processo. Confira algumas dicas.

BLOCO 3: Como criar um blog usando o WordPress. O WordPress é a melhor ferramenta para criação de blogs e web sites do momento. No vídeo abaixo eu mostro rapidamente por onde começar a sua vida com WordPress. Comece a blogar!

BLOCO 4: O quê o baseball pode ensinar a você sobre empreendedorismo e inovação. Eu AMO baseball. Baseball é um esporte fantástico dirigido de uma maneira MATADORA pelos dirigentes americanos. Confira algumas idéias que acredito poderiam ser adotadas no Brasil por qualquer cidadão que toca marketing esportivo no Brasil.

 

20 comentários em “Direto das Trincheiras – Episódio 8.

  1. Olá Ricardo!
    Cada vez melhor o Direto das Trincheiras. Tenho usado varias dicas dos 8 epsodios no dia-a-dia. Tenho recomendado a varias pessoas e todos tem adorado. Parabéns.
    Sobre as dicas para o cara da livraria do RJ, concordo muito, penso que isso que falta nestes lugares, inovação, chamar o publico para dentro, ter ambientes de palestras, exposições e co-working. Basta quer fazer que dá e haverá retorno com certeza. Wi-Fi grátis é fundamental hoje. Duas coisas que me irritam muito, locais sem Wi-Fi e sites com Flash! Geralmente, entro uma vez e não volto.
    É isso aí, tá arrebentando. Tá quebrando tudo com o DT!
    Abraços,
    Gustavo

  2. Nao concordo com muita coisa que voce defente, mas nao consigo ficar sem assistir esse direto das trincheiras! parabens!

  3. Bom, pra quem quer saber quem manja bem WORDPRESS, estou montando uma equipe de trabalho com alguns e BONS desenvolvedores de websites e principalmente CMS como o WordPress, Drupal e Magento (e-commerce), quem quiser é só me adicionar no msn que mostro o portfólio do cara que trabalha com o wordpress, ele é muito bom, brasileiro que mora na Espanha e focado em wordpress!
    Me adicionem: falecom@rafaelmauricio.com ou @rafael_mauricio

  4. Fala Ricardo!
    Muito bom esse Direto das Trincheiras, principalmente sobre o baseball.
    Não é um esporte que eu gosto, mas realmente não tem comparação com a porcaria dos estádios brasileiros…
    2014 já está aí e ainda não se vê nada acontecendo para a copa.
    Até mesmo o soccer, que não é muito popular por lá é levado muito mais a sério que aqui no Brasil, tanto que à cada copa do mundo os caras dão mais trabalho para os outros times.
    Como sempre por aqui vão deixar tudo para 2013 e fazer as coisas nas coxas.
    Abraços!
    Vinícius.

  5. Oi Ricardo,
    Não consegui ler a todos os comentários do Trincherias 08 e não sei se alguém postou esta ideia aqui.
    Minha dica seria para o dono da papelaria do interior de SP.
    Como o interior é um tipo de mercado aonde existe consumidores interessantes, eu complementaria sua ideia sobre os eventos na parte de cima da papelaria e sugeriria dois caminhos: usar o espaço para estes eventos corporativos (sugestão do Ricardo) no período da noite.
    Durante o dia, ele poderia colocar alguns cursos para mulheres, aposentados, jovens. Por exemplo, curso de reciclagem de papel (bloquinhos, cadernos), origami, patchwork, pintura a óleo, desenho artístico.
    Ele poderia além de vender a lista de material dos cursos, ter uma maneira de diversificar as novidades em sua loja de forma prática e relevante.
    Conheço pessoas de Sorocaba, que viajam para SP apenas para comprar folhas de adesivos importados para patchwork.
    A papelaria poderia evoluir para uma central de artes. Com programação específica e rotativa.
    Fica aí de “palpite” . BOA SORTE!
    Cris Herrero

