Deixar-se ser influenciado pelo mundo!

Amigas e Amigos, como vocês responderiam a questão abaixo…
(quem envia mensagens como essa tem o seu nome trocado para guardar sua privacidade)

Caro Ricardo,

Venho lendo suas mensagens há algum tempo e tento refletir, aplicar a minha vida e muitas vezes levo a outras pessoas, ou para discussão em grupo. Todos os meus colegas de trabalho já ouviram falar de suas mensagens e de você.

Eu simplesmente adoro e muitas vezes elas chegam no momento exato em que eu estou precisando ouvir exatamente aquilo, como é o caso desta “Não aumentes o teu destino!” .

Tenho 28 anos, formada em Informática, nunca exerci esta profissão (não gosto de exatas, acho sem criatividade), há 9 anos trabalho na mesma empresa na área administrativa, nunca trabalhei em outro lugar.

Durante estes 9 anos já passei por 4 departamentos, não porque fui promovida, mas porque o trabalho se tornava rotina, sem muitas perspectivas de crescimento e como tenho um bom relacionamento com todos os departamentos sempre consegui transferência com facilidade.

Sou bastante dinâmica com facilidade de adaptação, aprendo rápido, gosto de organização, metodologia, regras claras, gestão e liderança. Normalmente lidero os grupos de trabalho inclusive grupos compostos por meus coordenadores.

Ultimamente trabalho na área de suprimentos, onde sou negociadora corporativa, e estou muito desmotivada. Pensei em mudar de departamento novamente mas concluí que estou somente mudando de lugar e continuo fazendo as mesmas coisas e convivendo com as mesmas pessoas. Pessoas que lêem enciclopédias (deixam em cima da mesa p/ que todos saibam), fazem cursos caríssimos, estudam inglês na escola mais famosa, auxiliam consultorias e nunca, nunca aplicam nada do que estudam.

Pessoas que trabalham há 30 anos da empresa e fazem tudo igual desde que começaram. Pessoas que aceitam mudanças desde que não precisem mudar. Gerentes que promovem pessoas que se parecem com ele (estúpido e mau humorado), e não pessoas que dão resultado para empresa, que promovem o trabalho em grupo, que tem iniciativa, criatividade, etc.

Estou cansada destas pessoas, destes lugares e destas empresam que um site lindo na Internet e fazem muitos discursos em programas de TV.

Mas o que eu faço se eu não sou assim como você DECIDIDO, SEGURO, DETERMINADO?

Acredite, eu não sei quais são as 10 coisas que eu quero da vida, eu não me oponho a nada e nem sou apaixonada por nada. Vivo buscando encontrar estas coisas, pelo menos uma ou duas, mas NÃO SEI e a cada dia que passo aumenta meu desespero por tanto tempo, energia, e concentração sendo desperdiçados.

Me ajude, o que eu faço ?

Abraços

Barbara Maria

E aí vai a minha resposta….

Cara Barbara,

BOM DIA!!!! Tempos atrás, muito tempo atrás, as pessoas diziam que o Ser Humano descobre a sua vocação aos 35 anos. Se isso for mesmo verdade, você tem ainda uns sete anos pela frente…. Mas você apenas irá encontrar se continuar a questionar e buscar TODOS OS DIAS. Não pare de pensar nisso jamais.

Eu vejo a vida como um jogo de video game onde somente é permitido passar para a próxima fase se você vencer de verdade a fase que você está. O meu conselho para você é fazer o seu micro-mundo VIBRAR de ENERGIA, PAIXÃO, EMOÇÃO e PROPÓSITO. Enquanto a turma coloca enciclopédia, coloque uma FRASE, uma IMAGEM, algo que faz as pessoas e você mesmo se inspirar todos os dias. Transforme a sua área de trabalho em um ambiente de VALORES e AÇÃO com posters, banners, fotos, cores, idéias, artigos, emails etc. Faça os outros se incomodarem com a sua eterna PAIXÃO pela vida e pelo trabalho aparentemente repetitivo que você tem.

Nas horas de folga, promova essa emoção pela empresa. Envie artigos sobre finanças para o financeiro, sobre vendas para os vendedores, sobre marketing para os marketeiros, sobre gestão para os gerentes, sobre negócios para os clientes, sobre relacionamentos para os fornecedores e por ai vai.

LEIA! LEIA! LEIA! Se pelo jeito você é formada em informática, você não deve gostar muito de ler… ou estou errado? Seja lá qual for o caso, LEIA!!! LEIA!!! LEIA!!! Qualquer coisa mas LEIA!!! Transporte o seu espírito para um lugar distante da sua casa e escritórito de vez em quando, senão… você encontrará ainda mais dificuldades para voar….

