Marketing para Consultoria.

Checar o fluxo de caixa da empresa, decidir as contas a pagar, emitir ou ler relatórios, participar de reuniões sobre novos projetos, resolver os conflitos internos entre as pessoas são todas tarefas diárias de um EMPRENDEDOR de sucesso. 

Entretanto, não deixe de investir pelo menos UMA HORA DO SEU DIA em promover ou planejar como promover a sua empresa (SE VOCÊ PUDER DEDICAR MAIS DE UMA HORA, MELHOR AINDA). Promover a sua empresa não precisa ser uma atividade cara. Aqui vão algumas idéias sobre como promovê-la com baixo custo:

1. USE TODAS AS PEÇAS DE COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERNO COMO UM DOCUMENTO DE PROMOÇÃO DA SUA EMPRESA. Além dos cartões de visita, use a papelaria da empresa (PAPEL TIMBRADO E ENVELOPES) para promover a marca da sua empresa, o seu slogan, o endereço do seu web site e o telefone. O mesmo vale para faxes enviados, extratos de cobrança, recibos, e todo documento que contenha alguma mensagem da empresa. Não se esqueça de desenvolver uma auto-assinatura para o seu e-mail que contenha novamente o nome da empresa, fone, o endereço de e-mail, o web site e um ótimo slogan. 

2. ESCREVA ARTIGOS RELACIONADOS COM A ESPECIALIDADE DA EMPRESA. Artigos bem escritos podem atrair propaganda gratuita e indicações de negócios para você. Se você for um corretor de imóveis, por exemplo, você poderia escrever um artigo sobre as precauções que um indivíduo deve ter antes de alugar ou comprar uma residência. Você pode publicar o artigo no seu próprio web site, ou enviá-lo via e-mail para os seus clientes, ou via correios, ou ainda enviá-lo para os jornalistas responsáveis pelos veículos de comunicação que podem atrair clientes para você. Não esqueça de adicionar uma rápida biografia a seu respeito no final do artigo. 

3. ENVIE NOTÍCIAS PARA A IMPRENSA. A SUA EMPRESA CRESCEU EM RELAÇÃO AO PERÍODO ANTERIOR?  VOCÊ TEM UM NOVO PRODUTO A OFERECER?  VOCÊ GANHOU ALGUM PRÊMIO RECENTEMENTE? Todas essas “NOTÍCIAS” sobre a sua empresa podem virar notícias publicadas em jornais, revistas, web sites, fóruns de discussão na internet, programas de rádio, televisão etc. Com o passar do tempo, o ideal seria você desenvolver um relacionamento consistente com um ou dois jornalistas para assim ajudá-los inclusive a definir a pauta de seus veículos de comunicação. 

4. PARTICIPE DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO NA INTERNET. Você não pode fazer propaganda nesses fóruns, mas você pode demonstrar às pessoas que talvez você nunca fosse conhecer, o quanto você domina o que você sabe. Você pode promover a sua empresa através da sua auto-assinatura nas mensagens. O importante é você escolher um fórum de discussão que esteja relacionado com o seu negócio. 

5. ALIANÇAS DE NEGÓCIOS. Ao invés de querer fazer de tudo, crie alianças com empresas que ofereçam serviços e produtos complementares ao seu. Alianças como essas te dão a oportunidade de atingir novos clientes. 

6. PROMOÇÕES QUE PROMOVEM. “OS 50 PRIMEIROS COMPRADORES IRÃO RECEBER GRÁTIS….”. Preencha a frase, pode ser com um brinde, um produto, entradas para o cinema etc. Além de usar esses brindes para promover produtos, você poderia também usá-los dentro de um programa de fidelidade. Por exemplo, a cada dez pizzas compradas, você ganha a décima primeira pizza gratuita. 

7. FAÇA APRESENTAÇÕES. Participe de seminários. Você tem a experiência que outras pessoas gostariam de conhecer. POR QUE NÃO COMPARTILHAR A SUA EXPERIÊNCIA E PROMOVER A SUA EMPRESA AO MESMO TEMPO? Por exemplo, uma empresa fabricante de carpetes de madeira, poderia promover um seminário gratuito sobre técnicas de preparação do piso antes de instalar qualquer material. Ofereça os seus serviços como palestrante para escolas, associações e empresas. 

8. PROMOVA A SUA EMPRESA DURANTE AS SUAS ATIVIDADES DE LAZER. 

SE VOCÊ GOSTA DE ANDAR OU CORRER, PORQUE NÃO FAZER ESSAS ATIVIDADES VESTIDO COM UMA CAMISETA QUE TRAZ A MARCA DA SUA EMPRESA?
 
AMANHÃ À NOITE VOCÊ VAI PARTICIPAR DE UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO NA RESIDÊNCIA DE PESSOAS QUE VOCÊ MAL CONHECE? PORQUE NÃO LEVAR OS CARTÕES DE VISITA DA SUA EMPRESA PARA TROCAR COM AQUELES QUE VOCÊ CONVERSAR?

Qualquer que seja a atividade social, existirá sempre uma oportunidade de promover a sua empresa ao comunicar o que você faz e como você ajuda as pessoas. Essas são algumas idéias para ajudá-lo a promover a sua empresa sem gastar muito. O principal recurso que você irá investir aqui é o seu tempo.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO! FOI PARA ISSO QUE EU VIM E VOCÊ?