11 comentários em “Bom Senso.

  1. Somos falhos, Somos falhos!
    A nossa memória opera muito em processos muitos temporários, cada dia nós processamos vários lotes de informações e boas parcelas destes lotes são descartados em modo aleatório sem que a pessoa perceba, mesmo que ela leia uma informação forte, pode ficar alterada por 3 dias ou mais depende do impacto e depois é retornada ao padrão de operação normal.
    Sem a prática do exercício mental periódico de modo diário,semanal,quinzenal,mensal, ela estará bem sujeita a falha da informação, pois não ela não é mais processada na sua forma original na sua atividade mental.
    Para isso é necessário um exercício de programação mental ou reeducação mental como preferir, que é pegar e estudar os territórios do bom senso, seus exemplos, suas atividades,seus impactos,suas naturezas,suas forças, seus valores e sem dúvida, entrar na porta da palavra (BOM [] SENSO) e sair do outro da lado da porta como estivesse viajado no mundo do bom senso.
    MR.

  2. Porque, incoscientemente a nossa “natureza” nos mostra que queremos criar padrões onde eles não existem.

  3. Me desculpe discordar de vc Mateus, quando diz “Somos Falhos”.
    Apenas temos maus hábitos, nossas decisões e ações são influenciadas pelos nossos hábitos.
    Podemos escolher continuar com esses hábitos ou trocá-los por outros.
    Para isso é necessário disciplina.

  4. Me parece que o bom senso é resultado de uma avaliação “racional” de um contexto dentro do qual tomamos decisões. Esse “racional” considera o nosso mapa mental (esse assunto é muito, sugiro googar). De vez em quando, impulsivamente (decisões emocionais), resolvemos nos rebelar contra nosso inconsciente e tomar decisões nas quais abandonamos o bom senso.
    De qualquer forma, não podemos confundir bom senso com senso comum…nem sempre são a mesma coisa.
    Abraços,
    LAF

  5. Bom senso pode ser definido como a forma de “filosofar” espontânea do homem comum, também chamada de “filosofia de vida”, que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.
    É a escolha de alguns critérios para decidir sobre os problemas e dúvidas encontrados. Criteriosidade, porém, pouco rigorosa. Mesmo não tendo acesso à filosofia e à ciência, alguns homens são capazes de desenvolver um senso crítico, uma sabedoria de vida, por meio da qual podem assumir uma postura de certa independência em relação à avalanche de informações e pressões ideológicas que os cercam a todo instante.
    O bom senso possibilita avaliar, com certo grau de crítica, o transcorrer dos fatos e a maneira vulgar de pensar.
    Refere-se ao ato de raciocinar do ser humano (juízo claro, prudência, etc).
    Exemplos:
    O homem teve bom senso em não gastar todo seu salário em inutilidades, usando-o para coisas realmente necessárias.
    O menino tem bom senso por isso não sai de madrugada com desordeiros.
    A mulher de bom senso não namora homem preguiçoso.
    Quem tem bom senso sabe pensar antes de falar.
    Pode ser entendido como um bom raciocínio que a pessoa tem para evitar cometer atos que possam prejudicá-la futuramente.
    wikipedia

  6. Luis,
    Procure no wikipédia o significado da expressão “Asno batizado”.
    Forte abraço,
    Gabriel Peixoto

  7. luis carlos (não consigo entender como uma pessoa escreve o nome dela com letras minúsculas!!!)
    Vou ser curto e grosso: se você quiser ser “ouvido” e respeitado, escreva alguma coisa inteligente, rápida, direta e, acima de tudo, SUA.
    Apenas transcrever textos é a coisa mais BABACA E SEM INTELIGÊNCIA que uma pessoa pode fazer. Seus textos são longos e totalmente desprezíveis.
    Abraço,
    Godoy

  8. Por que às vezes você chega a conclusões, que olhando para trás, ignoram o bom senso, e o quê você vai fazer para reduzir a probabilidade de acontecer novamente no futuro?
    Porque eu penso por mim mesmo, eu defendo o que é meu, eu acretido, sonho e quero realizar. Mas prinicipalmente porque não tenho todo o conhecimento necessário para o perfeito “bom senso”, a cerca do que sera modificado pelas minhas decisões. E o mais importante, minhas decisões modificam decisões ou comportamentos de outras pessoas, que ignoram o bom senso. É uma guerra.
    Toni.Bili

  9. … e o quê você vai fazer para reduzir a probabilidade de acontecer novamente no futuro?
    Planejar. Estudar. Criar.
    Rezar.
    Toni.Bili

  10. “e o quê você vai fazer para reduzir a probabilidade de acontecer novamente no futuro?”
    NADA.
    Com bom senso eu continuaria na MATRIX!
    Pensar sem bom senso é criar rupturas de conceitos. Agir sem bom senso é revolucionar. Toda revolução leva a novos patamares, uns bons e outros ruins.
    Não existe revolução com bom senso, porém ainda precisa de senso.

Deixe uma resposta