Ser SEGURO e DETERMINADO é uma questão de prática. É preciso PRATICAR PRATICAR PRATICAR. Eu me sinto seguro porque eu leio leio leio e leio tudo que eu posso. E me sinto determinado porque sou humilde para dizer todos os dias para mim mesmo que nada sei e que preciso HOJE aprender algo de novo com alguém ou com alguma coisa.

APRENDER ALGO de novo é a minha busca diária. E APRENDER ALGO novo é olhar o mundo ao seu redor e deixar-se ser influenciada por ele.

Um grande abraço e QUEBRA TUDO por aí !!!

Ricardo

6 comentários em “Deixar-se ser influenciado pelo mundo!

  1. Olá Ricardo
    O que a Barbara sente, é o que acontece ou acontecia comigo e olha que tenho 36 anos hein.
    Não sabemos desenvolver nossa comunicação interpessoal de forma adequada. Eu não sei ficar passando a mão na cabeça de quem te ferra a semana inteira ou que sabe que ferrou outras pessoas e que mais tarde será você, sei lá, creio que preciso aprender muito a lidar com “gente” e estou lendo muito sobre o assunto. Uma dica que não gosto de citar muito é o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” porque acho muito meloso. Tá vendo como não sei lidar com gente!!
    Aí eu cheguei a uma conclusão de que aprender, ler, agir temos que sempre colocar em prática mais o mais importante é buscar sem ficarmos nos martirizando ou mesmo olhando no rabo dos outros e buscar nosso espaço que com certeza temos o nosso.
    Abraços
    PS: Parabéns pelo blog e pelos e-mails que me ajudaram em muito a tomar várias decisões continue assim e Deus te abençoe.

  2. Bom Dia, Ricardo!
    Parabéns, o Blog está excelente!
    Bem…. o caso da Barbara é comum a todos ou pelo menos quase todos que frequentam seu blog. Tenho 19 anos, me formei como técnica de informática em 2002,mas confesso que esta área já nao me atrai tanto. Hoje, faço administracao em Comercio Exterior e admito estar apaixonada pelo que faço.
    Tambem adoro ler, procuro me manter informada sobre tudo e todos, participo de palestras, debates e encontros. Tenho visto muitas matérias sobre revolução pessoal e profissional, entendo que há de todas as formas uma certa pressão, tipo, “seja o melhor ou seja ninguém”. Penso que as empresas deveriam, com certeza, sofrer pressão igual e/ou até maior para haver uma revoluçao na forma como tratam os funcionarios, o conceito do bom profissional hoje no mercado nao é a mesmo de alguns anos atrá. A questao de reciprocidade é cada vez mais esquecida.
    Cada funcionario é uma peça única, quando a peça funciona bem a empresa vai vem, se está mal, compromete o todo.
    Nós pensamos assim, mas e eles? Somos apenas “mais um” e o que nos resta fazer?
    Reconhecer nosso valor, acreditar em nossa capacidade e ser positivista!!!
    Abraços e Sucesso para todos nós!!!!

  3. Olá Barbara e TODOS NÓS,
    Me identifico com a Barbara, porém acho que a minha história já passou desta fase e está com resultados positivos.
    Hoje aos 41 anos estou fazendo o que gosto, no lugar que gosto (trabalho e moro numa fazenda), demorou um pouco, mas NUNCA DESISTI da minha procura.
    CONTINUEM SEMPRE e se PRESERVEM como são: SERES HUMANOS DE LUZ.
    Já fiz muita análise, mas hoje uso modos mais DESCOMPLICADOS de ajuda: Florais de Bach, MEDITAÇÃO e LER, LER, LER.
    SER FIEL a VOCÊ é primordial.
    Sempre esteja aberta, quebrando paradigmas e você TERÁ SUCESSO.
    Ricardo, parabéns pelo BLOG.
    Um abraço carinhoso.
    Sofia

  4. Bárbara!
    Eu acho que tá na hora de você cair fora desta empresa e fazer algo por você. Tire umas férias e faça uma profunda meditação: esvazie sua cabeça e pense com sinceridade no que te deixaria profissionalmente feliz… Pode ser a coisa mais absurda, mais diferente, mas seja sincera com você mesma, deixe seu pensamento voar e tente encontrar seu verdadeiro caminho.
    A vida passa muito rápido pra gente ficar perdendo tempo. Sonhe e viva seus sonhos! Isto sim vale a pena!

