A Lei da Compensação.

A melhor maneira de medir o caráter de um Ser Humano é observar como ele trata outro Ser Humano que não tem nada de valor a agregar para ele.

"O FMI acaba de anunciar que o Brasil se tornou a sétima maior economia do planeta, deixando para trás a Alemanha, a França e a Inglaterra, tendo a frente apenas os EUA, China, Índia, México, Rússia e Japão". O Ano é 2040. Quem lê a notícia é Sofia Bernardes, jornalista âncora do e-Jornal Nacional, filhote da fusão entre a Rede Globo e o YouTube em 2017, filhota do casamento entre Fátima Bernardes e William Bonner, aposentados em 2025.

Brasil sétimo país mais rico do mundo??? Essa é a mais recente previsão do FMI e Goldman Sachs para o futuro econômico do Brasil no ano de 2040.

Dá para chegar lá? Sim! Se e somente se, o Brasil crescer 9% ao ano durante cinco anos a partir de 2007; se e somente se, 100% dos lares brasileiros tiver acesso a esgotamento sanitário e água potável em 2010; se e somente se, 80% do Brasil tiver estradas decentes em 2008; se e somente se, o Brasil tiver 90% da sua população de crianças até 10 anos de idade na escola até 2012; se e somente se, a máquina do estado não for maior do que 5% do PIB em 2014; se e somente se, a soma das exportações brasileiras forem superiores a 200 bilhões de dólares ao ano até 2017; se e somente se, 60% dos brasileiros tiverem acesso a internet até 2010; se e somente se, o brasileiro formar dez vezes mais empreendedores, engenheiros, médicos, professores, advogados, cientistas e filósofos de todos os tipos até 2015; se e somente se, 70% dos brasileiros tratarem o consumo de água, energia e natureza com mais reserva e consciência até 2012; se e somente se, brasileiros gigantes por natureza e diversos por pensamento, desenvolverem 5 mil horas de debates sobre as possíveis convencionais e não-convencionais maneiras de prosperar sem deixar ninguém para trás até o ano de 2009; se e somente se, desprendidos de partidos políticos e teorias comportamentais, dotados de bom senso e vontade de conhecer o colega do lado, aplicar a lei da compensação na sua Vida até o final do dia de HOJE.

Se essas metas não forem batidas, vamos levar quarenta anos em cima de quarenta anos para chegar lá; ou o que é pior, vamos chegar em um lugar completamente diferente no meio do caminho.

Se não houver esgotamento sanitário e água potável, não haverá criança saudável na escola; se não houver exportação, não haverá mercado interno suficiente para abraçar um povo que precisa de trabalho agora; se não houver estradas de logística, o engenheiro recém formado será vendedor de carro (nada contra), o médico graduado será fazedor de suco (todo trabalho é nobre) e o professor récem magistrado irá ensinar aos clientes como comprar planos de saúde no telemarketing mais próximo da sua casa (o quê não vale é analfabetismo funcional).

A nação, o estado, a cidade e a sua empresa precisam de você mais do que nunca.

"Mais ainda???? Eu já trabalho por três! O quê eu vou ganhar em troca?"

O que você realmente quer ganhar em troca? Peça. Mas cuidado, você vai acabar conseguindo. Você vai acabar conseguindo aquele apartamento bacana, e vai ter que trabalhar dobrado para mantê-lo; você vai acabar conseguindo aquele carro importado, e vai ter que ralar a cuca para pagar o IPVA do ano que vem; você vai acabar conseguindo aquele trabalho desafiador naquela multinacional nota 10 onde você terá que viajar para fora do país duas vezes por ano, ficar longe da família dos amigos dos esportes e perto de reuniões cansativas e intermináveis sobre revisão de orçamento e cabeças. Peça, você vai acabar conseguindo, namorar ou casar com a garota mais bonita da escola, que por acaso é a mais exigente, a mais carente e a mais ambiciosa. Peça, você vai acabar conseguindo se tornar o empresário que você sonha em ser, dono do seu próprio negócio, dono do seu próprio nariz, sem chefes, sem cobranças, cheio de impostos para pagar, famílias para cuidar (além da sua), justiça do trabalho para responder, fluxo de caixa para controlar.

"Eu não aprovo o paternalismo. Você tem razão quando diz que a era de esperar por alguém que nos diga o que fazer acabou. Mas eu também não quero viver em um mundo ultra competitivo, cheio de cobranças por excelência, qualidade, eficiência e eficácia. Eu não aprovo Salvadores da Pátria mas também não aprovo os Senhores da Eficiência. Não existe um meio termo?"

Se existe um meio termo???? Sim, existe, há tempos: "Clodovil, qual será a primeira coisa que fará em Brasília?", "Quero ser apresentado à minha sala, à minha mesa." Principais projetos? "Não tenho projetos. Não nasci lá dentro, vou ter de aprender tudo." Ele já foi estilista, apresentador de TV, fez musical; agora, Clodovil Hernandez, 70 anos, foi um dos deputados federais mais votados na semana passada, mais de 300 mil votos.

Meio termo???? NÃO EXISTE MEIO TERMO PARA QUEM PODE SER A SÉTIMA NAÇÃO DO PLANETA.