  6. Muito manero, estou acompanhando o direto das trincheiras desde o episódio 5 e to curtindo muito, vlw Ricardo!
    Em relação a livraria que você comentou, sempre tive altas idéias assim também quando eu trabalhava em uma livraria, tipo, ter uma lanchonete dentro da livraria com um espaço para lançamento de livros, umas paletras legais com alguns autores… sei lá… da pra fazer muita coisa bacana em tudo que fazemos!!!
    é isso ai… Vamo Quebrar Tudo…rss

  7. Ricardo, blz?
    Quero dizer que gosto de vc mas tbm que NAO GOSTO DE VOCÊ.
    Sempre admrei o seu trabalho, acho vc um cara mto inteligente e inovador, mas tbm provocador e estupidão.
    Esta ultima qualidade é a que NÃO GOSTO, mas é a que mais mexe comigo e faz eu SAIR DA ZONA DE CONFORTO (e portanto CRESCER PROFISSIONALMENTE E PESSOALMENTE) e o fato de ser estupidão da uma CHACOALHADA em nosso ego faz a gente ACORDAR PRA VIDA, parar pra pensar e corrigir os erros.
    Provavelmente essas qualidades são propositais (ou talvez genéticas), mas vindas de quem sabe o que esta falando são aceitas pelo meu ego e melhor processadas.
    Quero dizer aqui que CONTINUE com essas qualidades pois o seu tabalho esta ajudando em muito o meu crescimento pessoal e profissional e com certeza está fazendo isso com muito mais gente.
    VOCE É O CARA DO MARKETING!

  8. Opa muito bom dividir em bloco as Trincheiras, mesmo assim assito tudo..
    As pessoas deveriam usar este espaço para postar novas idéias cases e não ficar enaltecendo em demasia ou fazendo auto análise daquilo que o Apresentador È…e comparando com suas premissas e conceitos.. o que importa aqui é aquilo que o Ricardo nos comunica.. até pq todos sabemos o que de fato ele é… Cada tema lançado serve como um carga de O2 em nossos cerébros para ver o que podemos botar em prática… eu já estou atuando e vc? A Copa de 2014 vem ai alguns estão pensando em algo novo como business aqui.. vc quer montar um négócio para COPA de 2014 viaje pra fora agora, conheça o que compreende um grande evento futebolistico na europa, veja que tipos e infinidades de serviços agregados eles tem e que não temos aqui..desde da pisada no aeroporto até a porta do estádio… com certeza idéias não irão faltar….não esqueçam dos portadores de necessidades especiais poucos olham para este mercado … abrçs

  9. Ricardo,
    A cada trincheira, sua apresentação fica melhor.
    Venho “batendo” a cabeça com algumas das suas propostas. O exercício contínuo vai me levar para algo novo ou para o hospício, mas tudo bem.
    Não sei se já rolou, mas tenho a curiosidade de saber, quantas pessoas estão ralando aí na Biz, quem são, o que vc pode falar delas na frente da câmera, a importâncai delas nos projetos da Biz e tal, mostrá-las ou virar a câmera para os bastidores, pois de tanto vê-lo e lê-lo sei que da sua cabeça pode sair qualquer quebradeira, mas quem mais tá “trabalhando” enquanto eu e toda a galera tá dormindo??? Cadê eles, não têm mais ninguém? Valeu!

  10. Ricardo, a única coisa que eu não gosto do Direto das Trincheiras é que a música do início é absurdamente mais alta que a tua voz…Então eu tenho que ficar controlodando o volume aqui…baixa essa musica do início!

