As lições de empreendedorismo que você pode aprender com Birdman.

as-licoes-de-empreendedorismo-que-voce-pode-aprender-com-birdman

as-licoes-de-empreendedorismo-que-voce-pode-aprender-com-birdmanQuem já assistiu ao Melhor Filme do Ano segundo a galera do Oscar?

Birdman! O Homem-pássaro. Vencedor do Oscar de melhor filme de 2015!

Birdman é um filme sobre empreendedorismo.

Eu me vi no filme o tempo todo.

Birdman conta a história de um cara obcecado por fazer alguma decente e relevante na vida depois de ter ganho toda a grana do mundo fazendo filmes de porrada e violência na pele de um super herói chamado Homem Pássaro.

O cara pega toda a grana que ganhou em Hollywood nos filmes blockbusters e aposta na produção de uma peça de teatro na Broadway CHATA PRÁ CARAMBA baseada em um livro escrito 60 anos atrás.

Por diversas vezes ao longo do filme o Birdman quase desiste de tudo frente aos trocentos obstáculos que aparecem durante a produção da peça. Só ele acha que a peça é relevante para os dias de hoje.

Mas como todo bom empreendedor ele vai até o fim apesar da empresa consumir todas as suas energias, o seu humor, a sua grana, as suas amizades, a sua família, a relação com a filha, a sua própria vontade de viver e tudo mais.

A maneira que Birdman foi filmado é um caso a parte. A câmera não para. Você sai de uma cena e entra em outra e depois em outra e outra e mais outra sempre ao som de um baterista tocando jazz. É SHOW DE BOLA!

MAS… aviso aos fãs dos filmes de porrada e violência… esse filme não é para vocês.

Você vai querer sair do cinema antes do final.

Você vai dizer que o filme “é muito parado”.

AJA PACIÊNCIA!

Confere alguns ensinamentos FODÁSTICOS do filme:

Da filha para o Birdman: “Essa peça significa alguma coisa para quem? Você tinha uma carreira antes do terceiro filme da série Birdman, antes das pessoas começarem a esquecer quem estava por trás da fantasia. Agora você está fazendo uma peça baseada em um livro escrito 60 anos atrás, para um bando de mulheres ricas que a única preocupação que elas tem na vida é onde elas vão tomar um café quando a peça acabar. Pai, vamos encarar os fatos. Você não está fazendo isso por causa da arte. Você está fazendo isso porque você quer se sentir relevante novamente. Bem, existe um mundo inteiro lá fora onde todos estão brigando para serem relevantes. E você age como se o mundo não existisse! Coisas estão acontecendo em lugares que você ignora. Quem é você??? Você odeia os blogueiros. Você dá risada do Twitter. Você não tem uma página do Facebook. Você é o cara que não existe. Você está fazendo isso porque tem medo da morte. E quer saber? Acorda para vida. Essa peça não é importante. Você não é importante. Acostume-se com isso!

O cara abandona a carreira de super herói para se dedicar a produção de uma peça em um teatro da Broadway… e ninguém entende porque… somente pessoas com cabeça de empreendedor conseguem entender uma coisa dessas.

Frase que o Birdman colocou no espelho para se lembrar todos os dias: “Uma coisa é uma coisa e não o que dizem que essa coisa é.”

Do Birdman para a galera quando ele sente que não vai chegar a lugar algum com a peça: “As pessoas gostam de sangue. As pessoas gostam de ação. E não dessa conversa filosófica depressiva sobre o amor”.

Da Tabitha, crítica de teatro do New York Times: “Eu vou destruir a sua peça na resenha que eu vou escrever.”

Birman: “Mas você nem mesmo viu a peça. Eu fiz alguma coisa para ofender você?”

Da Tabitha, crítica de teatro do New York Times: “Sim, na verdade você fez. Você tomou conta de um teatro que poderia ser usado para uma peça de teatro realmente importante.”

Birman: “Mas você nem sabe se a peça é boa ou ruim.”

Tabitha: “É verdade; eu não li nenhuma palavra sobre a peça e não assisti a pré-estréia. Mas amanhã eu vou escrever a pior resenha que alguém já leu sobre uma peça de teatro. Eu vou fechar o seu teatro. Depois da minha resenha ninguém vai assistir ao seu trabalho. Sabe porque eu vou fazer isso? Porque eu odeio você e tudo que você representa. Você é um cara egoísta, mimado, arrogante, despreparado, não conhece arte, e não conhece o teatro. Você mede o sucesso na bilheteria de um final de semana. Aqui é o Teatro!! E aqui você não consegue fingir que sabe escrever, que sabe atuar, ou que sabe dirigir. Vamos deixar uma coisa bem clara aqui: você não é um ator, você é uma celebridade.”

Birdman: “Sabe.. o que leva uma pessoa a seguir carreira de crítica? Você só sabe rotular as coisas e as pessoas. Você é preguiçosa demais para entender como funciona as coisas, ou como funciona os sentimentos das pessoas, então rotula todo mundo do seu jeito. Você é preguiçosa. Você não consegue ver um palmo na sua frente sem rotulá-lo de alguma maneira.”

Empreendedorismo é sobre você aparecer do nada de um lugar obscuro sem qualquer tipo de formação tradicional e desbancar os pré-conceitos que existem em algum mercado. Não ligue para os críticos, não ligue para os rótulos. O empreendedor veio para QUEBRAR TUDO MESMO!

E tem muito muito mais no filme!!!

Vá assistir Birdman e assista até o final apesar das insistências do seu lado X-Men te pedir para ir embora quando acabar a pipoca.

Birdman é sobre a história de um cara que se RECUSA a vestir roupa de pássaro para servir de bobo da corte para a sociedade.

Se você é do tipo que se recusa a vestir gravata para agradar os outros, se recusa a carregar crachá no pescoço porque não se considera gado, se recusa a vestir roupas de marca para fazer de um grupo de pessoas, VOCÊ VAI ADORAR BIRDMAN!

BIRDMAN! O Homem-Pássaro! TUDO A VER COM o HOMEM-EMPREENDEDOR!

O Empreendedorismo existe para fazer você VOAR!!!

Sem fantasias!!

Sem firulas!!!

Sem lero-lero!!!

BIRDMAN!!

O Homem-Empreendedor.

VOA MALUCO VOA!!!

Birdman é QUEBRA TUDO!