Como fazer o seu cliente valorizar o seu serviço.

E aí galera, beleza, aqui é o Jordão.

O vídeo de hoje é para quem vende serviços.

O video é sobre uma dica para você implementar hoje, imediatamente, para evitar aquela situação daqui a seis meses quando você quiser renovar o contrato com o seu cliente, e ele falar assim “tá caro, não vale, não vi esse negócio sendo feito, me dá um desconto ou eu não vou renovar”.

Para evitar que isso aconteça, você tem que fazer o seguinte…

Você tem que enviar um relatório para o seu cliente!

A cada 30 dias, 15 dias, 7 dias, toda sexta-feira, sei lá, você decide, você precisa enviar um relatório que mostra que você está entregando o serviço. Um relatório que comprova que o serviço existe, que você está fazendo alguma coisa.

Você precisa fazer isso cara, beleza?

Por exemplo, vamos imaginar que você tem uma empresa de serviços de segurança. Você foi contratado pelo seu cliente para cuidar do armazém da empresa dele na parte da noite.

Ou seja, o cliente praticamente nunca vê os seus profissionais trabalhando.

Nesse caso, se o cliente só recebe de você o boleto a cada 30 dais para pagar a sua conta, ele vai achar que o seu serviço não vale nada, e na hora da renovação ele vai pedir um belo desconto para continuar a fazer negócios com você.

Para mudar essa situação, o cliente precisa ver que você entregando o seu serviço.

Nem que sejam fotos de a cada 15 minutos do armazém do cara sem acontecer nada, entendeu?

Você tira foto a cada 15 minutos, coloca em um PDF e manda para o cliente.

“Ah, Jordão, eu não vou fazer isso não, eu não preciso. Eu sou mais sofisticado, eu tenho uma área de clientes no meu site onde o cliente pode olhar o que acontece no armazém dele a hora que quiser. Eu entrego um login e senha para o meu cliente e ele entra lá e vê tudo o que está acontecendo do seu smartphone.”

Cara, o cliente não faz isso, o cara não está nem aí para entrar na sua área do cliente, ele nem lembra do código do internet banking dele. Você acha mesmo que o cliente vai lembrar o código do sistema de segurança que ele tem que entrar?

Isso ai é a maior papagaiada velho! Panaceia.

Além de área reservada do cliente etc, manda o relatório em PDF para o cliente em um formato responsivo que permita ao cliente ler no smartphone.

Deu para entender?

Outro exemplo, você tem uma empresa de marketing digital onde você tem contratos com diferentes clientes para gerar tráfego para diferentes web sites.

Legal.

Agora, por que o cliente precisa de tráfego?

O cliente quer vendas.

Mas ele não está conseguindo gerar vendas porque o tráfego que você está enviando para o site dele não gera vendas nenhuma.

O cliente diz, “eu não vou mais fazer esse negócio de Google. Não dá retorno,  Chega!”,

O que você poderia fazer para ajudar o cliente a visualizar o trabalho que você está fazendo?

Envie um relatório semanal para o cidadão!

Para ele acompanhar a evolução da performance do seu trabalho.

Você poderia enviar um relatório para o seu cliente todas as sextas-feiras com um resumo do posicionamento da empresa do cidadão no ranking de resultados de busca no Google.

Escolhe para o seu cliente 50 palavras chaves onde ele tem que aparecer na primeira página de mensagem do Google, e mostra que o negócio está evoluindo, toda sexta-feira, em comparação a concorrência, o número de visitantes, a taxa de conversão, mostra outras cosias, o tempo do cara no site, manda toda sexta-feira um relatório para o cara, senão ele vai achar que você não vale, vai achar que você não tá fazendo nada.

Eu tenho um amigo que tem uma empresa de tecnologia onde ele vende serviços gerenciados de suporte técnico de tecnologia. Serviços Gerenciados é quando você coloca um software para monitorar 50 máquinas de uma empresa sem ninguém estar por lá. Através de um serviço gerenciado você monitora a distância todas as máquinas do seu cliente. O que ele faz para assegurar que o cliente VISUALIZA o que ele está contratando?

Toda sexta-feira ele envia um relatório com o número de ataques que a empresa do cara sofreu de hackers e que o software dele segurou. O relatório traz o  número de horas que os funcionários da empresa trabalharam, o tempo que o sistema permaneceu no ar, etc etc etc.

Dessa maneira o empreendedor que contratou o serviço consegue perceber o valor daquilo que ele está pagando 3 mil reais por mês para ter. O relatório permite ao fornecedor tangibilizar o serviço, que quando ele vende serviço, uma coisa invisível se você não tangibilizar ele acha que não vale.

Entendeu?

Então, a dica de hoje é essa.

Se você vende algum tipo de serviço, crie um relatório mensal, quinzenal, semanal que você possa enviar  para o seu cliente para ele ver que você está realmente trabalhando duro no negócio dele. E que aqueles 2 mil reais que você cobra dele valem muito!