A agenda da reunião de vendas mais importante do ano.

A-agenda-da-reuniao-de-vendas-mais-importante-do-ano

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão e a reunião de vendas mais importante do ano para a sua empresa chama-se Kick Off de Vendas, pontapé inicial, Convenção de vendas. Todo início do seu ano de vendas, você deveria fazer uma reunião de vendas para reunir todas as pessoas relacionadas aos negócios da sua empresa. Todos os vendedores, representantes, distribuidores, atacadistas, varejistas, consultores, parceiros, todos os caras, marketeiros, deveriam estar em uma sala para ouvir qual é a meta, como a gente vai chegar lá, para fazer uma tratado de sangue sobre “a gente vai chegar lá e não tem plano B. Entendeu? Deveria acontecer isso, cara. Não espera o Carnaval passar para organizar um troço desses, reunir a turma. Janeiro já está terminando e a galera não sabe nem qual é a meta. Você não tem vergonha na cara, não, cara? Como esses caras vão chegar em algum lugar se não sabem onde tem que chegar? Pô!

Então, agora, eu vou compartilhar com você qual deveria ser a agenda de uma reunião dessas. Porque o que eu vejo por aí é gente que não faz nem uma reunião dessas porque não sabe o que fazer. Não tem agenda. Ou fala assim: “Uma reunião de Kick Off? Não preciso. Só preciso de 15 minutos.” Não, cara, não é não. Quer ver? Olha a agenda. Deveria começar com o diretor, com o dono, com o empresário, com o empreendedor dando recado sobre a cultura, a filosofia, o comportamento, as atitudes que ele espera da turma. Contar um pouco da história da empresa até agora e onde ele espera levar a empresa. Beleza?

Segunda parte: palestrante de fora. Um know speaker, um galã que vem dar uma paulada na cabeça da galera. Eu sou esse cara, viu? Eu sou esse cara. Eu faço palestra em convenção, Kick Off e o escambau.Me chama que eu vou aí dar uma paulada na galera. Chama um cara forte, um cara corajoso, que fala a verdade. Não fica chamando esses palestrantes meia-boca que fica passando a mão na cabeça da galera, não. Chama um cara que fala a verdade, beleza?

Terceira parte: sai o palestrante, entra o diretor de vendas para dar o recado sobre a meta. Porque o dono tem um recado assim meio aeroespacial.Legal, filosófico, cultural, mas meio aeroespacial. Depois, do palestrante tem que vir o diretor de vendas para falar assim: “A meta esse ano é dez mil. A gente espera que cada um de vocês traga um milhão. A gente espera que a gente faça 25 visitas. Que venda esses produtos. A gente está lançando quatro. A gente espera isso, isso, isso e isso.” Beleza?

Sai o diretor de vendas, entra a quarta parte que seria atualização de marketing. Uma atualização sobre o mercado. Como vai ser o mercado esse ano? Quais são as tendências? Onde vai vender mais? Onde não vai? O que pega? O que não pega? Essa parte deveria ser feita por alguém de marketing da sua empresa. Se você ainda não tem um cara de marketing, chama um cara de fora. Mas não vai me chamar esses caras de economia, macroeconômicos que falam umas coisas viajantes aí. “Ah, que o país vai crescer 3%.” E fica nesses papinhos furados aí, sabe? Que eu já sei. Traz um cara da microeconomia, do seu micromercado para falar – de novo – verdades. Coisas reais. Realidade toca as pessoas. Essas conversas fiadas, superespaciais desse bando de boçal que tem por aí não toca as pessoas e transforma a sua Convenção de Vendas em uma coisa boring, que ninguém quer assistir.

Quinta parte, tem que estar meio na hora do almoço assim, faz uma dinâmica. Chama um psicólogo. Sei lá, alguém mais assim alto astral. E chama o cara para inspirar, criar e incentivar o espírito de equipe entre a galera. Por que quem está assistindo ao Kick Off? Caras de outras áreas da sua empresa, o diretor financeiro tem que estar assistindo ao Kick Off, o cara do SAC tem que estar assistindo ao Kick Off, o revendedor – como eu falei -, o consultor, caras de fora. É nessa dinâmica do espírito de equipe que você vai incentivar a galera a se conhecer melhor, chorar junto, sei lá, galera. Escalar uma montanha junto. Não sei. Mas para criar um espírito bacana entre todo mundo.

Depois do almoço, chama um, dois, três, quatro clientes para subir no palco e contar a história do relacionamento entre eles e vocês. Para eles falarem assim para todo mundo: “Olha, esse ano eu espero isso, isso e isso de vocês. Vocês estão pisando na bola aqui e aqui. Vocês têm que melhorar na logística aqui, aqui e aqui.” Enfim, o cliente sobe no palco e manda o recado para todo mundo.

Sai os clientes e entra no palco um, dois, três, quatro vendedores que bateram a meta no ano passado e que tem uma história bacana para contar. A história que os vendedores têm para contar preferencialmente deveria ser a história de como eles começaram no negócio do zero e em X e Y dias, com X e Y ações que eles fizeram, o negócio virou e eles fizeram a meta. Beleza?

Saem os vendedores do palco e volta o diretor de vendas para dar um recado e tal e falar para os vendedores que estão sentados: “Agora eu vou dar duas horas para vocês pensarem nos seus planos individuais e aí a gente vai se reunir com vocês para validar o plano de vocês e assinar embaixo com tratado de sangue para que cada um faça a sua meta.” Beleza?

Então, depois da história dos seus vendedores, vem aí dinâmica de duas, três horas onde cada um dos seus vendedores têm que criar seus próprios planos e apresentar para você e você valida. Beleza?

Passada essa fase, vem para os finalmentes, para o encerramento que seria a premiação. Você tem que fazer uma premiação, cara, no Kick Off. Premiar os melhores vendedores, o melhor negócio do ano, o melhor vendedor destaque, o melhor vendedor que começou agora, novato. Entendeu? Ou por regiões. Ou o melhor vendedor do produto mais louco que vocês têm. Enfim, premiação. O Oscar! O Oscar do ano onde você vai dar alguns prêmios para a galera. Prêmio de melhor diretor de fora da área de vendas que apoiou a área de vendas o ano inteiro. Prêmio para o melhor funcionário da empresa de fora da área de vendas que apoiou a área de vendas ao longo do ano. Enfim, premiações. Premiado os melhores, você começa a fazer o encerramento e você chama a galera para a balada porque o negócio, a convenção tem que terminar na balada, tem que terminar com Metallica tocando, entendeu?  Metallica cover, AC/DC tocando no final, sei lá. Uma balada para dar um gás na galera. Inclusive, para reconhecer o trabalho feito até agora e para terminar o troço com alto astral, uma balada, Metallica cover aí. Beleza, galera? Começo do ano você tem que fazer o Kick Off. Não deixa isso passar, meu amigo. Não deixa o tempo passar, cara. Junta a galera e dá o tom da guerra e diz para onde vocês têm que ir. Beleza?Isso aí. 

Para assistir o video dessa transcrição… dá um PLAY logo abaixo: