iPad ou Kindle?

Foto (14)

Faz quase um ano que uso o Kindle da Amazon, e cinco meses que uso o iPad da Apple. 

O que é melhor, o iPad ou o Kindle? 

Depende. 

Depende do celular que você tem, ou de quando você vai trocar o seu notebook. 

O iPad veio para redefinir o que é um computador portátil e como interagimos com a informação. O computador com teclado virtual e touch screen veio para ficar, e finalmente está virando realidade com a chegada do iPad. 

Eu recomendo a você olhar o iPad como um netbook melhorado ou um notebook piorado, o Kindle é apenas um leitor eletrônico de livros. 

O iPad é o computador do sofá. A sua forma arredondada te leva a usar o bicho em frente a televisão, na cama, no banheiro, whatever, menos em uma mesa de trabalho. 

Consequentemente – apesar da existência dos aplicativos de negócios como processadores de textos, planilhas, e softwares para fazer presentations -, o iPad estimula você a usá-lo folgadão no sofá da sua casa ao invés de travadão no seu escritório. 

Para mim, a grande problemática do iPad é colaborar para te transformar em um consumidor de revistas, mídias sociais, internet, vídeos etc, ao invés de estimulá-lo a produzir conteúdo e trabalho. Mas isso é assunto para um outro post sobre "emburrecimento" das pessoas. 

De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Yahoo com usuários do iPad, 56% usam o bicho para se entreter, 42% porque é legal, 40% porque é conveniente, 28% porque é da Apple. 

A telinha do iPad é tão bonita que te leva a usá-lo para brincar, se informar, pesquisar, ou se entreter, ou invés de se concentrar em tarefas "monótonas" como o desenvolvimento do seu trabalho. Talvez isso mude com a chegada da versão multitarefa do sistema operacional do iPad, ou com a chegada das novas versões dos apps de negócios; MAS, não sei, tenho impressão que o iPad vai ficar mesmo no sofá, ou na mão de todos os profissionais de campo. 

Quando parto para reuniões externas ou eventos, eu não levo mais o meu notebook (o meu ombro agradece). Eu levo apenas o iPad. O iPad é o computador do vendedor!

O curioso é ver as pessoas considerarem o iPad mais "valioso" do que um notebook tradicional apesar de valer 4x menos. 

Antes da chegada do iPad, eu lia vorazmente os livros eletrônicos no Kindle. 

Eu devorava um livro eletrônico atrás do outro com uma velocidade incrível. A telinha totalmente customizada do Kindle, o rodapé com a porcentagem dizendo quanto falta para você terminar um livro, os hightlighs populares feitos por pessoas de todo o mundo, a conexão ao vivo com a Amazon esteja onde você estiver, e a versão PC que te permite utilizar de forma prática as anotações que fez no Kindle Device, estimulam você a ler os livros eletrônicos cada vez mais rápido. 

Até que, chegou o iPad. 

O iPad diminui significativamente o número de livros eletrônicos que estava lendo. 

Parei de ler livros eletrônicos como fazia antes. 

Quando você está com um iPad na mão, a primeira coisa que você faz é surfar na web, checar o Twitter, ler RSS, ler & responder emails, assistir a uns vídeos no YouTube, checar o seu status na Facebook, "ler" as revistas eletrônicas que já estão disponíveis, visitar diariamente a "App Store" do iPad em busca de novas apps para instalar (estou com 76 apps instalados no meu iPad), e, talvez, ler alguns parágrafos de algum livro eletrônico (se conseguir segurar a sua ansiedade de passar os olhos por tantas coisas legais que você instalou no iPad ). 

Se você está pensando em comprar o iPad para ler livros eletrônicos, você vai jogar dinheiro fora. O iPad é muito caro para você brincar de ler, e pior, LER LIVROS será a última coisa que você vai fazer quando tiver um iPad na mão. O iPad mais barato sai por 500 doletas. O Kindle mais barato sai por 139 dólares. 

Ainda assim, o primeiro aplicativo que instalei no iPad foi o Kindle for iPad. 

Através do Kindle for iPad eu tenho acesso no iPad a todos os livros da minha biblioteca Kindle com todas as anotações que faço no Kindle Device, Kindle para PC ou Kindle para iPhone. Quando do seu lançamento, a versão iPad do Kindle era fraquinha. Agora, tem dicionário, popular hightlights e está tão boa quanto o software original Kindle que você tem no Kindle.

A experiência de ler os livros Kindle no iPad é bacana, mas não é superior a experiência de ler livros eletrônicos no Kindle original. A leitura no Kindle cansa menos do que a leitura no iPad. A tela do iPad é maravilhosa, mas cansa depois de uma ou duas horas surfando no bicho. Já no Kindle, você consegue ler por horas e horas sem sentir qualquer sinal de cansaço. 

Eu quero ser um Produtor e não um Consumidor. Por conta disso as vezes tenho raiva do iPad por estimular o consumo e não a produção. 

Minhas recomendações para você sobre Kindle ou iPad (nesse momento) são:

1. Se você está pensando em comprar o iPad porque achou o maior barato surfar na web com um tablet, ler emails com a ponta do seu dedo, folhear revistas eletrônicas, brincar com joguinhos eletrônicos etc, eu recomendo a você investir em um iPhone. Economize o seu dinheiro para comprar o novo iPhone 4. O iPhone continua sendo o mais matador de todos os gadgets lançados nos últimos 5 anos, e ainda é um telefone. Toda a experiência do iPad você terá no seu iPhone 4. Além disso, o iPhone 4 continua cabendo no seu bolso, e o iPad não. 

2. Se você está pensando em trocar o seu notebook, ou comprar um netbook para fazer viagens ou visitar clientes, eu recomendo sacar um iPad. Nada supera o "boot" do iPad. Enquanto os netbooks precisam processar deus e o diabo para ligar, o iPad está pronto com o clicar de um único botão.

3. Se você está pensando em comprar o iPad ou Kindle para ler livros eletrônicos, eu recomendo a você comprar o Kindle. Resista a tentação de ter o gadget mais "cool" do momento (iPad) e concentre os seus esforços em atingir o seu objetivo original: ler livros. 

4. Se chegou o momento de trocar os notebooks dos seus vendedores, compre o iPad. Os Vendedores conseguirão acessar o Salesforce, o sistema da empresa, fazer presentations através do iPad sem deixar o cliente entediado com o padrão-powerpoint de apresentar uma empresa.

5. Se você quer um gadget para ler na praia, na piscina do clube, ou no parque enquanto toma um banho de Sol, compre o Kindle. É impossível ler ao ar livre no iPad.

6. Se você quer de tudo um pouco, compre os dois; compre o iPhone 4, atualize o seu notebook, aumente a tela do seu desktop, e vamos pirar juntos!

Foto (15)