  5. Enviada: Ter Mai 25, 2004 12:28 pm Assunto: Suicídio Natural.
    ——————————————————————————–
    Barbara e REVOLUCIONARIOS,
    É muito importante que as pessoas identifiquem o que realmente GOSTAM de fazer, só você pode indentificar e FAZER o que gosta, quem sabe a sua realização plena está em outra área: música, teatro, artes plásticas etc. se você não amam o que faze as consequencias são perigosas, não se destrua.
    Estamos nos matando, essa é a minha conclusão após um dia internado em um Hospital Público na cidade de Picos no Piauí.
    Sou Vendedor viajante, resido em Belém-PA, na viagem que fiz no dia 10 de maio de 2004 (Castanhal, Capanema, São Luiz, Teresina, Picos, Parnaiba, São Luiz, Imperatriz, Marabá, Belém) com retorno previsto para o dia 23 de maio de 2004, viajo só, e dirigindo na solidão das estradas é um bom momento para reflexões, tempo curto, estrada ruim, curvas perigosas, lombadas, acidentes, assaltos, animais na pista, cada viajem que faço é um “RALLY”.
    No dia 19 de maio de 2004 saí de Teresina às 11:00, cheguei em Picos às 14:00, não tive tempo para almoçar, meu almoço foi duas espigas de milho assado comprado em uma das inumeras lombadas na BR, neste dia trabalhei até às 22:35 preparando uma máquina para realizar testes de Mamografia no dia seguinte às 08:00 horas, serviço concluído lembrei do “JANTAR”, em um restaurante de beira de estrada comi um tira-gosto de Bode assado com macaxeira acompanhado da Estupidamente Gelada, às 23:50 fui procurar um Hotel para dormir, no Hotel tomei um merecido banho, tentei ler, mas estava muito cançado, dormi e acordei às 01:40 passando mau, VOMITEI SANGUE, fiquei na dúvida, será que foi o BODE? não consegui mais dormir, preocupado com a gravidade do meu estado, pouco tempo depois novo vomito MAIS SANGUE, MUITO SANGUE, tive a certeza da gravidade do meu momento, às 05:10 diarréia ESCURA, isso acompanhado de uma tremenda fraqueza, sem pânico, fraco e sozinho eu tinha duas opções: desmaiar e morrer sem socorro ou reagir e procurar urgente um Pronto Socorro, às 06:00 saí do Hotel dirigindo na esperança de não desmaiar antes de chegar ao Hospital Regional Justino Luz, estacionei o carro na calçada do Hospital, na recepção Pacientes em fila preenchiam fichas para atendimento, com muita dificudade expliquei meu caso a um segurança que entregou minha identidade a recepcionista e explicou minha gravidade, 07:00 era troca do plantão eu tentava usar o celular e não conseguia, às 07:10 fui atendido pela Dra. Francisca, após os procedimentos de emergencia ela me perguntou se eu tinha condições de realizar um exame de Endoscopia particular pois o Hospital não tem este serviço, às 08:30 saí do Hospital em busca do exame, por providencia Divina o carro do Dr. Walter estava impedindo a saida do meu, sua Esposa me viu pálido e acabado totalmente diferente do dia anterior, por celular chamou o Dr. Walter e me levaram a uma clínica particular para o exame de Endoscopia, durante o exame novamente vomitei muito sangue, para mim era a certeza que eu não voltaria vivo a Belém, minha Hora tinha CHEGADO, na sala de repouso após o exame ciente da minha grave condição, tentando ligar para a clínica que eu tinha compromisso às 08:00, parei para pensar: Quantas pessoas como eu estam se acabando por falta de ATENÇÃO e respeito a propria vida?
    Por que aos 46 anos tenho que continuar me matando ? Quantos amigos perdi com menos de 40 anos vítimas de acidentes, infarto, câncer e outras doenças geradas pelo STRESS ? Novamente tenho duas opções:
    1 – Continuar me matando ” SUICÍDIO NATURAL”
    2 – Mudar meu estilo de vida, melhorar a Qualidade em Vida dos meus
    últimos anos de Vida.
    BASTA . . . Este meu relato é para alertar pessoas que como eu vivem sem se lembrar que estam vivas, vivem para o trabalho sem valorizar a vida que ainda tem e agradecer às pessoas que no momento de urgencia que passei me atenderam com AMOR e Atenção, peço desculpas por não lembrar os nomes das pessoas que me socorreram, mas tenho a certeza que elas são felizes.
    Antonio da Cruz Ferreira Neto.
    marketingman@globo.com

  6. REVOLUCIONÁRIOS,
    Ninguem pode melhorar de vida acomodado, suportando trabalhar em um ambiente nocivo, muitas pessoas escolheram suas profissões pensando apenas no retorno finaceiro futuro, esqueceram da REALIZAÇÃO PESSOAL e PROFISSIONAL.
    É necessário INTELIGÊNCIA, SAÚDE FISICA – MENTAL e CORAGEM para identificar e FAZER as mudanças necessárias para o progresso pessoal e profissional. A vida é curta, curtam a vida.
    Desejo a todos SAÚDE e EQUILIBRIO MENTAL para fazer as mudanças necessárias em busca de QUALIDADE EM VIDA . . .
    Antonio da Cruz Ferreira Neto.
    marketingman@globo.com

Deixe uma resposta