Como criar as metas dos vendedores.

E aí, galera? Beleza? Aqui é o Jordão. Ano novo, trimestre novo, mês novo. E você, vendedor sem meta, o chefinho não deu uma meta para você, não é mesmo? O diretor de vendas, o empreendedor ainda não deu uma meta para você. E quando dá a meta, é aquela viagem, aquela doideira. O empreendedor da sua empresa é um cara meio maluco. E aí ele dá uma meta de crescer três vezes em um estado que você nunca foi, em um território em que você nunca vendeu nada. E você fica aí boring, vim trabalhar em um emprego em que eu não vou bater meta, não vou ganhar a minha comissão. Caramba! E fica aí reclamando da Dilma. Então, cara, o que você pode fazer para resolver isso? Sabe como você pode resolver isso? Você, vendedor, que crie a sua meta. Você, vendedor, que crie o seu plano anual de metas. É você que faz isso, cara. Para de ter essa mentalidade de esperar o chefinho, a hierarquia descer o plano. É você que faz o plano, é você que define a meta, cara.

Então, como é que você tem que fazer? Antes do mês começar, antes do trimestre começar, antes do ano virar, você tem que sentar com você mesmo e fazer uma reflexão sobre o que você atingiu no mês anterior, no trimestre anterior, no ano anterior. O que você atingiu, o que faltou pra você, onde você pisou na bola, onde você pode melhorar e aí escrever o plano, cara. Entendeu? E você tem que ter a seguinte mentalidade. O ano vem aí. E você tem que pensar assim: “quanto que eu quero ganhar no próximo ano?” Pensa assim, pensa grande, cara. Para de esperar a comissão, calcular a comissão, a porcentagem. Quanto você quer ganhar no ano, cara? Quanto você quer ganhar? Aí bota uma meta assim: “Eu quero ganhar um milhão. Eu quero ganhar um milhão porque eu sonho em ir para a Disney, eu quero trocar de carro, eu quero trocar de apartamento, eu quero viajar com a patroa uma vez por ano, eu quero fazer um curso novo, eu quero ficar em forma, contratar um personal trainer, um mentor. Pô, eu quero evoluir, cara.” Então, bota essa meta aí, ganhar um milhão no ano que se aproxima. E aí, como você vai ganhar um milhão? Olha para trás. No ano anterior, eu ganhei R$ 500 mil porque eu fiz 450 negócios, porque eu fiz 65 ligações no mês, porque isso, porque aquilo. Como você vai atingir? Então, para fazer um milhão, eu vou ter que vender 700 negócios de tíquete médio tal, vai ser no produto X, Y, Z. Eu vou ter que fazer 40 visitas por semana, eu vou ter que fazer 25 ligações por dia. Eu tenho que dedicar duas horas para isso. Eu tenho que me aprofundar no conhecimento do produto então eu tenho que me dedicar, incrementar e aprofundar o relacionamento com o gerente de produto. Eu preciso de leads, então eu vou fazer parceria séria com parceiros, consultores, empresas de treinamento, empresas de software. Eu tenho que participar de quatro eventos. Eu tenho que ir em um evento internacional. Em certas contas, a ajuda do meu chefe é fundamental, então, eu vou falar para ele que ele vai precisar fazer comigo, durante um mês, quatro visitas e 25 ligações para diretorias. E eu vou apresentar isso para o meu chefe.

Aí você vira e apresenta para o chefe. Chefinho, no ano que se aproxima, no trimestre que se aproxima, no mês que se aproxima, eu quero fazer isso, eu quero ganhar esse dinheiro, e eu vou fazer essas ações, eu vou precisar dessa ajuda de você e dessa ajuda da empresa. Você valida isso? Você assina embaixo e vamos para as cabeças? É você que tem que criar meta, cara. Pô, seria um tesão se a gente tivesse uma área de vendas com dez vendedores que criam suas próprias metas. Entregam na mão do gerente, do diretor, do dono da empresa antes do mês, do trimestre, do ano começar. E o cara valida e vamos para as cabeças porque o plano da empresa deveria ser a soma dos planos de dez vendedores ambiciosos que querem crescer na vida. Se a gente tem na nossa área de vendas um vendedor que não é ambicioso, que não quer crescer na vida, que não é competitivo, que não acorda cedo, que não sai um pouquinho mais tarde, que não tem uma cultura de pegar, lavar, de fazer e acontecer, manda esse pangaré embora da sua empresa e fica com nove negos, com oito negos, com sete negos que querem fazer a meta, que querem chegar longe, que querem crescer. Beleza? Para de esperar a meta que é uma viagem. Crie a sua própria meta e vamos para as cabeças. Beleza, galera? É isso aí!

Para assistir o video dessa transcrição… dá um PLAY logo abaixo: