Como trazer uma empresa gringa ao Brasil.

PERGUNTA: Encontrei no exterior um modelo de negócios que não temos similar no Brasil e quero trazê-lo para cá. Qual a melhor abordagem a esta empresa? Propor uma parceria, uma filial? Fazer um completo benchmarking e adaptar ao Brasil, sem vínculos?

MINHA RESPOSTA: Se você quer trabalhar com os gringos, você vai ter que pegar o avião e ir até lá para vender a idéia para eles. Gringo que é gringo gosta de conhecer o olhar das pessoas. Pelo olhar ele já sabe se você é confiável ou não. 

Os negócios funcionam como os casamentos. É muito amadorismo e estupidez casar com a menina só porque você achou ela um tesão no primeiro encontro. 

Não é porque você achou um troço um tesão que você deve casar com os caras. A filosofia vale para os dois lados. 

Primeiro vocês tem que namorar. 

Eu não sei que tipo de produto ou serviço você está falando, MAS, o namoro nos negócios começa por você levar um negócio para os caras. 

ANTES de ser representante, ARRUME um negócio para os caras. Eles vão perceber que você tem contatos, tem integridade, e vão olhar para você com outros olhos.

Aí, o segundo passo é virar representante, ou melhor, Territory Manager. 

A filial só rola quando houver negócios consistentes por aqui. 

Agora, sobre você chupar as idéias e fazer sozinho?? Você que sabe. Se você tem recursos, conhecimento para tocar o barco em frente vai em frente. Agora, ninguém faz nada sozinho. De qualquer maneira você precisa de parceiros. Quem melhor do que o cara que inventou o troço para ser seu parceiro?

ARREBENTA!