25 comentários em “Descrição de Cargo.

  1. Acredito que já não deveríamos ter cargos. Deveríamos ter missão, objetivos, visão. Eu, como líder, percebo isso claramente. E todos que forem líderes em suas empresas ou em suas vidas não poderão mais ter um cargo, ou uma função. Precisam estar mesclados com a missão da equipe onde se integrem e ser um só corpo, uma só alma. Nada menos que isso interessa!

  2. Eu sempre procuro lembrar das minhas funções aqui na empresa e tento explicar de maneira fácil como se estivesse explicando para minha avó. Mais ou menos assim: Sou responsável em deixar as pessoas satisfeitas (todas) e de gerar receita para a empresa, além de disseminar a sustentabilidade e de deixar todo mundo cheiroso…Afeeee saí elas param de perguntar. Mas na verdade sou um misto de palhaço, malabarista, educadora, inspiradora, líder… mas se não superar as metas … rsrs

  3. Bom Dia a todos!
    Era o que estava me angustiando exatamente hoje. Na indústria onde exerço a minha “missão”, como tão bem comentou o Marcello, precisamos constantemente estar definindo os “cargos” ou “funções” do pessoal, ou redefinindo quando há necessidade de adequação. Quem já tem essa consciência de Liderança, entende esse papel do Líder. Mas o que vejo nas empresas é muito diferente, temos que constantemente estar definindo claramente o cargo ou a função, para o funcionário saiba exatamente o o que tem que fazer ou que se espera que faça.

  4. Não ter cargo e sim missão e engajamento é o mundo ideal.
    Pena que as áreas de Recursos Humanos responsáveis por um dos “filtros” para recrutar pessoas ainda leve em consideração o que está na sua “Carteira – CLT” e não o que vc realizou.
    Acredito que falta ainda muito amadurecimento nesse processo e os líderes na minha visão deveriam contribuir para essa mudança.

  5. Tudo um pouco!
    Penso seria mais fácil, no fim de um período, analisar as tarefas desenvolvidas, escrever uma lista e tentar achar um “cargo” que se encaixe nas minhas rotinas!
    Vou fazer essa experiência…

  6. Trabalho em vendas, porém minha responsabilidade é ver os clientes satisfeitos, os funcionarios motivados por colaborarem na empresa de que fazem parte e não menos importante comprometidos com resultados em relação aos desafios de nossos clientes, como investidora quero, quando me deitar, ter a certeza de ter feito naquele dia diferença para as pessoas ao meu redor não importando se são funcionários, clientes, desconhecidos, sempre podemos sair da acomodação, agradecer a vida e saúde que temos e sermos úteis para o bem comum….acho que essa é minha descrição.
    Abraços, Regina AquilaTech.

  7. Bom dia a todos,
    Pelo que analisei ao ler cada comentário dessa manhã todos estão corretos e sabem se descrever dentro de sua função. Parece algo meio complicado colocar no papel o que realizamos em nossos cargos. Isso porque não temos cargos e sim funções. Por ex meu caso sou GN mas tenho que exercer a função Mktg, Cobrança e etc. Acredito que isso nos torna pessoas competentes e pessoas que acompanham o progresso do mercado para que não sejamos substituídos a meio de tantos outros que estão surgindo.

  8. Assessor,consultor,ouvidor,solucionador,agregador,compreendedor,amigo,facilitador,reconhecedor de clientes.
    Valter Sérgio(O Pragmático e Inquieto)

  9. Bom dia a todos.
    Me qualifico na forma de técnico de Ti a mais de 26 anos, bom conhecedor de produtos(…) – Diante tenho firmeza como bom técnico em TI e um bom vendedor.
    Atenciosamente;
    Jader

  10. Profissional de tecnologia que leva alinhamento estratégico de TI com Negócios. Seu sucesso. Nosso desafio.

  11. Enquanto Consultor de Negócios, acredito que meu cargo está relacionado a capacidade de fazer boas perguntas e auxliar nossos clientes e parceiros a encontrarem os melhores caminhos.

  12. Ricardo
    Admitindo ou não, a grande, mas grande maioria mesmo , deveria se definir como —- engolidores de sapo —.

  13. Acredito que nossa descrição de cargo não deva ser feito apenas com as atividades do dia a dia, mas sim pensando sempre no diferencial que podemos fazer na empresa e pela empresa. A inteção é única, cativar os trabalhadores para um ambiente de trabalho agradável.

  14. Chega de operacional… É preciso pensar, desenvolver, criar, captar mais informações e aplicar em um ambiente mais inovador, sustentável e equilibrado.
    Não tenho tempo nem pra respirar…
    Sds

  15. Boa noite, sou contadora de uma autarquia municipal. Hoje descrevendo meu cargo: facilitadora, planejadora, organizadora, estudo e procuro meios/tecnologia para facilitar o trabalho do pessoal operacional, planejo orçamentos de receitas e despesas.

  16. Olá Ricardo,
    Não só poderia como tenho oportunidade todos os dias de mudas a descrição de meu cargo, como um profissional autônomo sou obrigado a trabalhar para fazer o meu próprio salário todos os dias. Sendo assim,o meu core de negócio é entender o que o cliente necessita, sou um gestor de necessidades da minha carteira de clientes, aqueles que acreditam no meu potencial de solução.

  17. Bom dia Ricardo,
    Descrever o meu cargo, quase não descreve as minhas funções…rsrsrs.
    O “título” de um cargo é algo seguro e certo? ou é “limitador” seguro para não fazer algo mais?
    Não sei… Mas é muito gratificante quando a “sua” empresa acaba criando um novo “cargo” todinho pra você, já que o cargo que você preenchia, ficou pequeno para as funções que você exercia.

  18. Grande Ricardo!
    Bem… Meu cargo nunca passou de um espelho. Um líder sempre vai influenciar os seus colaboradores, então descrevo o meu cargo como A Influência. E ela pode ser boa ou pode ser ruim e assim andam os negócios. Mas acima de tudo, trabalho para mim e como me movo, move-se a empresa. Como diz a Lei: Pra toda Ação existe uma Reação!
    Forte abraço.

Deixe uma resposta