Como melhorar as vendas de um web site de comércio eletrônico.

PERGUNTA: Eu gostaria de solicitar opiniões sinceras para eu poder melhorar o meu site, pois não está gerando resultado esperado e como estou sem muito investimento, gostaria de saber o que posso fazendo na medida do possível para ir melhorando e gerando lucro com o site (www.jpngames.com.br).

MINHA RESPOSTA: Existem dois tipos de lojas, a loja focada em preços e a loja centrada no cliente.

Para te explicar isso melhor, eu vou te dar o exemplo de duas lojas, a Netshoes – brasileira, e a Zappos – americana.

A Netshoes você encontra se matando no buscapé e outros sites de comparação de preços e links patrocinados. O negócio deles é vender barato, vender muito blá blá blá; a Zappos, NUNCA FEZ nada parecido. A Zappos é uma gigante que vende sapatos pela web nos EUA a partir das recomendações dos próprios clientes. A Zappos SEMPRE INVESTIU na construção de RELACIONAMENTOS, a Netshoes parece que não. Pode até ser a Netshoes diga que é focada em clientes e relacionamentos etc, mas não é essa a mensagem que eles me passam.

Eu recomendo a você ser uma LOJA CENTRADA NO CLIENTE, e não em preços ou crescimento.

Saiba que crescer por crescer é a estratégia da célula do câncer, e não de um negócio FODÁSTICO.

Recomendações a você:

1. Como marketeiro que sou, a primeira coisa que eu olho em um site é a MARCA da empresa. A marca do seu negócio é TERRÍVEL. Parece importador barato que traz as coisas do Japão, China ou Oriente. Ok, se você quer passar essa mensagem você está no caminho. AGORA, se você quer ter algo baseado em RELACIONAMENTO, eu sugiro a você CRANIAR uma marca que fale por si mesma. Marcas com letras não dizem nada. Outra coisa, no rodapé da sua marca você fala "video-games" e "outsourcing". Caramba, você acha mesmo que eu vou contratar você para fazer outsourcing de alguma coisa com você depois que eu vi que você vende o Wii??? você acha mesmo que eu vou comprar SUPRIMENTOS com vendedor de X-Box??? Ou você faz uma coisa ou outra. Corta fora três das categorias que você cita na marca, e CONCENTRE-SE em apenas UMA categoria.

O site é www.jpngames.com.br, mas a marca é JPN Eletronics. DE NOVO, outra inconsistência. Conserta isso!

2. A segunda coisa que eu procurei no seu site foi pelo e-news. A PRINCIPAL FERRAMENTA DE MARKETING DO ECOMMERCE é o e-mail. Você TEM QUE TER UM PROGRAMA CONSISTENTE de envio de mensagens relevantes para TODOS que se cadastrarem no seu site. Eu me cadastrei. Eu quero ver se você vai mandar algo RELEVANTE. Por RELEVANTE entenda DICAS e INSIGHTS sobre os produtos que você vende, e não emails promocionais com blá blá blá de 99 reais até o final do mês em 12x no cartão.

Cara, você tem que ser DIFERENTE e não mais um do mesmo.

3. 20% dos seus clientes vão trazer 80% dos resultados. Você tem que fazer os caras voltarem SEMPRE. Eu não vi em nenhum lugar do seu site uma aba citando LANÇAMENTOS ou NOVIDADES. Na home você tem papel do lado de pilha do lado do Xbox. Lixão!!! A home é um lugar PREMIUM para você. Na home só deve entrar produto NOVO, PREMIUM, PORRADA. Se, ao entrar no site, eu cair de cara com uma PILHA, eu cai fora!!!

4. Você tem que criar RAZÕES PARA AS PESSOAS SE MEXEREM, ou os famosos "call-to-action". Você tem que ter uma AGENDA & CALENDÁRIOS de motivação para o varejo. Exemplo, inventa a SEMANA DO XBOX, ou ANIVERSARIO DO PLAYSTATION, ou FINAL DE SEMANA do WARCRAFT, ou qualquer coisa do tipo.

5. Monta um BLOG, entra no Twitter, crie um canal no Flickr, abre uma fã page no Facebook. Duas razões: os tarados pelos games estão nas mídias sociais, e, você TEM QUE DAR UMA CARA HUMANA para a sua loja. PESSOAS FAZEM NEGÓCIOS COM PESSOAS e não com bits e bytes. Quem é você? O que você sabe sobre games??? Prova para mim no seu blog, coloca fotos dos bastidores do seu negócio no blog e por ai vai.

Cara, tem trocentas coisas para te falar, mas começa por ai.

Te recomendo ainda:

1. Visite o web site da Ikeda, www.ikeda.com.br, onde eu escrevo sobre ecommerce, assista as dezenas de palestras que tem por lá.

ARREBENTA!