Propaganda Vende?

PERGUNTA: Salve Ricardo, vi sua palestra ontem pela Internet. Nos últimos 15 slides aproximadamente o som começou falhar, ficou difícil, mas continuei! :) Gostei do papo, e da sua proposta de "valor". Única coisa que, se me permite, gostaria de questionar é a sua afirmação de que a propaganda não vende. Eu concordo que o uso é maldoso, mentiroso e muitas vezes mal intencionado, mas efetivamente ela influencia sim a mente das pessoas. Como exemplo veja as intenções de voto da Dilma e me diga se isso não é efeito de propaganda?

MINHA RESPOSTA: Eu acredito, e diferentes pesquisas apontam, que a propaganda em si é responsável por 20% das vendas de uma empresa. Os outros 80% vem das indicações & boca-a-boca. 

Com o advento da internet & mídias sociais, eu acredito que a participação das indicações & boca-a-boca só tende a aumentar. 

Eu realmente acredito que até 2013, TODOS os negócios serão por indicação. Um número cada maior de pessoas tem objetivos próprios e estão atrás de cumprí-los. 

Ao invés de interrompermos essa turma com propaganda, precisamos ajudá-los a tomar decisões provendo informações que eles não tem. 

Por outro lado, ninguém compra nada por razões racionais, 90% é decidido no emocional. Consequentemente, todos nós precisamos prover informação com pegada de comunicação inteligente, caso contrário, a nossa mensagem será irrelevante. 

Eu penso que a Dilma não vai ganhar por conta de propaganda em si. Quantos brasileiros assistem ao horário eleitoral? 

A Dilma vai ganhar porque existe um boca-a-boca em torno dela e do lula provocado por mais de 1 milhão de militantes do PT. 

O PT é que nem a Avon, os militantes deles são como as vendedores do Boticário. Eles estão em todos os lugares falando sobre a dilma sempre que podem. 

Os próximos 10 anos serão muito malucos para as indústrias da propaganda, comunicação, mídias, varejo e tecnologia. 

Eu olho para os produtos que eu tenho hoje, comprados nos últimos 5 anos, meu carro, telefone, computador, livros, viagens, roupas, eventos de entretenimento, alimentos, e não encontro NADA que tenha sido comprado porque eu fui submetido a alguma peça de propaganda de massa. NENHUM.

Olhe para você, faça uma análise pessoal sobre os seus hábitos de compras nos últimos 5 anos. O que você comprou porque alguma propaganda disse para você comprar?

Os publicitários podem negar, e continuar a afirmar que são relevantes, mas, a realidade é que tudo mudou. 

Como eu disse ontem, Nizan Guanaes e Washington Olivetto são pessoas legais, mas não inventaram nada nos últimos 30 anos. A classe publicitária está encostada parasitando na invenção da televisão, revistas e jornais há 50 anos! 

Quando digo parasitando, eu quero dizer que o cara CRIA uma peça publicitária, e ganha na VEICULAÇÃO; e anualmente leva uma BOLADA para casa no mensalão que as agências recebem dos grandes veículos para continuar a anunciar por lá. 

O que você acha que 20 anos de cultura da VEICULAÇÃO faz com uma empresa "criativa"?

MATA A CRIATIVIDADE!

Enquanto isso, o Google, Amazon e Facebook, INVENTARAM um novo modelo de publicidade & propaganda. 

Quem deveria ter naturalmente inventado o negócio de links patrocinados, ou uma rede social para ajudar uma empresa a mapear o comportamento dos seus consumidores???

O Nizan Guanaes, ou Dualibi da DPZ, ou o Ênio Mainardi, ou qualquer um deles. 

Mas não foi. 

O máximo que eles conseguem estruturar é um mega telemarketing ativo ineficiente para ligar para os clientes que compram BomBril para conseguir algum cadastro chulé dos usuários do produto; ou soltar um cupom na embalagem do produto trocando cadastro de cliente por sorteio de batedeiras, "casa própria" e outras bugigangas.

Eles não entendem NADA do mundo novo. Se entendessem, teriam criado a Facebook. 

A Facebook conseguiu fazer em meia dúzia de anos, o quê TODOS os telemarketings do mundo não conseguiram fazer em 50 anos: criar e manter um banco de dados com 500 milhões de usuários up-to-date. 

A publicidade tem que acabar! Não porque suja as ruas ou conta mentiras; mas porque DESTROI a auto-estima das pessoas, e joga o ser humano em uma zona do conforto. 

O FIM DA PROPAGANDA obrigaria as pessoas a DESCOBRIR POR SI MESMAS o que fazer com o dinheiro que ganham. Imagina como seria o mundo SEM PROPAGANDA…., um mundo onde as pessoas PENSAM, vão atrás de dados, fatos, recomendações, e tiram suas próprias conclusões. 

Ainda haveria emprego para o Nizan Guanaes, mas em um mundo completamente diferente. 

Chega de deixar a televisão ligada como descanso de tela na sua casa! Ligue a bicha para ver o que interessa, abaixe o som na hora dos comerciais, e desligue quando o programa terminar.

QUEBRA TUDO NA PROPAGANDA!

5 comentários em “Propaganda Vende?

  1. Ricardo, o que você disse esta correto, mas isso somente para os seres pensantes, a propaganda se apoia na grande parte da população que não pensa.
    Existem muitas pessoas que não sabem nem falar, mas tem dinheiro para gastar, principalmente nas classes mais baixas, compram por que viram na tv, ou no outdor. Cerca de 20% da população brasileira são analfabetos funcionais, ou seja nao conseguem interpretar um texto simples, imagine entao tomar alguma atitude sem influencia da propaganda.