O Brasil é muito mais do que um país. Nós somos um imenso e único continente americano, oriental, europeu, árabe, asiático, indígena e africano. Você e eu temos colegas que acreditam na cultura americana do Trabalho Crescimento Progresso Avanço Mudanças Conflito Caos Coragem Compromisso Excelência Otimismo Confiança Amor Próprio; que bate cabeça com os colegas que acreditam na cultura oriental do Equilíbrio Honra Meditação Arte Natureza Colaboração Serenidade; que bate cabeça com os colegas que acreditam na cultura européia da Diversidade Inquietude Interrogação Imaginação; que bate cabeça com os colegas que acreditam na cultura africana dos Rituais, Música, Multimidia, Misticismo; que bate cabeça com os colegas que acreditam na cultura indígena da valorização da Raiz, Equipe e Universo; que bate cabeça com os colegas que acreditam na cultura brasileira, que no final do dia, é uma cópia mais ou menos mal feita ou bem feita de todas essas.

QUAL É A SUA CULTURA? O quanto você está interessado em se relacionar e se misturar com a cultura dos outros?

Eu não vejo um mundo dividido entre o paternalismo e a eficiência. Eu vejo um mundo dividido entre pessoas medíocres que não querem compensar o mundo por aquilo que tem, e Seres Humanos grandiosos que fazem questão de compensar o mundo por aquilo que são. Onde você vê os "Senhores da Eficiência", eu vejo os "Senhores da Diferença". Onde você vê pessoas trabalhando por dinheiro, eu vejo Seres Humanos que enxergam em seu trabalho uma maneira de influenciar o mundo, mudar o presente, alterar o futuro HOJE.

Quando pequeno, a compensação por um ano inteiro de boas notas e bom comportamento vinha em dezembro, dizia a família, na forma de presentes, trazido pelo Papai Noel.

Hoje, eu vejo que não é nada disso. Todos os contatos, todos os olhares e toques, todas as ações e decisões tem um compensação imediata em si mesmo.

A compensação está em fazer. Ser parte da geração da construção. Viver o furacão. Ver o circo pegar fogo. Participar da brigada de incêndio. Pegar o bastão, passar o bastão. Escrever, mesmo que alguém não goste, não leia, não compre.

MUITO OBRIGADO ao visível e ao invisível, por me fazer ver e sentir, a Lei da Compensação.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO!!! Foi para isso que eu vim! E Você?

5 comentários em “A Lei da Compensação.

  1. Sempre visito o seu blog, mas nunca havia deixado um comentário. E dessa vez você escreveu o que eu sempre quis escrever. Sou empresária e concordo 100% com cada uma das suas palavras. As pessoas (de e em qualquer nível) estão acostumadas a querer e a cobrar sem pensar nas consequências dos seus desejos, sem pensar que precisam dar algo mais em troca. O escambo existe e ainda é muito utilizado!
    Acredito na lei da ação e reação, acredito na força do pensamento e na capacidade do ser humano. Mas também, acredito que a atitude das pessoas é a única determinante do seu sucesso.
    E o sucesso de um, quando compartilhado, torna-se sucesso de muitos. Ser bem sucedido e proporcionar oportunidades de sucesso é uma obrigação.
    Parabéns pelo seu sucesso!

  2. Não sou empresária, mas gosto de ler esse blog, até porque trabalho com e para empresários. Sou jornalista. Acho que mais que uma visão de trabalho, o que você escreveu é um estilo de vida. Muito bom.

  3. Sempre leio os posts do Bizrevolution, mas desta vez fiquei incerto sobre o que realmente quis dizer meu amigo Ricardo sobre Lei de Compensação, outra coisa foi o exemplo do Clodovil que também não consegui perceber se foi uma crítica ao eleitorado eleger uma pessoa que não sabe nada de política ou o quê. Talvez eu seja um neófito mesmo, mas gostaria de esclarecer este assunto. Meu email é mwolegal@gmail.com

  4. Ricardo.
    Costumos sempre ler seus artigos os quais gosto muito e costumo encaminhar para a gerência e diretor da empresa familiar onde trabalho e da qual sou herdeira.
    Tenho certa dificuldade em implantar idéias novas principalmente devido aos conflitos que certamente são gerados por causa dos que não aceitam mudanças, porém procuro defender com afinco aquilo que acredito. Muitas vezes me desmotivo por ver pessoas não fazerem o que é preciso ser feito – isto me “irrita”!
    Seus textos me ajudam a “expantar” esta desmotivação às vezes gerada e que sem dúvida muitos devem sentir.
    Obrigada por sua colaboração em meu dia a dia e parabéns.
    Sds,
    Barbara Silva

  5. Bom dia Ricardo,
    Achei espetacular o artigo “A LEI DA COMPENSAÇÃO”.
    Hoje terei uma reunião com um dos gestores de minha empresa, responsavel pelo setor de engenharia, onde todos os novos projetos devem iniciar, tendo uma analise profunda da viabilidade e um efetivo gerenciamento até que se torne realmente um produto final.
    Estou iniciando a reunião pedindo que o mesmo leia este artigo e reflita a onde ele desejar chegar e qual sera a sua contribuição no crescimento da empresa e no progresso de seus colegas.
    Abrigado pela ajuda.
    Um abraço,
    Oscar Marinho Junior

Deixe uma resposta