A sua empresa monitora a concorrência?

PERGUNTA: Sua empresa esta analisando a concorrencia de forma a observar as oportunidades geradas pela concorrência? Qual a melhor maneira de fazer isso?

RESPOSTA:  Eu não acredito que devemos nos preocupar com a concorrência. 

Ok, investir 0,0001% do nosso tempo a cada 12 meses para ver o que os bichos estão fazendo, ok, mas, não acredito que a concorrência tem qualquer relevância para o que devemos ser ou fazer. 

Eu acredito que devemos nos esforçar para colocar a nossa ALMA e a nossa maneira de SER nos nossos negócios. 

O GRANDE OBJETIVO DE MARKETING e VENDAS que todos nós devemos perseguir é: SERMOS ÚNICOS. 

Para SER ÚNICO, a única maneira que existe é você SER VOCÊ MESMO. 

Ninguém é igual a você. Se você acreditar aplicar VOCÊ na empresa, a empresa será diferente. Se você teimar em seguir os manuais dos outros para criar o seu negócio, você sempre será mais um. 

Se você é gago, faça palestras gaguejando. NÃO LIGUE PARA OS CONSULTORES QUE DIZEM QUE VOCÊ TEM QUE FAZER CURSO PARA FALAR EM PÚBLICO!

Seja você mesmo!

Deixamos de ser ÚNICOS quando tentamos ser o que os outros são. 

Quando, temos coragem para sermos nós mesmos, o cliente se identifica ou não DE IMEDIATO conosco. Quando a identificação é POSITIVA, o cara vira cliente; quando é negativa, o cara some e vai procurar o concorrente.

CADA VEZ MAIS OS CLIENTES ESTÃO ATRÁS DE PESSOAS E EMPRESAS QUE ELE PODE CONFIAR!

Você pode ter TUDO que o seu concorrente TEM, você pode fazer ALGO que o seu concorrente não faz, MAS, isso não quer dizer NADA em termos de resultados. 

O cliente do seu concorrente não vai te escolher por aquilo que você faz, mas por aquilo que você é. 

Quando uma empresa atinge uma personalidade PRÓPRIA, ela atrai clientes PRÓPRIOS, e esses, por razões emocionais etc, ficam com você, independente de você estar na frente da concorrência ou não. 

Digamos que você seja uma pequena empresa fabricante de computadores. Você acha mesmo que o seu cliente  - um fabricante de ar condicionado – fica lendo revistas de informática para saber qual é o processador mais novo da Intel??? Você acha que o cara tem tempo para isso??? 

A PEQUENA EMPRESA deveria se concentrar em ser MELHOR do que é. O seu MAIOR CONCORRENTE é você mesmo, as limitações que você inventa da sua cabeça, e os obstáculos invisíveis que você teima em dizer que existem.

"Ah, mas existem oportunidades lá fora que eu devo explorar". Ok, legal, mas talvez não seja a hora para você explorar. 

O negócio AGORA é você ser melhor 20% do que você foi ONTEM no relacionamento com o cliente X vendendo o produto Y. 

Nenhuma empresa que vocês admiram chegou onde chegou prestando atenção na concorrência. Olhe para o próprio umbigo, para os seus funcionários, para os seus clientes, para os seus fornecedores, e…

ARREBENTA!