  2. Não é preciso ser tão radical assim. A propaganda está mudando, é verdade, e os modelos tradicionais estão dando lugar a um novo molde de comunicação entre o público, com toda essa onda de prossumidor que já ocorre forte nos últimos anos.
    Agora, desmerecer a propaganda a ponto de dizer que é necessário que ela acabe é ser xiita. A propaganda funciona, e muito. Talvez você esteja analisando apenas cases onde ela é mal empregada ou empregada de uma maneira defasada. Talvez você não esteja enxergando propaganda onde ela existe.
    Seu carro, seu computador e cia, certamente não foram comprados diretamente por conta da propaganda, mas eliminar a influência dela na sua decisão de compra chega a ser ingênuo. Você certamente foi influenciado por terceiros e por fatores sociais que certamente foram intensificados pelo estilo de vida totalmente reforçados pela propaganda.
    E a Havaiana que você usa? Porque ela é tão cara? É só borracha presa a uma tira, mas as pessoas pagam até 50 reais em um par. Porque? Propaganda! Você não compra uma sandália, compra um conceito, veste um estilo de vida, dirige uma realização pessoal. Sua vida foi moldada pelos conceitos vendidos pela propaganda, uma vez que o meio em que você vive foi formado por ela.
    Você talvez não tenha sacado o grande objetivo da propaganda. A propaganda não existe pra vender o produto (salvo varejo), serve para agregar valor para ele. Um Ipod não é metade do que é, sem o valor agregado da Apple, por trás de tantos virais e buzz gerados pela estratégia do Jobs. Metade das pessoas não sabe a razão de estar usando o Google ao Yahoo, apenas aceita que ele é melhor, graças a um intenso trabalho de marketing por trás de um buscador. Pessoas não compram mais produtos, compram conceitos embalados em produtos.
    Toda essa indicação que você fala é real e realmente crescente. Mas não se engane. Por trás de toda indicação existe uma boa propaganda.

  3. Olá Ricardo.
    As pessoas estão acomodadas pelas propaganda e outras coisas mais. Isso é verdade e a prova é que um texto polêmico, como esse que você escreveu acima só tem três comentários até agora. Parece que os leitores do Bizrevolution se acomodaram com a propaganda que você fez contra a propaganda.
    Isso mesmo: propaganda. O que você escreveu nada mais foi que uma forma discreta de propaganda. Nada de banners ou intervalos comerciais que quebram o prazer em ler ou assistir um bom conteúdo. Se o seu interesse ao escrever essa propagada discreta foi de incentivar os leitores a comentar o texto, digo que você consegui “vender o produto”. Pelo menos para esses três comentadores.
    Acho que houve uma certa confusão em torno do que você convencionou chamar de propaganda. Para mim esse termo engloba desde o boca-a-boca até o Facebook ou Twitter. Mas parece que você se restringiu às peças publicitárias convencionais em revistas, jornais e canais de televisão.
    Tomando como referência essa última definição, também acho que a propaganda está com os dias contados.
    Tarciso Vieira de Melo
    http://www.empreendedorrevolucionario.com

  4. Parabéns pela coragem. Realmente não vejo nada de novo a muito tempo dos comerciais de TV. Quero morrer em saber que ainda existem aquelas propagandas tipo Casas Bahia, Magazine Luiza entre outros que entram gritando sempre a mesma coisa, todo dia, isso é tratar as pessoas como estupidas, idiotas passivas.
    Se essas empresas querem continuar faturamento num futuro muito breve elas terão que ser relevantes na vida das pessoas, se tornarem mais humanas, ou serão esquecidas. Concordo quando você fala sobre a força do boca-a-boca, todos os itens que comprei foram de indicações ou necessidades pessoais, nada porque a propaganda me disse para comprar.
    Temos que usar sim, toda a sedução do mercado publicitário para propagar mensagens que nos deixem excitados em ser conscientes, ecológicos e pensar antes de consumir algo.
    A era do eu consumo então existo esta começando a ficar manca 🙂

  5. So esqueceu de citar que a publicidade tambem mudou com a internet e que na verdade enquanto a publicidade “destroi com a auto-estima das pessoas” o dito salvador de suas vendas acabam com algo muito mais importante nos dias de hj… a sua privacidade e qse sempre de uma maneira tao sorrateira quanto a publicidade te influencia..
    o proprio CEO do google declarou a poucos dias. “Quer privacidade hoje??? Mude de nome”, depois teve que sair correndo pra se desculpar. Mas esse é o tipo de pensamento.
    Quanto a compra por açoes publicitarias, midia ou influencia…
    Conheço muita gente que comprou iphone
    “porque o Sr. Jobs disse”. Ou porque um funcionario da apple “esqueceu um iphone 4” antes o lançamento na mesa de um café em Palo Alto que por um acaso foi para em cima da mesa dos pessoal da Gizmodo, que analisou o aparelho de cabo a rabo e fez publicidade de “graça” pra Apple… Com direito showzinho da apple pedindo o aparelho de volta por vias judiciais e dalhe cobertura da midia especializada.
    Mas não, definitivamente não foi uma ação publicitária pensada… tanto que um mes depois resolveram esquecer outro protótipo, mais completo, num café no Vietnam se eu bem me lembro 😀
    Agora quantas pessoas nao foram “atingidas” quando o pessoal disse, “Olha o Iphone novo chegando, com essa tela de resolução absurda”
    Enfim, acredito que a publicidade e a internet (e todo esquema de TI por trás) são simbiontes e ainda se tem espaço para ambos no futuro. Principalmente com os novos publicitários que ja nascem assistindo virais de youtube e coisas do genero.

Deixe uma resposta