  11. Primeiro Direto das trincheiras que vejo, e como as outras coisas que acompanho da Biz e do Ricardo consequentemente gostei bastante! Aliás acredito seriamente de que as coisas que você diz fossem colocadas em prática, teriamos um novo modelo de negócios no Brasil, talvez algo mais similar ao que vemos lá fora, porém, contudo, entretanto e todavia, a cultura do brasileiro é muito diferente onde para tudo se tem um “jeitinho”, como ganhar dinheiro fácil mesmo sendo ilícito, o que vale é o lucro rápido e na lei do menor esforço!
    Digo isso pensando por exemplo no futebol, nos somos o maior seleiro de craques e excelentes jogadores do mundo! e nosso futebol deve ser pior administrado do que o Qatar! Pois sou incapaz de acreditar de que os bilionários do petróleo, montam equipes de futebol simplesmente por diversão! Não acredito que eles não tratem o futebol como negócio! Em um país sem tradição alguma no futebol, nunca deve ter participado de uma copa do mundo, consegue vender o produto futebol mais do que no próprio país do futebol! Isso também me leva a crer que além do lucro fácil com a lei do menor esforço, o próprio umbigo vem sempre na frente, das barrigas gordas e inchadas dos cartolas!
    Penso que isso só é reflexo da nossa sociedade, a cartolagem só reflete o que é a nossa sociedade! Engraçado um sujeito querer a lei ficha limpa aprovada, e ele jogar latinha de refrigerante pela janela do carro!
    Abraços!

  12. Ricardo, parabens por mais essa iniciativa. Assisti a todos, muito bom.
    Voce poderia incluir um bloco para falar de livros. Inidicar , fazer resenha ou a dica de um leitor.
    A minha dica entao de livro, para quem ainda nao conhece, iria para “Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose” , do Tony Hsie.
    Cultura de uma empresa que usa a fórmula de encantar para vender, não vender para encantar.
    1 abraço

  13. Ricardo,
    Curto bastante o direto das trincheiras, gostei da iniciativa e da linguagem direta e sem peso burocratico. Continue arrepiando a turma aiiii….
    Solte uma matéria sobre transporte comercial no Brasil, setor que tem crescido muito aproveitando o financiamento a juros barato.
    Como um setor de engenharia poderia contribuir para o marketing do produto diretamente?
    Grande abraço Vinicius

  14. Faz tempo que acompanho as matérias do site da Biz e aqui é um ótimo lugar para inspiração, transpiração e e tudo que é piração empreendedora.
    o Direto das Trincheiras foi uma grande sacada do Ricardo e espero que continue trazendo bastante conteúdo interessante.
    Neste episódio gostei muito das partes de “Como alavancar as vendas de uma pequena empresa” e do “Como criar um blog em WordPress” o qual sou fã e utilizo em meus projetos e de meus clientes.
    Um exemplo de site em WordPress que estou finalizando é o da minha corretora de seguros http://www.bemseg.com.br
    É isso pessoal aproveitem as dicas do Ricardo Jordão e Quebra Tudo.

  15. Cara, você é maluco!
    Jogar taco e quebrar a vidraça da vizinha chata. Isto foi show!
    Seguinte, o Direto das Trincheiras já tem espaço reservado na agenda. Este tempo dispensado por mim e por todos outros que aqui comentam, é um investimento. E ainda de graça, brincou!

  16. Grande Sérgio!
    Muito Obrigado pelo seu feedback!
    Essa semana eu não vou gravar as Trincheiras. Eu ia gravar HOJE, mas a história do Rio de Janeiro deixou a turma deprê. Semana que vem tá de volta.
    ARREBENTA!!
    E Salvem as nossas CRIANÇAS!!!
    Ricardo

  17. Acordei pensando: tá na hora de montar um blog. Como fazer? Putz… Foi abrir minha caixa de e-mails, abrir o Direto das Trincheiras 8 que a resposta chegou. Valeu!

  18. Olá Ricardo!
    Quero registrar aqui o sucesso que tive ao adotar uma ideia que você deu sobre os cartões de visita. Ao apresentar cartões de cores diferentes e pedir que o cliente escolha qual ele prefere, expliquei (já adaptei um pouco) para ele que todo cliente tem sua preferência e que nós devemos deixá-lo à vontade para escolher, já consegui dois clientes que ficaram encantados com a abordagem. Fechamos dois treinamentos.
    Obrigado!
    Wagn Pereira.#FãdecarteirinhadoDT

Deixe uma resposta