Onde encontrar os melhores vendedores para a minha empresa?

Onde-encontrar-os-melhores-vendedores-para-a-minha-empresa

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão. Tem alguém aí querendo trabalhar em uma coisa mais legal? Tem alguém aí querendo ganhar mais? Tem alguém aí de saco cheio do que faz e está procurando outra empresa, blá, blá, blá? Então, manda um zap zap para mim que eu vou adicionar você em um dos grupos do zap zap aí que eu tenho, vire e mexe, apesar da crise, do mimimi, do blá, blá, blá, da ‘enchessão’ de saco, tem gente contratando vendedor legal pra caramba. Então, anota o meu WhatsApp aí. 01198182-3629. Manda uma mensagem, te adiciono em um grupo. Na hora que você me mandar uma mensagem, cara, diz assim: “Alô, bom dia, Jordão! Vi seu vídeo. O meu nome é Jussara.” Não esquece de colocar o seu nome, cara. Você tem que colocar o seu nome, beleza? Que aí eu já te adiciono em um grupo aí. Quem sabe o seu próximo trabalho show está em um grupo do WhatsApp.

Agora, vamos dizer que você não é exatamente um vendedor procurando uma nova oportunidade de trabalho e sim você é um empreendedor procurando um vendedor. Então, cara, primeira sugestão: vai lá nos meus grupos do zap zap, posta lá a sua vaga, quem sabe você encontra. Agora, segunda alternativa que eu dou para você é o seguinte: liga no seu concorrente, liga nas empresas que você admira e pede para falar com o melhor vendedor. Pede para falar com o melhor vendedor. Você vai ver que é muito fácil descobrir qual é o melhor vendedor. “E aí, meu? E aí, Microsoft, quem é o melhor vendedor de Windows aí?” “Ah, é o Otávio. Vou transferir você para ele.” Rapidamente, você vai estar falando com o Otávio. Porque é o seguinte, meu filho, os melhores vendedores estão todos empregados ganhando uma nota. Estão ganhando bem. Os caras já estão lá. Você acha que vendedor bom pra caramba está em casa coçando o saco nesse momento? Ou ele foi demitido? Os melhores vendedores estão nas empresas. Não existe o cara disponível. A turma que está procurando é uma turma que tem vontade e aí, eu espero que sejam pessoas treináveis para a gente treinar os caras na melhor maneira de vender o seu produto. Então, contrata caras que tenham vontade, sangue nos olhos, vontade. Como você descobre, como eu descubro o cara que tem vontade? Investiga a vida pessoal do cara. Como o cara é? O cara malha? Porque o cara tem que fazer exercício. Na hora da entrevista, se você perguntar assim: “Qual foi a última vez que você fez exercício físico na sua vida?” “Ah, não sei. Não dá tempo.” Não contrata porra nenhuma. Não contrata. O cara tem que malhar. “Qual foi a última vez que você viu um filme no cinema e qual o filme que você gostou?” Se o cara pegar e falar uns filmes meia-boca aí, não contrata. Se o cara falar Star Wars, contrata. “Que tipo de música você escuta?” “Ah, escuto música de corno, mela-cueca.” Não contrata. Se o cara falar: “Sou AC/DC na cabeça”, contrata! Entendeu? Contrata caras que está na vibe, nervoso. Contrata cara que tem filho, pai de família. Porque se o cara tem um, dois, três, quatro, cinco, seis filhos, o cara vai chegar todo dia cedo e vai sair todo dia tarde porque ele sabe que tem que ganhar mais porque tem boleto para pagar na escola do filho. Então, contrata nego que tem filho, cara, porque o cara vem com gás. O cara vem com sangue nos olhos para fazer o negócio acontecer.

Agora, você que tem que treinar os caras. Você, empreendedor, tem que saber como vende o seu produto. Antes de botar um cara para dentro, você tem que ser o melhor vendedor. Você tem que saber. Então, não é assim ‘eu não sei vender’ e contrata um cara para vender para você. Não existe isso. Você vai ter que ensinar essa pessoa. Os melhores já estão contratados. Você vai ter que formar os caras. Você tem que dar o script na mão do cara, você tem que dar a bíblia de vendas na mão do cara. Uma bíblia já testada e comprovada por você. Você sabe que a melhor maneira de vender o seu produto não é falar da solução corporativa, de agregar valor, o que vende é quando você fala assim: “Pô, você está com um buraco na parede, eu vim aqui resolver e nunca mais vai entrar barata pelo buraco.” Você já viu que falando desse jeito funciona, a venda acontece, você consegue marcar reuniões. Então, isso virou script. Entra qualquer cara com boa vontade de trabalhar, você dá isso na mão do cara, faz com o cara a primeira, a segunda, a terceira, a quarta, quinta reunião e ligação. O nego aprende. Vê que funciona, assimilou, deixa o cara trabalhar. Beleza? Se você não treinar, cara, o bicho não vai entregar. Entendeu? O cara pronto não existe. Os caras estão empregados. Agora, se você quer um cara pronto, liga, como eu falei, nos concorrentes e pega o cara de lá. Agora, não tem grana para bancar o cara, forma o cara, treina o cara, você tem que saber vender. Beleza? “Ah, mas eu sou empreendedor, Jordão. Eu sou engenheiro, sou fonoaudiólogo, eu sou dentista. Eu não sei vender.” Então, vem fazer curso, cara. Vai fazer curso de venda, meu amigo. Vai fazer curso de venda, lê livro, você vai aprender a vender. Entendeu?

Vendas, física quântica, matemática, geografia, história são matérias que é possível você aprender. Você consegue se desenvolver se você mergulhar e tiver realmente a fim de estudar e aprender o tema. Qualquer um consegue virar vendedor. É só ter vontade. Fazer o curso certo e tal e ter vontade que consegue virar. Você, antes de contratar um vendedor, tem que ter o seu sistema de venda. Não vai botar nego para dentro se você não sabe como vender o seu produto. Beleza, cara? É isso aí. Vamos que vamos!

Para assistir o video dessa transcrição… dá um PLAY logo abaixo: